10 outubro 2007

Hoje o meu pai faz anos

Mas pela primeira vez não lhe dei os parabéns, não porque não me tenha lembrado, mas porque já não falamos há vários meses e não seria capaz de responder à óbvia pergunta do : Está tudo bem?, com um: Sim, está.
A nossa relação não é má, simplesmente não é. Se é verdade que já me magoou muito, já não faz mossa nenhuma. Habituei-me, aprendi a gerir as emoções e as frustrações constantes que ele me dava, porque tinha sempre esperança que ele melhorasse ou mesmo, que mudasse.
Já lá vão 18 anos e ele não melhorou, muito menos mudou e sinceramente, não me faz falta o relacionamento com ele. Faria falta um relacionamento normal de pai para filha, não o tipo de relacionamento que temos.
Espero nunca me arrepender da atitute que tomei, mas hoje, fechou-se mais uma porta no nosso " pseudo-relacionamento ". Digo-o sem a voz embargada, nem lágrimas nos olhos, nada.
Digo-o sem mágoa, porque de facto já não me magoa, o meu coração petrificou para não sair magoado.
Às vezes pergunto-me como consigo esta bipolaridade, tão emotiva e sentimentalista para uns ( felizmente a maioria ) e tão fria para outros.

7 comentários:

Liliana ♥ disse...

por vezes temos mesmo q ser assim... frias. a vida faz-nos assim...
para quê estar com pessoas q ñ nos querem (nem bem, nem mal)p somos completamente invisiveis, aos olhos daqueles q deveriam dar a vida por nós (?!?)
ele seguiu o caminho q escolheu. tu, segues a tua vida com as pessoas q te fazem feliz:)

Um beijinho enorme à tua mãe, por ter feito de ti, um ser tão especial:))))ela sim, é uma mãezona!

beijinhos

carla disse...

Eu sei o que sentes, no inicio de Agosto quando eu era pequena mais ou menos 7 ou 8 anos a minha mãe comprava sempre um postal para enviar ao meu pai no dia 12 de Agosto para desejar feliz aniversário, quando eu tinha 14 anos ela descobriu os postais todos que eu tinha guardados, eu dizia sempre que os tinha enviado...ou seja eu tomei essa decisão aos 8 anos, que n adiantava estar a enviar postais...

Bjs

O Príncipe Duarte disse...

Lamento que assim seja...

Eu tenho umaopinião um pouco diferente.. pai e mãe são para sempre, e nem sequer me imagino a não falar nem que fosse só de vez em quando com eles.
Infelizmente o meu pai já faleceu, e apesar de não ter sido uma pessoa facil, quem me dera te-lo sempre comigo!

Ninguem é perfeito... mas pai é pai, e mãe é mãe ( por muito que não o demonstrem). Espero que o meu filho tb venha a pensar assim.

bjs
alice+duarte

Lúcia disse...

Pois eu discordo que pai é pai para sempre, há os pais e os progenitores. O meu foi meu pai até aos 11 anos e a partir daí só o meu progenitor, não contribuiu para a minha formação de carácter, não conhece os meus interesses, não me afagou o cabelo quando tive a primeira desilusão amorosa, não esteve presente nos momentos mais importantes da minha vida. Só porque se é pai não se tem de ter uma dívida de gratidão eterna porque aí se desvaloriza os que realmente são pais na verdadeira acepção da palavra, o pai presente, carinhoso, atento. Nessa óptica, os pais que maltratam e que abandonam também são sempre pais e então só por isso, mereciam que os filhos os " bajulassem ". Pai é quem dá amor e não quem fornece o espermatozóide que fertiliza o óvulo.

O Príncipe Duarte disse...

Como é logico tudo tem excepções e nunca falei em pais que maltratam os filhos... muito menos em bajular seja que for... O que eu digo é que por vezes temos que compreender que as pessoas nem sempre são como nós queremos..

São opiniões, cada pessoa vive e sente á sua maneira!

Bjs
alice+duarte

Lúcia disse...

Compreendo Alice e respeito e também sei que para entenderes o meu ponto de vista terias de ter conhecimento de muito do que passei ( passamos eu e o meu irmão ). Não é isso que quero, não quero desenterrar fantasmas que felizmente já estão resolvidos,mas não será a ausência e a falta de interesse pelos filhos uma forma de maltrato?
Se quiseres podemos falar via e-mail.
Bjnhs

Unknown disse...

É triste... mas de que adiantava estares constantemente a sofrer por causa disso?
Afinal ser Pai ou Mãe é muito mais que dar a vida,não é?
Beijocas