05 setembro 2007

Adaptação à nova sala e à nova educadora

Tem ficado a chorar na mesma e pelo caminho pede para o pai ir " paxiar " e diz que " não quero a escóua , quero ir pá uí " , apontando para o supermercado que se cruza no caminho.
Depois dizem que rapidamente fica bem e vai de imediato brincar.
Ontem na hora do lanche chorou porque queria a mãe ( tadinha da minha menina ). O facto de eu ficar em casa também a tem deixado confusa e diz ao pai que quer ir " pá cája da mãe " quando chega à porta do colégio.
Mas hoje o pai vem da creche a escorregar na baba e eu por acréscimo fico inchada de orgulho pela minha filha. Hoje a nova educadora conversou com o Nuno e disse-lhe que era a mais desenvolvida em termos de linguagem do grupo e também em termos de maturidade, apesar de não ser nem das mais velhas nem das mais novas . Surpreendeu-se com o facto de falar tanto, tão bem e de, serem raros os momentos em que não está a fazer qualquer pergunta, a pedir que coloquem as " múcas " ( músicas), que contem a "estória " ou a falar sobre o seu dia-a-dia. Parece que está a dar-se a conhecer à educadora. Diz-lhe que vai à piscina da avó, diz-lhe os nomes dos pais, avós, do cão da avó, etc.
Mesmo as auxiliares que se mantiveram dizem que vem com as pilhas recarregadas e que não se cala um minuto. Fala, fala, fala e percebe-se ainda melhor. Deve deixar-lhes a cabeça num fanico.
Por achá-la muito participativa pediu para começarmos a levar 2 pares de cuecas para a escola. Começa amanhã a tentar o desfralde com ela, apesar de com os outros meninos só o fazer em princípio na próxima semana. Disse que acha que com incentivo ela vai aderir bem. O Nuno falou-lhe que connosco o desfralde não resultou mas que o facto de o termos interrompido com a minha doença não tinha dado tempo para que se adaptasse. A mim parece-me que a educadora está fascinada com ela mas que se vai desiludir com o desfralde, mas enfim, já me surpreendeu algumas vezes, esta pode ser mais uma.
Apesar do choro matinal que já era esperado, parece que está a gostar da nova educadora e dos novos colegas.

1 comentário:

Sandra disse...

Como se diz ... a Tiz se não existtisse tinha que ser inventada :-))))

É verdade que para a idade dela já fala bastante ...

Beijinhos
Sandra e Matilde

PS: Espero que a educadora tenha sucesso no desfralde