30 outubro 2007

Dela aos quase 28 meses

Isto anda muito mais um diário meu que dela ( acerca dela, para ela, whatever ). Tenho a sensação que daqui a uns anos vai passar à frente das páginas dos últimos meses e dizer-me:
- Que seca, mãe! ( ou outra qualquer expressão do género que se use na altura )
Pois filha, é o melhor que se pode arranjar, pois a mãe não é escritora nem tem pretensões a tal e dá-te por satisfeita de teres tantos detalhes da tua infância registados que de outra forma perder-se-iam nas memórias ( e fica tanto por registar ).
Adiante, tenho me esquecido de registar tanta coisa que tem aprendido que qualquer dia isto não pode ser chamado de diário dela mas sim mensário.
Domina as cores básicas, azul ( ajúlí ), verde ( bêde ), amarelo ( abaréuo ), vermelho ( vemêiu ) e também o preto ( pêto ), cor-de-rosa( cô de goja ), cor-de-laranja( cô de laanja , castanho ( castanho ) e nem sempre, o rôxo ( gôxo ).
Conta até 10 e reconhece os números também até ao 10, se bem que confunda o 6 com o 9. Se colocarmos as peças com os números espalhados reconhece um a um, se lhe pergunto que número é este, responde o primeiro que lhe vem á cabeça sem pensar. Não percebi bem o porquê já que os reconhece.
Sabe qual e a mão esquerda e a mão direita mas nos pés ainda se confunde.
Quando conta objectos começa pelo 2 e não pelo 1, pelo que conta sempre 1 a mais :)
Fala bastante e relativamente bem mas quando está nas brincadeiras dela fala numa linguagem exótica e lá no meio dessa linguagem aparecem umas palavras decifráveis. Eu digo-lhe que não percebo nada do que ela está a dizer e ela não me liga nenhuma, ri-se e continua a falar dessa forma. Acho que é mesmo para eu não perceber.
Canta, encanta-nos e inventa as letras. As invenções também são geralmente na tal lingua estrangeira ( Tenho de gravar ).
Brinca muito sózinha mas está sempre a chamar por mim para ir brincar com ela. Eu vou sempre que posso e no Domingo teve uma barrigada de brincar com a mãe que nos soube muitíssimo bem. Ontem ouvi a notícia de que apenas 6 em cada 100 pais brincam com os filhos. Fiquei surpreendida com os números. De facto ( e não o digo para ficar bem na " fotografia" ) faço parte desses 6 pais que dedicam todos os dias, pelo menos um bocadinho só para brincar.
As brincadeiras favoritas são com os bonecos carecas, a pintar/desenhar, a fazer os puzzles de madeira, a ver e a contar as histórias dos livros e no escorrega.
No Domingo quis que me sentasse na cama dela enquanto ela dançava e cantava para mim ( Xenta na cama, eu bou cantái e danxái). Atirou-se várias vezes ao chão de propósito no meio das danças e ria-se. Se fosse rapaz, diria que tinhas jeito para futebolista, mas como rapariga, não vais longe, filha.
Está vaidosa; quando estreia algo gosta de se ir ver ao espelho e até dá uma meia volta para ver bem como lhe assenta a roupa atrás.
Continua simpática e muito dada, mas também tem dias em que não me larga as saias.
Não liga nenhuma a televisão e desenhos animados a não ser de manhã quando está cheia de sono ( e eu agradeço que assim seja, se bem que de vez em quando me dava jeito que gostasse um pouco ).
Anda numa fase de mãezite e eu numa fase de filhite :)
Anda a comer mal mas isso já não é defeito é feitio. Agora quer que seja sempre eu a dar-lhe e eu como quero é que coma qualquer coisa dou se não é que não come mesmo. Voltamos a ter de picar a carne e o peixe que sua excelência voltou a não querer aceitar os sólidos. Regrediu na alimentação e não sei muito bem porquê.
Não chega aos 11 kilos de gente e deve andar pelos 84 cms, bem pequenina. Calça o 20 :).
É meiga e tão depressa nos dá uns beijos de derreter como arma uma birra de nos fazer tirar do sério. Com ela a palmada não resulta mesmo. Só mesmo o castigo e não digo que não leve palmadas, leva ( poucas mas leva ), mas mais pelo descontrolo nosso do que pela eficácia das mesmas. É que se lhe damos palmada ela retribui e não desiste. E nem eu nem o pai queremos ir batendo até que desista. Quando assim é vai de castigo, não para a cadeira porque essa já está na arrecadação, fica no tapete a pensar no que fez de mal e até que peça desculpa e nos dê um beijinho.
É muito ligada à familia e dá pela falta das pessoas quando passa mais tempo do que é costume sem as ver. Gosta de falar ao telefone mas depois pouco fala. Nunca está parada a falar e ouvir o que dizem, ou está a brincar com qualquer coisa, ou a andar de escorrega ou a desarrumar a prateleira dos livros, tem de estar a mexer. Mesmo " à gaja ".
Adaptou-se bem à nova educadora e nós ( eu e educadora ) também já nos adaptamos.
Gosta da escola mas continua a não gostar do Francisco( Xico ). Por sua vez o Francisco só fala dela em casa e anda sempre atrás dela na creche. Melga ( ehehehe)! Se tem uma borbulha, um arranhão ou uma nódoa negra diz sempre que: Foi o Xico bateu, ou então foi a méuga ( melga - porque faz grandes babas ).
Adora os primos e anda na fase de imitar tudo o que o Daniel ( mais velho 1 ano e 1 semana ) faz, para o bem e para o mal. Dão-se muito bem e acho que nunca se bateram, pelo contrário, andam sempre aos beijos e abraços.
A heroína dela é a Patrícia, a prima, talvez por ser bem mais velha ( tem 14 anos ). Em casa, quando lhe ralhamos ou pomos de castigo chama pelas avós e pela Patrícia.
Agora tem medo do escuro e não entra em divisão nenhuma se a luz estiver apagada. Diz que tem medo. Outro dia disse-me que tinha monstros no quarto.
Está muito mais menina mas ainda consigo ver a minha bébé à noite quando acaba de adormecer e faz aquele barulhinho de chuchar sofregamente na chucha e de manhã, quando ensonada se aninha no meu abraço. Tento gravar na minha memória esses momentos e só me apetece apertar-te e colar-te ao meu peito.
Quando lhe pergunto quem é a minha bébé diz num sorriso malandro: " Xou eu ", mas se lhe pergunto se é bébé diz-me " Não, é mina ( menina )".
E é uma menina tão linda, tão linda, tão linda, pá! ( E eu sou tão babada, tão babada, mas tão babada ).


( E fica sempre sempre tanto por registar )

8 comentários:

O Príncipe Duarte disse...

Uma menina muito desenvolvida em algumas coisas, parabéns!

Bjs

alice+duarte

Miúda disse...

A minha n sabe as cores, a n ser o cô-de-góza, conta mas acho q ainda n conhece os nºs, tem mais 2/3 meses q a B e apenas mais 4cms!

Um doce de menina (li este post ontem e comentei mentalmente, só pode ter sido, que podia jurar q tinha comentado. dah!)

Xana disse...

Está mesmo muito desenvolvida! Até determinada altura as atitudes deles eram muito parecidas, hoje já noto uma grande diferença. Os meninos e as meninas começam a defenir diferentes modeos de estar muito cedo.

Beijinhos

Ana disse...

Muito bem... está mesmo muito desenvolvida.
Achei graça porque o Tiago tb começa a contar no 2... acho que é porque nós é que começamos a puxar por eles e dizemos 1 e eles continuam!!!
Tenho andado afastada, o trabalho tem apertado, agora estou a por-me em dia ;o)

Beijocas grandes

Lúcia disse...

Ana, ela mesmo quando está a contar sozinha começa sempre do 2 não é só quando eu começo e ela vai atrás, lol.
Bjnhs

Ana disse...

A Leonor também não gosta do número 1 :)

Ela está muito desenvolvida para a idade que tem mas principalmente está muito gira!

Sara CS disse...

Maravilha!
É bom ler sobre este desenvolvimento harmonioso da linda Bitiz.
Tenho saudades vossas.
Beijinhos.

Liliana ♥ disse...

:) e é linda!
foto divertida:) gostei!
beijinhos