13 junho 2005

36 semanas, início do 9º Mês :)

Hoje fomos ao Centro de Saúde para me passarem a dita baixa e mais uma vez fiquei desiludida com o atendimento médico, dando assim por bem empregues todo o dinheiro gasto nas consultas de médico particular. Infelizmente é assim... não há meio de a saúde em Portugal dignificar a categoria de país desenvolvido que somos ( será que somos?!) e de Estado Membro da União Europeia.
Então foi assim, fui ao Centro de saúde conforme o combinado com a minha médica de família para que me passasse a baixa, quando lá cheguei a minha médica está doente e não sabem quando regressa e ninguém a está a substituir. O pessoal administrativo foi muito simpático e como mostrei a declaração da minha médica em que consta que me encontro em situação de risco, tentaram arranjar um médico que me atendesse para passar a baixa. Assim foi, e cerca de 2 horas depois fui atendida por uma médica muito antipática que não me perguntou nada e ficou apenas a olhar para mim e para o meu processo à espera ... Lá disse o que a minha médica tinha dito, mostrei a declaração e ela sem me dizer uma única palavra passou a dita baixa, mas apenas por 12 dias quando a minha obstetra recomendou baixa até ao final do tempo ( 40 semanas ). Deu-me o papel para a mão e só me disse no final "as melhoras e que tudo corra bem"... assim, sem mais nem menos. Não me perguntou porque iria de baixa, o que não tinha corrido bem, nada e só me passou baixa por 12 dias. Posso até não precisar de mais que isso, mas seja como for, não acho correcto.
Bem e eu nem quero falar das instalações que são precárias e inadequadas para a prestação de cuidados de saúde, com apenas 2 casas de banho pouco dadas à limpeza, feitas por baixo de um vão de escada. É uma pena que para termos os mínimos de serviços médicos cuidados temos de pagar e mesmo assim, nem todos os sítios reunem condições adequadas. Nesse aspecto estou muito satisfeita com o Hospital Cuf Descobertas que até ao momento o único senão é que normalmente estou muito tempo á espera para ser atendida, mas tudo o resto compensa.
Amanhã tenho mais uma consulta, a primeira das semanais ( ainda sem CTG ) mas provavelmente já com o famoso toque.
As noites são cada vez mais difíceis porque se torna complicado adormecer sem posição e com a Beatriz aos soluços e aos pulos dentro de mim. Não consigo perceber como a moça consegue arranjar espaço mas já era suposto mexer menos, mas não... é uma algazarra, lol. Fico mais descansada assim mas cada vez custa mais. Agora gostava que a Beatriz continuasse a crescer bem na minha barriga e a ganhar peso e talvez daqui a 2 semanas viesse finalmente conhecer os papás e toda a família. Vou aguardando calmamente por ti filha!
E porque o post está longo e hoje comemoramos o início das 36 semanas e também o início do 9º Mês em baixo está a descrição de como evolui a nossa menina.

A 36ª semana de gravidez

O seu bebé está completamente desenvolvido. Na verdade, você está a sentir-se cada vez mais ansiosa e desconfortável porque ele continua a crescer ( sim, principamente desconfortável porque a ansiedade controlo ) .

O seu bebé: O comprimento do seu bebé nesta 36ª semana é, em geral, de 47 cm e o peso, de 2700 a 2900 gramas. O cérebro desenvolveu-se rapidamente e tudo o resto está completamente desenvolvido ( que bom, a tão desejada meta das 36 semanas ) . Nesta fase o bebé chupa no dedo, mexe as pálpebras, soluça e brinca com o cordão umbilical ( e todos os dias a Beatriz tem soluços ). Às vezes também chora. Dorme 16 horas por dia e sonha 65% desse tempo. A cabeça começa a forçar mais o colo para iniciar o trabalho de parto. As dores de acomodação são intensas e bastante desconfortáveis para a mãe. Em compensação, o estômago e as costelas ficarão mais livres e você terá mais facilidade em se alimentar e respirar.

A futura mãe: O seu útero cresceu durante estas últimas semanas e está provavelmente debaixo das suas costelas. A partir de agora deve começar a ir ao médico semanalmente. ( sim começo já amanhã) Acontece, por vezes, as futuras mães sentirem alterações que vão da fadiga a explosões de energia ( é mais fadiga, eeheh ). O seu peso está muito provavelmente a provocar-lhe dores de costas, prisão de ventre, azia e desconforto na zona pélvica. O clima de ansiedade é cada vez maior e a mãe sente-se incomodada para tomar banho, andar, sentar e até para respirar ou comer. Tenha cuidado e preste atenção aos movimentos do seu bebé. Caso ele não se movimente por mais de 4 horas avise seu médico, para se certificar de que tudo está bem. A qualquer momento você pode começar a sentir cólicas, perder água ou sangue. Caso isso aconteça, é hora de ir para a maternidade!

Conselho para esta semana: Lembre-se dos sinais de trabalho de parto. O sinal mais característico de trabalho de parto é, sem dúvida, a presença de contracções.Estas contracções começam lentamente, com uma duração aproximada de 30 segundos e em intervalos de 30 minutos ou até de 10 em 10 minutos. Não devem ser acompanhadas de sangramento (tipo sangue vivo ou em quantidade grande) em nenhuma ocasião, a não ser, um sangramento discreto como o que acontece no final da menstruação. O intervalo entre uma contracção e outra vai diminuindo até chegar a ser de apenas 3 minutos. E aí sim temos um trabalho de parto.

Beijinhos

4 comentários:

Anónimo disse...

ola
tenho uma curiosidade grande como e que se sabe que elas estao com soluços??? nao entendo :)
felicidades para ti e para a bia jinhos fofinhos para as duas
andreia e diana

Rita disse...

olá :)
a minha beatriz tb tem soluços todos os dias... mas a médica diz que é normal!
Estamos quase lá!
Beijinhos

Ana disse...

Disseram-me hoje no hospital que o toque só se faz com 39 semanas.
Beijocas

Lúcia disse...

Olá Andreia,

Eu só comecei a perceber que eram soluços já lá para os sete meses de gestação mas o que sinto são "saltinhos" dentro da barriga ritmados. É diferente dos pontapés poque tem uma cadencia regular nos movimentos, tal como nós quando temos soluços ;)