23 outubro 2007

Sugestões de escapadelas

Como há várias interessadas cá vão algumas dicas ( espero que úteis ) para planearem fins de semanas fora.
Geralmente uso o site do netviagens e escolho dentro das sugestões apresentadas de acordo com o valor, distância e claro, local. Faço uma pesquisa no site da michelin para ver distâncias, tempo de viagem e simular os gastos de portagens e gasolina.
Antes de reservar costumo ir ao site booking.com para comparar valores ( este site tem sempre promoções agradáveis )
Também usamos este site mas geralmente para ocasiões mais especiais dado que os alojamentos são mais caros.
Depois se tenho várias sugestões plausíveis, procuro no google por imagens dessas zonas e tento dentro dos meus contactos saber mais sobre esses locais . Recentemente como sou membro de 2 grupos de fotografias de Portugal do flickr, quando vejo fotos de locais que me agradam anoto para futuras pesquisas.
Não costumamos escolher pelo alojamento( que aí procuramos o básico dado serem poucos dias ) mas pela região em si. Depois escolho pelo que nos preencha mais as medidas :). Usamos também o site maisturismo para pesquisar alojamento por região. O site lifecooler também dá jeito para pesquisar alojamento e as foto-reportagens dos locais.
Quando procuramos termalismo primeiro escolhemos as termas que queremos e só depois pesquisamos o alojamento. Geralmente nestes casos escolhemos alojamentos mais baratos para nos desforrarmos em tratamentos termais.
Vamos mais para norte que para sul dado que o sul conhecemos melhor, apesar do Alentejo nunca ter estado nos nosso planos ( a rever ).
Algumas sugestões minhas de locais que fomos e que gostamos muito ( quase tudo para o descanso e não para grandes passeatas ):

- Ofir ( Hotel Ofir: quartos modestos mas o hotel muito agradável )
- Curia ( aqui fomos para os Apartamentos Curia, baratíssimos e com o que interessa, limpeza, cama, banheira e kitchenet ) - Imperdivel fazer termalismo.
- Viana do Castelo ( ficamos numa estalagem em frente ao Rio que já não me lembro do nome mas também não foi nada demais ).
- Luso - Não pelas termas mas pela mata do Bussaco. Se puderem ficar no Palace Hotel do Bussaco é magnífico. Já fiquei na Hotel do Inatel e não gostei ( com a desvantagem de terem de ser associados, apesar de eu não ser e de terem aceite a reserva na mesma ) e já fiquei no Hotel Eden que é razoável e tem piscina interior aquecida.
- Alvor - Por esta altura é que o Algarve é bom. Aqui como tenho a casa da minha mãe só ainda fiquei uma vez no Hotel Pestana Delfim. Também tem piscina interior aquecida e acho que também tem jacuzzi.
- Figueira da Foz - Não é um destino que me agrade muito mas vamos de vez em quando porque temos alojamento gratuito :). Dá para dar um salto à praia e passear pela serra. Já lá ficamos num hotel junto ao farol mas não me lembro do nome. Os quartos eram apresentáveis e os valores acessíveis.
- Praia de Mira - Aqui já fiquei na Hotelaria Quinta da Lagoa e gostei. O hotel é normal mas há a opção de alugar uma vivenda ( estilo rústico ) que podem dividir com mais pessoas ou usar " a solo ". A vantagem para além de ter cozinha e de não dividirem o quarto com os rebentos é que as vivendas estão mesmo numa ilhota no meio da lagoa. Saem da vivenda para a areia ( tipo praia ) da lagoa.
Há também um hotel novo chamado Miravillas mas não conheço.
As outras ideias que estão na calha são Ponte de Lima ( ou Arcos de Valdevez ), Sever do Vouga, Pinhão ( ou linha do Douro ), Caramulo, Vidago, Monte Real, Piódão etc, etc ( que ideias não faltam ).
Planear um fim de semana assim exige algum tempo nas pesquisas, mas vale a pena.
Se me for lembrando de mais escapadelas que valham a pena já feitas por nós vou actualizando.

4 comentários:

O Príncipe Duarte disse...

Bolas tanta pesquisa e busca por um fim de semana :)

Já fiquei cansada! lol

Pois eu não tenho tanto trabalho , há sempre sitios maravilhosos para irmos, sempre dicas de amigos, nunca é preciso fazer tanta busca.

Bjs

alice+duarte

Lúcia disse...

Obviamente que não vou a todos estes sites, são apenas os que vou usando quando a informação de um é insuficiente.
De qualquer forma gosto de saber à partida os gastos que vamos ter e o tempo de viagem que demoramos, por isso faço estas pesquisas todas.
Como gosto mais de turismo de natureza que de turismo de cidade, pesquiso pelas fotos para ver se não me sai uma " barretada " ( que para ver prédios, igrejas e monumentos já estamos nós fartinhos ).

Unknown disse...

Recebi o teu mail!!! Gracias!!

Quanto ao Alentejo, e para o descanso, tens sitios maravilhosos, vê o site www.casasbrancas.pt/, tens casas bem simpaticas para ficar. Este verão optamos pelo turismo rural em Viana do Alentejo http://www.herancasdoalentejo.net/index.php/herancas/alojamentos/herdade_da_samarra__1!! Muito bom, a casa ficou só para nós. (quem é que se lembra de ir para o meio do Alentejo em pleno Julho?!?!) uma maravilha!!!

Vou guardar as tuas sugestões!!!!

Quanto ao telefone dos moveis usados, a Tânia da "minha filhota" ficou de me arranjar, quando o tiver digo-te!

Beijocas!

Miúda disse...

Ca ganda vádia!
Qdo quizer planear falo ctg. Boa? :)