30 junho 2005

Pensamentos

Ao fazer uma retrospectiva desta gravidez vejo que nestes nove meses passei por um turbilhão de sentimentos enorme e que tem sido nove meses de descoberta, de dúvidas, de angústias e de algum medo, mas acima de tudo, de um amor imenso por um ser que ainda não conheço, que não sei com quem é parecida mas que é única, a nossa filha, a nossa Beatriz.
Relembro que os primeiros 3 meses foram vividos com muito receio de perder esta menina e a novidade apenas foi dada à família e amigos mais chegados. Passadas as 12 semanas começou a expectativa, de ver a ecografia, de saber o sexo e também a época da ansiedade, do medo de cada vez que fazia análises, de cada vez que fazia uma ecografia, de cada vez que ia a uma consulta. Ai, só de pensar até sinto um aperto no meu coração.
Fui construíndo "metas" ao longo desta gravidez, quase inconscientemente, primeiro era passar as 12 semanas, depois chegar às 20, depois passar as 28, depois chegar às 36 semanas e isso fez com que fosse celebrando cada semana como uma conquista. Após as 36 semanas começou a chegar a ansiedade do nascimento, de a ver, de a ter comigo, de que esteja bem, de que cresça saudável. A partir das 36 semanas não tracei nenhuma meta, apenas queria ( e quero ) que nasça...perfeita, saudável e que seja muito feliz. Depois de ontem redesenhou-se na minha mente uma nova meta, atingir a próxima segunda-feira, dia em que me irão induzir o parto.
Gostei da experiência da gravidez, adorei sentir a minha filha mexer dentro de mim, adoro quando reage a certos estímulos como à voz do pai, ao som de uma música, etc, mas sei que irei adorar a experiência de ser mãe, tanto que penso em repetir a proeza, ainda não sei quando, porque é cedo pensar nisso, mas um dia... e tal como nesta gravidez, desejo continuar a partilhar todos estes sentimentos com pessoas que não conhecendo fazem parte do meu coração, pessoas que nos acalmam nas horas mais dificéis , nas dúvidas mais cruéis, vocês que visitam o nosso blog e que torcem para que tudo corra bem... Obrigada pelo apoio, pelo carinho, pelos esclarecimentos mas sobretudo, por estarem do lado de lá desse monitor a ler estes desabafos de uma pré-mãmã, quase quase mãmã.
Beijinhos e a todas as grávidas que aguardam ansiosamente a chegada dos vosso bébés um grande grande abraço.

Visita aos colegas de trabalho

Ontem foi dia de visitar o escritório. Sim porque como estou de baixa desde dia 14 já não via os meus colegas desde então e por várias vezes me pediram para lá ir... antes de a Beatriz nascer para ver como estava a minha barriga. Então lá fui eu visitar todas as "capelinhas". O comentário geral foi que a barriga cresceu desde que deixei de ir trabalhar e o já habitual " então é para quando??" foi o mais ouvido. Finalmente já posso dizer uma data porque antes esta pergunta deixava-me numa sensação de impotência estranha :)
A promessa foi de que me iriam visitar e para avisar assim que nasça. A ser assim, o hospital vai encher por minha conta de tantas as pessoas que querem ir conhecer a Beatriz.Só espero que não resolvam ir todos ao mesmo tempo, lol.
Depois foi a vez de eu prometer que irei lá mostrar a Beatriz logo que possa aos que não irão ao hospital ( porque isto agora começa o tempo de férias e nem todos lá estarão ou poderão ir ).
Hoje e amanhã a minha mãe e o meu irmão não estarão em Portugal por isso espero que a Beatriz não seja mazona e não se decida a vir ao mundo sem a avó e o tio presentes... bem bem, eu já a avisei e a minha mãe também, mas vamos lá ver se ela não é teimosa. Espero que não, pelo menos até agora está tudo calmo ;)

29 junho 2005

A Joana nasceu!

Pois é segundo soube a Joana nasceu ontem após uma espera de mais de 40 semaninhas e mãe e bébé estão bem.
Parabéns à familia, muitas felicidades e tudo de bom.

A Beatriz está a caminho :)

Hoje fui a mais uma consulta, depois de na madrugada de hoje ter feito uma visita às urgências do Hospital Cuf Descobertas. Isto porque comecei com dores (tipo quando o periodo está para vir ) mais ou menos à hora de jantar. Quando voltei para casa ( porque ontem o meu sobrinho completou 1 aninho de vida )começaram as contracções e mantiveram-se por cerca de 2 horas embora irregulares ( pois tanto apareceram passados 13 minutos, como passados 7 minutos e depois só 20 minutos depois ). Como sentia uma pressão muito forte sobre o osso e um peso grande aliado às contracções decidi por descargo de consciência ir ao hospital mas na convicção quase absoluta que voltava. E assim foi, medida a tensão ( 116/59 ) foi-me feito o toque e ligada ao ctg por mais de meia hora. Ahh... mas ainda estive tanto tempo à espera que entretanto as contracções passaram mas a pressão não. Movimentos fetais normais, ctg sem contracções, colo amolecido mas fechado. Falso alarme.
De manhã fui fazer análises, consulta e novo ctg. Também sem contracções mas com imensos movimentos fetais, imensos mesmo. Eu e a grávida que também fazia ctg fartamo-nos de rir porque a Beatriz fugia das sondas sempre que a enfermeira a tentava apanhar e depois era um barulhão, eheheh. Nesta consulta não fiz toque porque como tinha feito horas antes poderia acelerar o processo e ainda não é isso que se pretende. Finalmente as minhas análises estão boas, já sem anemia e com as plaquetas "boas" e apenas o acido úrico se mantem com valores alterados, mas nada de mais. O peso também se manteve, ou seja, aumentei apenas 3 kilos no total das 38 semanas :).
Depois do ctg e de ter os resultados das análises a minha médica disse uma frase mágica: " Querem provocar o parto segunda feira se não nascer até lá??" Eu e o Nuno devemos ter ficado com um sorriso de orelha a orelha e dissemos logo: sim...
Pode parecer idiota mas esta espera sem saber quando será deixa-me numa ansiedade impiedosa e de certa forma mais intranquila. Assim se a beatriz não nascer antes disso, na segunda feira estarei às 7.30 no Hospital a fim de provocar o parto com a minha médica. O facto de ser com ela, que me conhece e conheço desde sempre, que é amiga da família e comadre da minha tia e uma pessoa muito profissional e cuidadosa tranquiliza-me, apesar de saber que a Beatriz poderá querer nascer antes. Mesmo assim, ela avisou-me Sábado estou de banco... se acontecer alguma coisas apareça... e eu disse eu preferia aguardar até Segunda, mas Obrigada ;)É estranho porque ainda ontem eu dizia, quem me dera que fosse já hoje e agora digo, gostava que ela esperasse até Segunda :/ coisas das hormonas :)
Bom pelo menos já tenho uma luz ao fundo do túnel, bem próxima, por sinal e que me deixa com um grande sorriso nos lábios. A nossa bebé Beatriz deverá estar os meus braços na segunda-feira, dia 4 de Julho, " The independence day ".
Beijinhos

28 junho 2005

A Visita à UFON

Ontem como anunciei fomos visitar a UFON ( Unidade Funcional de Obstetrícia e Neonatologia )do Hospital Cuf Descobertas. Nós e mais cerca de 20 pessoas. Pois é quando lá chegamos estavam cerca de 10 casais à espera para a tal visita que mais pareceu uma excursão pelos corredores da Unidade.
Foi curioso observar as barrigas porque de todas elas a minha e a de uma outra senhora eram as mais pequenitas enquanto que havia outras enoooorrrmes :)
Visitamos as salas de observação, o berçário, a unidade de cuidados dos recém nascidos e um quarto. Não visitamos o bloco de partos porque ontem muitos bébés decidiram nascer e o bloco estava lotado.
Enquanto lá estivemos era ver passar por nós grávidas a fazerem respirações a caminho do bloco de partos e outras a sairem, já com as barrigas mais pequenitas e sem os filhotes lá dentro.
Foi uma sensação estranha porque me fez pensar que eu poderei estar a caminho destas andanças hoje, amanhã, depois, quem sabe.
A minha médica estava de banco e como eu queria muito que o parto fosse com ela ao mesmo tempo desejei que tudo tivesse acontecido ontem, mas não, a Beatriz continua a gostar de estar compactada na minha barriga apesar de eu começar a sentir mais frequentemente as contracções e umas dores esquesitas.
Hoje é dia de preparação para o parto onde os acompanhantes vão aprender a fazer nos massagens aos rins para aliviar as dores na hora do parto huuummmm... já estou a gostar :)
E agora uma foto ás 38 semanas e 1 dia.



Aqui está a minha estreia na publicação de fotos ;)

27 junho 2005

38 semanas e visita à UFON

Hoje temos visita marcada à UFON no Hospital Cuf Descobertas a fim de me "familiarizar" com aquele que durante uns dias será o nosso lar. Não sei até que ponto me será útil conhecer a sala de dilatação, de parto e os quartos, de qualquer forma é um dos procedimentos deste hospital, por isso lá vamos nós ver onde tudo se passa.

A 38ª semana de gravidez
A maior parte dos bebés nasce durante esta semana, ou seja, 15 dias antes da data prevista pelo seu médico para o parto. Prepare-se ( I wish ...).

O seu bebé: O seu bebé, já está maior, tem cerca de 49,5 cm e pesa 3000 a 3100 g aproximadamente. A maior parte do lanugo (pelugem que cobre o corpo do feto à excepção das palmas das mãos e da planta dos pés), e do vernix (uma substância branca e gordurosa que protege a pele do bebé enquanto ele está dentro do útero) desapareceram. O bebé já tem a pele limpa, o que é um sinal da sua maturidade. Agora ele está a criar anticorpos, que arranja através de si, e que o vão proteger das doenças. Cresce devagar, mas as células de gordura que lhe vão permitir criar calor fora da sua barriga já estão formadas ( agora a fase da engorda começa a abrandar ). Quase pronto para nascer, o seu bebé ainda seria um pouco prematuro, mas não teria problemas se nascesse agora.

A futura mãe: Provavelmente já não engordou mais, mas o desconforto aumentou. Já não deve demorar muito, pois cerca de 95 porcento dos bebés nascem duas semanas antes da data prevista para o parto ( não sei porquê, mas agora começo a mentalizar-me que não é ainda esta semana ).

Conselho para esta semana: Certifique-se que tem arrumado tudo do que vai precisar na maternidade.

26 junho 2005

Baby blogs sem novidades

Depois de 2 dias sem visitar os blogs, pensei que já iria ter novidades de mais bébés mas não... por enquanto continuam todos no quentinho das barrigas das mãmãs e nem a Joana já a passar das 40 semanas quer sair. O tempo hoje não ajuda nada, mas é sempre bom dia para conhecer o mundo, por isso bébés, venham conhecer as vossas mãmãs e papás ansiosos.
No Sábado passado várias pessoas me disseram que a minha Beatriz não passava desta semana e até eu estava com esse feeling ( ou vontade ), mas nada. Não que já esteja atrasada, porque só amahã chegamos às 38 semanas, mas porque confesso que desde as 36 semanas que a ansiedade aumentou e o desejo de a conhecer também, talvez porque a partir dessa altura os bébés não tem problemas de prematuridade.
Bem mas vou ter de esperar tal como todas as outras mães porque quem decide a hora de sair são os nossos bébés e não a nossa vontade ou ansiedade.
Amanhã iniciamos mais uma semana e que segundo dizem é nesta que a maioria dos bébés nasce, no entanto, pelo que tenho lido nos outros blogs não é isso que tem acontecido por isso vou tentar mentalizar-me para estar grávida por mais 2 semanas +/-. De qualquer forma, tenho fé que a Beatriz não chega às 40 semanas, por isso, já falta pouco e 15 dias passam a correr :)
Beijinhos e bom Domingo.

24 junho 2005

Renovar a baixa...

Olá,

Hoje fui renovar a minha baixa médica e para tal tive de esperar 3 horas e meia no maldito centro de saúde, para depois estar nem 5 minutos com a médica. Começo a ficar passada com isto, o que vale é que desta vez a médica me deu baixa por 30 dias, ou seja, até 24/7 e em princípio não deverei chegar até lá com a Beatriz na barriga, a não ser que ela queira nascer com 42 semanas ( pleaaseeee, don't ).
Consequência da espera interminável, tenho os meus pés irreconhecíveis de tão inchados e doridos, as pernas vermelhas da má circulação, uma dor de cabeça teimosa e a tensão está marada.

23 junho 2005

Mal estar

Não sei se da ansiedade ou do quê, todos os dias me sinto incomodada, ou porque me dói a cabeça, ou as costelas, ou os rins, ou a barriga.
Agora de tarde tenho estado com dores na barriga, a Beatriz para ajudar não pára e a minha cabeça dói-me constantemente. Nada de muito forte, mas constante.
Aiii... será que vai ser assim até ao fim. Já começo a estar saturada, desculpa filha, mas é assim que me sinto porqeu não estou bem de maneira nenhuma, mas tb nada que me leve para o hospital para te ter. Se ao menos as dores e o mal estar fossem muito fortes servia para mais uma visita aohospital e quem sabe se já não te trazia nos braços.
Mas tenho de acalmar e esperar porque a ansiedade não ajuda em nada.

Bébés do signo caranguejo

Apesar de existir a possibilidade de a minha Beatriz nascer no signo Leão ( se se atrasar e nascer no final das 41 semanas ou às 42 semanas ), em princípio será do signo caranguejo. estive a pesquisar e vejam as características dos bébés deste signo:


Câncer - de 21 de Junho a 22 Julho

As crianças nativas de Câncer apresentam muitas virtudes e talvez a maior de todas seja um instinto natural de proteção para com a sua família. Elas não hesitarão em demonstrar esta característica, e em suas brincadeiras e seu modo de estar sempre atento e de cuidar dos menores, é algo que deve ser admirado, pois faz com que eles se sintam seguros em sua companhia. Em alguns casos, as crianças de câncer tendem a querer ficar em casa mais do que seus irmãos, pois elas procuram segurança e proteção psicológica nas quatro paredes do lar. Existe uma possibilidade de que as crianças de câncer sejam tímidas e seus pais deverão observar isso com cautela. Se essas crianças forem, por exemplo, forçadas a apresentarem-se em público, poderão passar por uma desagradável e traumática experiência. Como são um pouco introvertidas, é bom os pais estarem atentos a repentinos silêncios ou "bicos", pois podem ser decorrentes de algum problema pessoal e devem ser encorajadas a falar sobre o que as aborrecem. Elas são pessoas muito sensíveis e podem em certas situações tornarem-se manhosas e birrentas. Quando, por exemplo, não consegue algo que quer pode cair num choro sentido, ou o contrário, quando tem que fazer algo que não quer pode facilmente começar a bater os pés. Tem uma imaginação muito fértil, e devem ser estimuladas em atividades como desenhar, pintar, representar. Sua matéria preferida é a História, e nos esportes tem maior aptidão para a natação.Pessoas Famosas: Júlio Cesar, Louis Armstrong, Gina Lollobrigida.


Bem, a ser assim... que feitiozinho, lol.

Beijinhos

Nasceu a Constança

A Constança ( do blog Nove Meses ) nasceu ontem e pelo que li de uma forma muito rápida para não dar muitas dores à mãmã. Muitas felicidades aos 4 e muitos parabéns.
Veio com a lua cheia às 38 semanas e alguns dias.
Para a semana à mudança da lua dia 28 ( para quarto minguante ) e esperam-se mais nascimentos :). Será que é para a semana que a minha menina nasce no dia de anos do primo???
Beijinhos

22 junho 2005

Streptococcus Grupo B

Foi esta a bactéria detectada... já estive a pesquisar e vi que é relativamente comum em mulheres grávidas. Normalmente só desaparece com penicilina no momento do parto mas a mesma pode afectar a saúde do bébé. Obviamente que fiquei muito triste com este resultado mas ao mesmo tempo vi que outras mamãs de blogs passaram pelo mesmo e os seus bébés nasceram saudáveis e sem problemas.
A minha médica não me receitou antibiótico agora mas apenas me irá administrar na altura do parto. Vi que outros médicos receitam ainda durante a gestação mas que na maioria dos casos a bactéria não desaparece assim talvez por isso a minha médica não queira receitar o antibiíco agora. não vou dizer que estou tranquila porque estaria a mentir... mas não quero stressar, vai tudo correr bem.

21 junho 2005

Consulta, 1º CTG e 1º Toque

Hoje foi um dia de duas novas experiências, o CTG e o Toque.
Cheguei ao hospital e fui encaminhada para o ctg. Após muita dificuldade lá conseguiram apanhar o sítio para uvir melhor os batimentos cardíacos da Beatriz e foram precisas 2 auxiliares e a enfermeira para o fazer. Isto porque a nossa menina é muito mexida e conforme colocavam a sonda ela fugia. Consequência, só se ouviam barulhos dela a mexer e apenas o batuque de fundo do seu coraçãozinho. Tive de me deitar e colocar de lado para que ela acalmasse e depois lá estive eu e o papá Nuno a ouvir o seu coração ritmado durante 20 minutos. Durante o exame disseram para que sempre q sentisse uma contracção ou ela a mexer para carregar num botão que eu tinha ( tipo comando ). O comentário da auxiliar foi... vai carregar muitas vezes, ehehehh, tem uma menina muito irrequieta :).
No final do CTG a Beatriz ficou com soluços por isso o gráfico ficou todo marcado. A auxiliar foi lá ver e disse... não faltava mais nada, eheheh.
Eu e o papá Nuno começamos a rir porque era ver a barriga aos pulos, o ctg a marcar as mexidas dela e o som distorcido sempre que ela tinha um soluço. No CTG não foram detectadas nem sentidas contracções.
Depois fomos à consulta e nas últimas análises detectou uma bactéria na flora vaginal que significa que no momento em que entrar na maternidade terei de tomar um antibiótico para não prejudicar a Beatriz, mas só nessa altura, não antes. Ainda me tenho de informar melhor acerca disso.
Quanto ao toque, devo dizer que ia a pensar que me iria doer mas não... surpreendentemente não me custou. Pratiquei o exercício do períneo que me ensinaram no CPP e a coisa correu bem. Resultado do Toque, a Beatriz já encaixou ( apresentação apoiada ), colo do útero centrado e amolecido, ou seja, tudo pronto e tanto pode ser daqui a umas horas, como dias ou 1/2 semanas. está tudo a postos. Após o toque saiu um pouco de sangue mas não o rolhão porque segundo sei o mesmo é tipo sangue pisado e um pouco pastoso e este era sangue clarinho e líquido.
A minha médica ainda disse para tentar fazer uma ecografia entretanto mas se não conseguisse marcar ( porque terça tenho nova consulta ) não fazia muita diferença.
Na próxima terça farei novamente análises , isto se a Beatriz não decidir visitar-nos antes.
A mim a médica não deu previsões mas como é amiga da minha tia a ela disse que deveria ser mais 3/4 dias até ela decidir nascer. A ver vamos, por mim é num dia qualquer ;).
Hoje também me disseram que após o toque o parto acelera mas não sei se será assim ou não. Não estou com medo... apenas à espera ...

20 junho 2005

Dores nas virilhas e uma dúvida

Olá a todas,

Hoje tenho sentido umas picadas/pontadas na zona abdominal, na zona das virilhas e no anús. Para as mãmãs e pré-mamãs que os vossos bébés já encaixaram qual foi a sensação??
Será que a minha menina está a encaixar??? É que já tive contracções e a sensação não era esta por isso associei ao facto de a Beatriz estar a tentar encaixar nos meus ossinhos. Será??

Obgda

37 semanas

A partir de hoje és uma bébé de termo... não existirá qualquer problema se decidires nascer a partir de agora. Os teus pulmões estão desenvolvidos e apenas continuas no quentinho para a "engorda", mas mesmo essa a partir da próxima semana, segundo li, começa a ser num ritmo muito mais reduzido, ou seja, a partir das 38 semanas nem mesmo a engorda é muita por isso filhota, se quiseres espera mais uma semaninha e vem cá para fora porque tens um mundo para conhecer e cá fora está bem quentinho também :).
Os telefonemas a perguntar se está tudo bem chovem ... está tudo preocupado porque estou sozinha em casa, tudo menos eu, ehehehe.
A minha tia que irá assistir ao parto juntamente com o meu marido vem na quarta feira do Algarve e já só voltará após o nascimento da Beatriz. A minha prima só quer que ela se aguente até dia 22 porque a partir daí é caranguejo e ela está a fazer qualquer prendinha relacionada com o signo ( por isso filha, não faças essa desfeita à prima... olha que ela vai tomar conta de ti muitas vezes ).
Eu ontem decidi-me como vou decorar as paredes do quarto da Beatriz ( finalmente, né?? ). Estava numa constante dúvida e por isso não comprei nada . Agora já me decidi e vou hoje encomendar tudo... o quarto ficará com uma decoração muito floral com duas joaninhas muito engraçadas que vi no catálogo da Vertbaudet. Como estão com promoção de 40% de desconto vou encomendar e esperar que chegue a tempo. As paredes manter-se-ão na cor que têm que é amendoa. Como por enquanto ela fica no nosso quarto bem juntinho de nós não estou preocupada nem stressada com o quarto ( isto nem parece meu ).
Tive no Sábado um jantar com amigos da faculdade e alguns ainda ficaram na dúvida se eu estou ou não grávida. Uma amiga minha comentou que não sabia se eu estava mais gordinha ou grávida, lol... è claro que tudo ficou em pulgas e querem q avise assim que nasça.
Já carreguei o meu telemóvel e neste momento o saldo é de 100€ mas com tanto sms e telefonema que irei fazer não sei se chegará, eeheh.
O Nuno anda num desasossego comigo... ele coitado anda mito stressado porque queria estar comigo nestes últimos tempos mas não consegue tirar férias agora por isso, de hora a hora liga-me para saber se está tudo bem.
Como disse eu estou calma, só estou é saturada dos meus pés incharem tanto e pelo facto de estar sempre a transpirar e cheia de calor. Mas é tudo por uma boa causa...mais que boa... óptima.
Ahh é verdade, amanhã é dia de consulta+ ctg e dia de curso de preparação para o parto.

A 37ª semana de gravidez

O bebé está mais gordo e com os pulmões quase preparados para respirarem sozinhos fora da mãe. Não fique sozinha ou, se tiver que ficar, tenha o contacto de alguém sempre à mão que a possa levar para o hospital.

O seu bebé: Agora, o que o seu bebé faz é engordar e crescer. Ele já mede 48,5cm em média, e pesa 2900g a 3000g. É só uma questão de tempo. Os pulmões estão praticamente prontos para respirar quando nascer. Em partos normais vemos que os pulmões se expandem bem e que não existe quase dificuldade ou desconforto respiratório. O bebé está, a cada dia que passa, mais gordo e a pele, rosada e cada vez menos enrugada.

A futura mãe: O seu útero pode ter permanecido do mesmo tamanho durante estas últimas semanas. Por volta desta altura, o seu médico pode fazer-lhe um exame pélvico de modo a perceber como é que está a progredir a sua gravidez. Não é recomendado que a gestante fique sozinha, mesmo durante o dia, pois a qualquer momento pode haver uma urgência. Os seus documentos devem estar separados, as malas prontas, e sempre ter alguém disponível para levá-la à maternidade, quando sentir qualquer sinal de trabalho de parto ou qualquer sinal de urgência.

Conselho para esta semana: Menos de cinco por cento dos bebés ainda se encontram com a cabeça virada para cima durante esta 37ª semana. No entanto, alguns destes ainda se colocam em posição de cabeça para baixo, antes de a mãe entrar em trabalho de parto. Certifique-se que discutiu o assunto com o seu médico e que sabe qual é a melhor opção para o seu caso.

19 junho 2005

Começaram as apostas

Olá

Este fim de semana começaram as "apostas" sobre quando ocorrerá o nascimento da nossa Beatriz.
As colegas do Nuno acham que nasce durante a próxima semanamais ou menos a 22/6 que é quando muda para lua cheia. A Sra. que me faz as limpezas cá em casa disse que a minha barriga já estava muito descaída e que eu já não aguentava tempo nenhum sem ir à casa de banho por isso não deveria passar da semana que vem. A minha tia também acha que não deve demorar mais que uma semana e eu tb acho que não faltará muito mais que isso, mas da minha parte não sei se é palpite ou vontade, eheeh.
Seja como for e venha quando vier, a Beatriz será recebida com honras de uma princesa pois é isso que ela é nas nossas vidas, a nossa princesinha.

18 junho 2005

Nascimentos

Já nasceu mais uma Beatriz do blog "Sei Lá" da Ana. Muitas felicidades para esta nova família e muitos parabéns.
A próxima Beatriz a nascer deverá ser a Beatriz Isabel da blog " A nossa Beatriz " e também a Bébé Leonor deve estar quase a chegar.
Cá estamos à espera e ansiosos por notícias dos nascimentos dos bébés dos baby blogs por isso meninas nada de perguiças para escrever porque isto de andar a acompanhar as vossas barrigas deixa-me ansiosa sempre que vocês não "postam" por muito tempo.


PS - Não me posso esquecr da Joaninha que está quase, quase :)

17 junho 2005

Musica Maestro !!!

" Eu não existo longe de você... e a solidão é o meu pior castigo... eu conto as horas pra poder te ver... mas o relógio está de mal comigo " ( Adriana Calcanhoto ).
Esta é a música que adoro cantar para a Beatriz e que me faz sentir mais próxima dela.
Esta é a "nossa" música filha !!!

A coincidência dos números

Já por várias vezes pensei neste assunto e sempre que o faço surgem mais e mais coincidências. Falo do facto de vários acontecimentos importantes da minha vida acontecerem em datas com o número 3 ou 13 sem que esses mesmos acontecimentos sejam planeados.
Vejamos alguns que me lembro, o meu casamento ocorreu a um dia 13 ( esse foi planeado mas apenas foi a 13 por ser um Sábado ) e quando faltavam precisamente 3 dias para fazermos 3 anos e 3 meses de namoro. A hora marcada para o casamento foi 3.30 p.m ( isto também marcado mas sem nunca pensar nessas coincidências, a sério ). A data da entrega do meu " canudo " foi a um dia 13 ( também óbvio que não foi planeado por mim ), o número de telefone da minha mãe ( onde vivi até casar ) tinha 3 números 3 seguidos. Quase sempre vivi em prédios com o número 3 ( 23,33,43 ), o meu actual número de telefone tem a data do meu casamento à " americana ", contendo portanto o número 13 e a data prevista do parto é 13/7. Enfim... agora não me recordo de mais coincidências , pelo menos não tão evidentes. Apenas que a data do meu nascimento somada dá 9 bem como o dia em que comecei a namorar com o meu maridão ( múltiplos de 3 ).
Com tudo isto ponho-me a pensar, será que a Beatriz nascerá a dia 3 ou 13 ou será que somados os dias essa mesma soma dará o tal número "mágico"??? Coincidências ou não, são imensas ;)
Comecei a calcular datas e por exemplo hoje 17/6/2005 somado dá o número 3 ( 1+7+6+2+5 = 21 = 2+1=3 ), temos também o dia 30 de Junho ( apesar de esse conter o número 3 mas a soma não dar 3 ) e finalmente e mais óbvio o dia 3/7 e 13/7.
Será que vais nascer num destes dias ou estas coincidências irão terminar?? Estou curiosa por saber quando nasces e ao mesmo tempo desejosa que esse dia chegue porque esta espera começa a ser quase insuportável.

Beijinhos

16 junho 2005

Síndrome do ninho

A minha bébé tem estado incrivelmente activa quando supostamente já a deveria sentir menos. É como se andasse aos pulos na minha barriga. Alguém sentia ist no final de tempo?
Ahhh e a mania das limpezas chegou em força, o dito "síndroma do ninho ". Eu sei que não devo exagerar mas hoje deu-me a mania das limpezas. Apetecia-me conseguir fazer todas as limpezas de maior antes da Beatriz chegar mas sei que não posso nem devo abusar porque assim ela chega mesmo antes.

Beijinhos

5 anos de amor

Hoje quero deixar neste post uma dedicatória a uma pessoa muito especial na minha vida, o meu Amor, o Nuno.
Hoje comemoramos 5 anos de união, 5 anos de início de um namoro tão bonito e feliz. Posso dizer que nunca passamos por grandes altos e baixos na nossa relação, tem sido sempre relativamente estável e nunca esteve em risco de acabar ( graças a Deus ). E isso quase me assusta !!!! Mas é muito bom acordar todas as manhãs e sentir-me amada e sentir que amo todos os dias, a todas as horas... Não seria concerteza tão feliz como sou hoje com outra pessoa qualquer, pelo menos não de momento. Preenches o meu coração, a minha alma, o meu ser. És atencioso, carinhoso e sobretudo meu amigo. E isso faz-me sentir completa, faz-me pensar que a decisão tomada à 5 anos atrás e que na altura me preencheu de dúvidas, foi uma das mais acertadas da minha vida e também uma das que me trouxe mais felicidade. Mesmo que os nossos caminhos deixem de estar unidos ( que desejo ardentemente e que tudo farei para que isso não aconteça ) quero que saibas que tens sido e és muito especial para mim e que me tens feito sentir tão bem como me sinto hoje. E estamos prestes a realizar um sonho comum... vamos ser pais de uma menina fantástica que nos unirá o resto dos nossos dias.
Amo-te tranquilamente, sem ansear nem temer que da tua parte o sentimento não seja igual porque tenho confiança em ti, nos teus sentimentos e no teu amor. Parece que nos conhecemos desde sempre... fizeste-me acreditar no destino, fazes parte do meu destino.
É dificil descrever um sentimento tão grandioso e tão bonito, mas a verdade é que contigo me sinto feliz, segura, amada, desejada, Mulher... e que mais posso querer para ser imensamente feliz??? Nada, só posso pedir para que tudo continue tão bem como tem estado até hoje mas cá no fundo sei que ainda será melhor quando a nossa Beatriz nos bater à porta e disser : " cheguei e quero partilhar convosco a vossa felicidade... agora somos 3... uma família muito feliz ".
Obrigada pelo teu amor.
Amo-te Muito.


Beijos

15 junho 2005

Consulta

Olá,

Ontem o dia foi preenchido. Depois das análises logo de manhã com a da glicémia incluída, foi a vez da consulta. Medir tensão e estava normal (122/74 ), peso, aumentei 1 kilo desde a semana passada portanto, 3 kilos desde o início da gravidez. Fui mostrar a ecografia que fiz a semana passada ao que me confirmou que a bébé está bem, estabilizou no percentil 50 e a continuar assim não há motivos de preocupação com ela. Ainda não encaixou a malandra, parece que gosta mais de estar à larga, eehehh.
depois tive de estar o resto da manhã à espera do resultado das análises e soube que a minha anemia melhorou mas ainda existe e os valores do ácido úrico ainda estão alterados. As plaquetas continua a descer mas ainda estão nos valores normais. A continuar assim não sei se a minha médica não me irá antecipar o parto para que as plaquetas não desçam abaixo do normal.
Quanto ao dito toque, ainda não foi desta ( uffff...), talvez por ainda estar com 36 semanas e por vezes o mesmo adiantar as coisas, não sei.
para a semana volto lá mas desta vez com consulta e ctg, vai ser uma pipa de massa todas as semanas ( 80+57 = 137€ só para as consultas e ctg, durante 3 semanas ), mas enfim... por uma muito boa causa. Como disse em tom de brincadeira, vou ter de ficar lá a prestar serviços para pagar o parto, ehehehhe.
Depois almocei com o maridão e á tarde foi a vez de me mimar, fui ao cabeleireiro, cortei o cabelo, fiz madeixas ou nuanes, nunca sei distinguir, arranjei os pés, fiz depilação e só não arranjei as minhas mãos porque já não deu tempo. Ai... sabem tão bem estes miminhos, pelo menos eu gosto muito de mudar o visual :)
Agora a Beatriz tem a mãe mais bonita à espera de a receber ;)
Beijinhos

13 junho 2005

A cor da minha personalidade

Num blog descobri um teste à personalidade de acordo c as cores.
Concordo com o resultado ;)

AQUA : You enjoy life, humor, and being exuberant. Wherever you go you usually find yourself stealing the spotlight without even trying. You love to let go and have fun.

36 semanas, início do 9º Mês :)

Hoje fomos ao Centro de Saúde para me passarem a dita baixa e mais uma vez fiquei desiludida com o atendimento médico, dando assim por bem empregues todo o dinheiro gasto nas consultas de médico particular. Infelizmente é assim... não há meio de a saúde em Portugal dignificar a categoria de país desenvolvido que somos ( será que somos?!) e de Estado Membro da União Europeia.
Então foi assim, fui ao Centro de saúde conforme o combinado com a minha médica de família para que me passasse a baixa, quando lá cheguei a minha médica está doente e não sabem quando regressa e ninguém a está a substituir. O pessoal administrativo foi muito simpático e como mostrei a declaração da minha médica em que consta que me encontro em situação de risco, tentaram arranjar um médico que me atendesse para passar a baixa. Assim foi, e cerca de 2 horas depois fui atendida por uma médica muito antipática que não me perguntou nada e ficou apenas a olhar para mim e para o meu processo à espera ... Lá disse o que a minha médica tinha dito, mostrei a declaração e ela sem me dizer uma única palavra passou a dita baixa, mas apenas por 12 dias quando a minha obstetra recomendou baixa até ao final do tempo ( 40 semanas ). Deu-me o papel para a mão e só me disse no final "as melhoras e que tudo corra bem"... assim, sem mais nem menos. Não me perguntou porque iria de baixa, o que não tinha corrido bem, nada e só me passou baixa por 12 dias. Posso até não precisar de mais que isso, mas seja como for, não acho correcto.
Bem e eu nem quero falar das instalações que são precárias e inadequadas para a prestação de cuidados de saúde, com apenas 2 casas de banho pouco dadas à limpeza, feitas por baixo de um vão de escada. É uma pena que para termos os mínimos de serviços médicos cuidados temos de pagar e mesmo assim, nem todos os sítios reunem condições adequadas. Nesse aspecto estou muito satisfeita com o Hospital Cuf Descobertas que até ao momento o único senão é que normalmente estou muito tempo á espera para ser atendida, mas tudo o resto compensa.
Amanhã tenho mais uma consulta, a primeira das semanais ( ainda sem CTG ) mas provavelmente já com o famoso toque.
As noites são cada vez mais difíceis porque se torna complicado adormecer sem posição e com a Beatriz aos soluços e aos pulos dentro de mim. Não consigo perceber como a moça consegue arranjar espaço mas já era suposto mexer menos, mas não... é uma algazarra, lol. Fico mais descansada assim mas cada vez custa mais. Agora gostava que a Beatriz continuasse a crescer bem na minha barriga e a ganhar peso e talvez daqui a 2 semanas viesse finalmente conhecer os papás e toda a família. Vou aguardando calmamente por ti filha!
E porque o post está longo e hoje comemoramos o início das 36 semanas e também o início do 9º Mês em baixo está a descrição de como evolui a nossa menina.

A 36ª semana de gravidez

O seu bebé está completamente desenvolvido. Na verdade, você está a sentir-se cada vez mais ansiosa e desconfortável porque ele continua a crescer ( sim, principamente desconfortável porque a ansiedade controlo ) .

O seu bebé: O comprimento do seu bebé nesta 36ª semana é, em geral, de 47 cm e o peso, de 2700 a 2900 gramas. O cérebro desenvolveu-se rapidamente e tudo o resto está completamente desenvolvido ( que bom, a tão desejada meta das 36 semanas ) . Nesta fase o bebé chupa no dedo, mexe as pálpebras, soluça e brinca com o cordão umbilical ( e todos os dias a Beatriz tem soluços ). Às vezes também chora. Dorme 16 horas por dia e sonha 65% desse tempo. A cabeça começa a forçar mais o colo para iniciar o trabalho de parto. As dores de acomodação são intensas e bastante desconfortáveis para a mãe. Em compensação, o estômago e as costelas ficarão mais livres e você terá mais facilidade em se alimentar e respirar.

A futura mãe: O seu útero cresceu durante estas últimas semanas e está provavelmente debaixo das suas costelas. A partir de agora deve começar a ir ao médico semanalmente. ( sim começo já amanhã) Acontece, por vezes, as futuras mães sentirem alterações que vão da fadiga a explosões de energia ( é mais fadiga, eeheh ). O seu peso está muito provavelmente a provocar-lhe dores de costas, prisão de ventre, azia e desconforto na zona pélvica. O clima de ansiedade é cada vez maior e a mãe sente-se incomodada para tomar banho, andar, sentar e até para respirar ou comer. Tenha cuidado e preste atenção aos movimentos do seu bebé. Caso ele não se movimente por mais de 4 horas avise seu médico, para se certificar de que tudo está bem. A qualquer momento você pode começar a sentir cólicas, perder água ou sangue. Caso isso aconteça, é hora de ir para a maternidade!

Conselho para esta semana: Lembre-se dos sinais de trabalho de parto. O sinal mais característico de trabalho de parto é, sem dúvida, a presença de contracções.Estas contracções começam lentamente, com uma duração aproximada de 30 segundos e em intervalos de 30 minutos ou até de 10 em 10 minutos. Não devem ser acompanhadas de sangramento (tipo sangue vivo ou em quantidade grande) em nenhuma ocasião, a não ser, um sangramento discreto como o que acontece no final da menstruação. O intervalo entre uma contracção e outra vai diminuindo até chegar a ser de apenas 3 minutos. E aí sim temos um trabalho de parto.

Beijinhos

12 junho 2005

Pés e pernas... o desafio

Nestas últimas semanas os meus pés tem inchado bastante. Inicialmente era apenas no final do dia mas agora não deixam de estar inchados, principalmente o pé esquerdo e a perna esquerda. As pernas doem-me bastante, tenho até a sensação de estarem negras e nem com massagens isto lá vai. O que me tem valido é que o calor abrandou bastante mas mesmo assim os pés não desarmam e só consigo calçar 2 pares de sapatos, mas como um deles são quentes, já não sei o que faça. Não queria comprar sapatos nesta altura porque primeiro terei de comprar bem largos e depois não os usarei mais, mas a continuar assim não me resta alternativa. E vá lá que não me posso queixar muito porque as mãos não tem inchado e continuo a usar a aliança que segundo a minha médica é um "luxo" para uma grávida de fim de tempo :).
Mas como eu digo, tudo o que me "aflige" passará daqui a um mês, quando a minha menina nascer. E já que estou numa de me queixar, também me tem doido as articulações da perna com o osso da bacia e o próprio osso da púbis ( acho q não estou a dizer nenhum disparate ), já para não falar das constantes dores nas costas.
Vida dura a de grávida, mas muito compensadora, sem dúvida ;)

11 junho 2005

Contagem decrescente... faltam 30 dias

Olá a todos,

Pois é, a partir de hoje faltam no máximo 30 dias para que a minha querida Beatriz venha conhecer o mundo. Para nós já fazes parte dele e nestes últimos 8 meses começamos a descobrir sentimentos que antes faziam parte do imaginário dos mais românticos. Ainda não nasceste e já nos fizeste mudar tanto, a forma de olhar o mundo é diferente, as prioridades são outras e todos os sacrifícios feitos para te receber da melhor forma são um prazer... coisas que antes nos faziam aborrecer, agora são meros contratempos...e ainda não te temos nos nossos braços. Como já tinha dito antes, passei a valorizar ainda mais o papel dos pais e mães atentos, presentes, amigos e por isso mesmo, passei a valorizar ainda mais a minha mãe e também a minha avó que também foi uma boa mãe ( apesar de com diferenças de épocas e mentalidades, claro ). E fico ainda mais feliz porque também eu vou "criar" uma futura mãe e sabendo que nos guiamos pelos exemplos que temos, ainda mais empenhada me sinto para que a minha filha seja feliz e íntegra. Mas por enquanto é só uma bébé, linda concerteza ( porque os filhos são sempre belos aos olhos dos pais ), indefesa e dependente do amor dos pais, do carinho e dos seus cuidados.
Confesso que começo a ter uma certa ansiedade e ao mesmo tempo a querer que estes dias passem a correr. Já não temo o parto, pelo menos não agora, e só quero pensar que mais dia menos dia, poderei estar neste mesmo computador a escrever mais uma história do nosso dia a dia mas agora, como a Nossa Filha do nosso lado e isso enche-me o coração de alegria e felicidade.

Um bom fim-de-semana.

09 junho 2005

Natação!!!

Ao contrário do que é habitual, a aula de ontem não me correu nada bem, isto porque fiquei estafada, estava cansadissima e quado acabei e fui almoçar até tinha as mãos a tremelicar. O Nuno já assistiu e diz que eu estou ali como se me estivesse a preparar para os jogos oplímpicos ou para a alta competição. É certo que às vezes sei que me excedo e tento fazer à velocidade do pré-grávida, mas quando me apercebo reduzo.
Ontem apesar de ter achado q não me excedi fiquei estremamete cansada, não sei se por estar com a dita anemia, mas a cada aula que passa sinto que me custa mais... mas sabem tão bem aqueles 45 minutos dentro de água. Sábado é mais um dia de aula que espero correr melhor porque caso contrário terei de perguntar á minha médica se deva ou não continuar. É que com este calor, sabe tão bem!!!!
Também ontem foi supostamente a última aula de uma pré-mamã que completou as 40 semaninhas... e eu cada vez mais perto, mas ao mesmo tempo com a sensação que falta imenso.

08 junho 2005

Up-date

Mamã Cátia,

Só para dizer que estou a fazer a preparação para o parto no Estádio Universitário de Lisboa, bem como a Natação pré-parto.
E hoje é dia de natação, yuuupii !!!!
Beijocas

Felicidades

Olá,

Hoje venho relatar que provavelmente neste momento estará a Beatriz do blog Baby Beatriz a nascer ou até já estará nos braços dos seus pais, precisamente às 37 semanas e 5 dias.
Estou incrivelmente ansiosa para saber notícias de um blog que tenho seguido diariamente e ao mesmo tempo fez-me pensar que serei uma das próximas a experimentar a felicidade de ter a minha Beatriz nos braços, apesar de por vezes parecer que ainda faltam 4/5 semanas, quem sabe???
Hoje comecei um período de miniférias até dia 13/6, a partir daí começarei a minha baixa até à data do parto e depois, bem depois são 6 meses a gozar da nossa querida menina que nos irá encher de alegria. O papá anda muito ansioso e agora quando fala para a barriguinha já lhe diz que está cheio de vontade de a conhecer, mas calma... eu gostava que a minha Bébé nascesse só a partir das 38 semanas... É que ela não é uma bébé grande e quanto mais tempo estiver na minha barriga, melhor.
Ontem foi a aula de preparação para o parto em que o tea foi... o parto. Falou-se dos diferentes "sintomas" do início de trabalho de parto, das contracções, do rebentamento das águas, do rulhão mucoso, etc.
A terapeuta ensinou-nos também uns exercícios para o períneo para favorecer a expulsão e recomendou-nos a praticá-lo todos os dias por 20 vezes.
A minha mala e a da Beatriz está pronta e fechada... foi uma sensação estranha a que senti quando as fechei... não sei explicar, parece que fica para trás uma vida ( que tem sido boa e feliz ) para iniciar uma nova etapa que será concerteza ainda melhor, mas ao mesmo tempo deu-me uma certa nostalgia, coisas de uma pré-mãmã em fim de tempo :).

Beijinhos e obrigada por os "seguirem".

07 junho 2005

Ecografia... mais uma, talvez a última :)

Hoje fui a mais uma ecografia e para grande felicidade nossa está tudo bem com a nossa menina. Está no Percentil 50, ou seja, estabilizou o ritmo de crecimento e neste momento tem cerca de 2400 gramas. A continuar neste ritmo, deverá ser uma bébé de fim de tempo de 3 kilos 3 kilos e pouco segundo o médico. Tranquilizou-nos e disse que podemos estar descansados porque está tudo bem. Até disse em tom de brincadeira que agora como vou para casa ainda sai uma bébé grande quando há pouco tempo se temia por estar mais pequenina :).
Tivemos mais uma oportunidade para a espreitar a dormir, desta vez, muito tranquila, com a boquita aberta, não admira que depois tenha tantos soluços, lol.
Estamos muito tranquilos e o meu feeling é que ela nasce lá para 3 de Julho ( às 39 semanas )... não sei bem porquê, mas acho ;).
Beijocas

06 junho 2005

35 semanas

Mais uma semana que se inicía, menos uma para conhecer a nossa pimpolha.
Está quase tudo pronto para a chegada da Beatriz mas ainda me falta os mamilos de silicone da Avent, as conchas (arejadas) e as toalhitas da Chicco para limpar os seios ( estas últimas não sei se deva ou não comprar), pois a minha sogra não conseguiu trazer-mas no fim de semana.
De resto até os brinquedinhos já estão no lugar.
Amanhã é dia de mais uma ecografia e de aula de preparação para o parto.
Falta pouco!

A 35ª semana de gravidez

O seu bebé já tem cerca de 2500 g e os pulmões praticamente desenvolvidos. Podem surgir algumas mudanças de humor durante este tempo causadas, essencialmente, pela ansiedade antes do nascimento do seu bebé.
O seu bebé: Os pulmões estão quase totalmente desenvolvidos; no entanto, se o bebé nascesse neste momento, ainda teria que ir para uma incubadora. Ainda não existe gordura em quantidade suficiente debaixo da pele que o mantenha quente fora da barriga da mãe. O seu bebé já está rosado, tem unhas, cabelos, sobrancelhas, bochechas e os olhos abertos. A maior parte da lanugem já caiu e a cabeça do bebé está posicionada de tal maneira que vai ser ela que vai começar a estimular o colo para o parto. A medida dos pés a cabeça é de 45 cm e o peso de 2500 a 2600 g.
A futura mãe: Não deixe de praticar os exercícios, que já deve ter iniciado e, se ainda não o fez frequente, os cursos pré-natal. Já deve ter engordado entre 11 e 13 quilos ( engordei 2 kilos e pouco desde o início da gravidez... leram bem, dois quilos, lol ). É provável que se sinta mais desconfortável e que esteja a ter alguma dificuldade em dormir. Também pode acontecer que esteja a sentir-se cada vez mais ansiosa com o parto, o que pode causar alguma má disposição e irritabilidade.
Conselho para esta semana: Certifique-se que comprou as coisas necessárias para o seu bebé: equipamento, roupas, carrinho para o carro, o berço e tudo o resto que ele vai necessitar, pelo menos, durante as primeiras semanas ( penso que sim ).

03 junho 2005

Mobile Musical

Ontem comprámos o mobile para a nossa princesa, um amor... Compramos o modelo da Jollybaby com figuras marinhas. Muito bonito, espero q a nossa Beatriz se entretenha muito com ele e que nos ajude a ter noites descansadas ;), sim porque eu sou muito dorminhoca e já estou a delirar com as noites mal dormidas que se aproximam, lol.
Compramos também a fita para pendurar a chucha mas falta comprar a caixinha para a dita não andar a apanhar cabelos :).
Amanhã chegam os cremes da Mustela da Beatriz e as últimas coisinhas que me faltavam como os bicos da avent e as conchas.
Está quase, quase :)

Beijinhos

02 junho 2005

Ecografia

Consegui marcar a ecografia para a próxima terça feira, mas infelizmente às 14.15. Digo infelizmente porque às 3ª tenho o curso de preparação e a próxima aula é sobre o parto. Logo nessa terei de sair mais cedo e perder cerca de 30 minutos de uma aula de uma hora :(. Mas não tive hipóteses, ou era aquela hora, ou não era. Vou tentar chegar um pouquinho mais tarde ( tipo 14.30 ) e assim saio da aula às 14.15 +/- e aproveito as duas coisas.
Beijinhos