24 setembro 2007

Reunião de início do ano lectivo

Dos assuntos abordados:
Os assuntos foram os mesmos do ano passado com as alterações inerentes à idade das crianças, o relembrar dos regulamentos e dos incumprimentos por parte dos pais ( que se esquecem de levar o bibe já vestido, fraldas, etc ), o projecto educativo deste ano ( A cidade ), a festa de Natal e restantes dias festejados ( Dia da Mãe, Pai, Mulher, Desporto, Avós, Carnaval, etc )e as áreas psico-motoras a desenvolver por sala.
Este ano, os da sala da Beatriz já irão à praia, caso os pais estejam interessados em pagar um valor extra ( que o ano passado foi um balúrdio a meu ver ).
Também este ano, caso os pais estejam interessados, haverá ginástica 2 vezes por semana, ministrada pelo professor de educação física do colégio.
Haverá ainda um workshop ministrado pela professora de dança do colégio com o tema: Dança para bébés, que inclui crianças até aos 3 anos.
Continuarão com a música para bébés, uma vez por semana, como já acontecia.
Irão promover mais workshops sobre os temas relacionados com Saúde, A Criança e as birras e um deles ministrados pelas educadoras para os pais esclarecerem as dúvidas relacionadas com as diferentes fases da primeira infância e como " lidar " com elas.
Vão promover " mini-concertos " ao longo do ano no âmbito da " disciplina " de música onde os pais poderão assistir e participar.
Para além da caderneta do aluno que já existia e que este ano se destina exclusivamente às comunicações entre a direcção do colégio e os pais e para as informações de carácter mais formal entre educadora e pais, como as acções de formação, por exemplo. Haverá um caderno de registos, oferta da escola ( vá lá, algo grátis ), onde se registará as tais mensagens do dia-a-dia ( tomas de medicamentos, se teve febre, situações engraçadas passadas com eles, etc ).
Este ano confirmaram que em Agosto apenas encerrarão nos últimos 15 dias. Dado que o ano passado disseram que havia a possibilidade de o fazerem o que não se confirmou, este ano perguntei se o o dado era confirmado, ao que me responderam que sim, tudo estava já planeado e organizado para que assim fosse.
Mantêm-se o dia útil antes e depois do Natal e Ano Novo fechados, mas já é melhor que antes.
Também este ano, irão fazer visitas de estudo com as crianças da sala da Beatriz, incluindo, uma ida ao Teatro já para breve ( com um custo extra, está claro ).
Segundo a directora, a nova educadora da Beatriz ( que não é nova na instituição ) gosta muito de organizar saídas com eles e actividades " extra-curriculares ". Eu também gostava que isso acontecesse, se não me pedirem um balúrdio de cada vez que os queiram levar a passear.

Da educadora:
Devo dizer que desde o início do ano que ainda não consegui estar à vontade com ela e noto o mesmo da sua parte. Tem sido a antiga educadora da Beatriz que me continua a dizer como foi o dia-a-dia dela o que sinceramente não me tem agradado. Inevitavelmente, eu continuo a dirigir-me à antiga educadora o que acho incorrecto,mas como tem sido ela que me vem falar da Bity é a ela que pergunto. Isto não tem ajudado nada a que ultrapassemos esta barreira e tenho de marcar uma reunião com a nova educadora a fim de conversarmos realmente, só as duas. Entendo que a S. só o faça por não conseguir desligar-se dos " seus meninos " mas não está a ser positivo na minha relação com a nova educadora e vice-versa.
Da Ana ( a nova educadora ), percebi que é muito decidida, mais experiente que a S., mas também mais fria, mais desligada de cada um deles. Ainda não associa os pais às crianças, o que o ano passado, por esta altura ( e a Bity só entrou a 18/9 ) com a outra educadora, não acontecia. Não se pode dizer que seja por ter mais crianças porque o número é o mesmo, apenas e só 9 ( se não estou em erro ).
Falou no desfralde e que até Dezembro esperava que todos o tivessem conseguido e que muito desse sucesso dependia de nós pais.Pareceu-me que tem o estigma que os miúdos tem de ser desfraldados aos 2 anos ( e pareceu-me quase imperetrivelmente ) e aí tive de intervir e relembrá-la que cada caso é um caso e cada criança tem o seu ritmo e que muitas vezes, os desfraldes precoces só atrasam o processo em si. Concordou e justificou-se com o facto de que nos jardins de infância públicos, não aceitam as crianças com 3 anos e com fraldas e que se quisessemos mudá-los ( por uma questão monetária ), já estavam todos preparados. Não me convenceu mas pareceu-me que fui a única que não tem pressa no desfralde. Disse-me que o fazia por uma questão de pressão social, porque os pais querem, porque os avós então acham que os meninos já não deviam ter fraldas desde o ano. Disse-lhe que no caso da minha filha eu não tinha pressa e ela disse-me que agora que já tinha começado, não devia parar. Não foi isso que eu disse, apenas não quero pressionar demasiado e tornar o bacio num cavalo de batalha.
Disse que na sala da Beatriz quase todos tem os 2 anos recentemente feitos e que ainda eram trapalhões para comer e pouco independentes. Disse que ia estimular mais a sua autonomia, que deveriam começar a vestirem-se e calçarem-se sózinhos em breve, e lá mais para a Primavera, largarão a chucha.
Em conjunto com a antiga educadora da Beatriz, irão criar um e-mail onde os pais poderão trocar opiniões sobre o desenvolvimento dos filhos para todos os pais, mas essencialmente para aqueles que quando deixam os filhos de manhã ou quando chegam ao final do dia, a educadora não está. Esse e-mail também servirá para enviarem artigos relacionados com as crianças.
Pareceu-me muito exigente ( de uma forma positiva ) mas pouco " humana ". Vi ali uma profissional mas não vi o ser humano bom que via na S.
Continuo de " pé atrás " com ela e não gosto nada quando estou assim com alguém, muito menos, sendo a educadora da minha filha, uma personagem tão importante na vida e formação de personalidade e carácter de uma criança...

5 comentários:

Mamã da Bruna e do Rafael disse...

Realmente é um pau de 2 bicos! por um lado boa profissional, por outro pouco humana, parece-me q lhe falta o meio termo q tanto é preciso ter com as crianças! O colégio da Beatriz parece ser um colégio de muito boa qualidade, por isso tb penso q os responsáveis estarão atentos a esses pormenores! será q ela falou assim para "se impor" diante dos pais?

beijcas grandes

Unknown disse...

Esse lado pouco humano deve ser agora de inicio!! Não estou nada a ver uma Educadora de Infância assim fria!!!

De certeza que nem os responsaveis do colegio permitiam alguém que não fosse delicado para com Pais e Crianças!

Xana disse...

Ontem também tivemos reunião individual com a educadora do V.
A questão do desfralde para ela não foi um imperativo. Ela é da opinião que esta é a altura ideal. Na sala do V. só 3 meninos já tem 2 anos feitos na altura dos nossos. Os restante 12 vão fazer dentro de pouco tempo. Só 2 meninos (o V. e outro) é que estão a fazer o desfralde. Todos os outros, embora a R. tenha dito que gostáva de começar a fazer, os pais não quizeram. E sabes qual foi a justificação que a maior parte deram? Sem qualquer tipo de pudores? Não foi por acharem novos, ou que tem de ter o seu tempo! Foi que ainda é cedo e vai dar muito trabalho, que para o ano vai ser mais fácil! A educadora ainda insistiu que tentava só ela no Infantário e depois de conseguir os pais poderiam tentar já que eles já tínham a rotina e não quizeram. Mas ela disse que os pais é que sabem.
A nós ninguém nos falou de actividades pagas. Tudo o que vão fazer já está englobado na mensalidade.
No do V. não há caderneta, acho boa ideia. Pedem para os pais darem uma olhadela no placard. A folha fica dobradinha para ser "confidencial".
Ao contrário da educadora da Bitiz é muito humana e muito profissional. Ela é muito carinhosa com eles. E eu acho isso muito importante para que haja uma boa ligação entre eles. Não é à toa que na fase semana passada depois do V. estar doente começou a chorar ao chegar todos os dias, porque ela teve de fazer outro turno naquela semana e nesta já está à chegada dele e ele nem ontem, nem hoje chorou.

Beijinhos

Beijinhos

Unknown disse...

Um bocadinho fria, de facto!
Enfim, de certeza que tudo vai correr bem!
Beijocas

Ana disse...

a educadora da Bi continua a mesma mas a auxiliar mudou e eu ainda não "atinei" com ela. Porque sinceramente acho que ela não faz nada por ficar à vontade e me deixar à vontade. Ainda agora liguei para lá (primeira vez este ano) e não consegui dizer nada do que queria porque a conversa simplesmente não flui, não desenvolve... e desliguei com tudo o que queria dizer por dizer. Do outro lado só um... pois isto está assim complicado por causa da hora de almoço (10:30 hora do telefonema)

glup...glup