07 janeiro 2009

Precipitei-me

Ontem depois do banho uma birra média que já vinha do banho por não querer lavar a cabeça e que depois era porque não queria por o creme.
A birra estava quase a terminar, mas ainda com um tom que não de brincadeira disse-me:
- Vaca.
Não pensei duas vezes, não lhe perguntei porque o dizia, a mão saltou-me de imediato para o rabo despido.
O choro que se seguiu foi mais que muito e entrou no choro sentido talvez porque nem sequer justifiquei o meu acto o que não é usual, aliás, não é usual fazê-lo, muito menos sem que haja uma atitude repetida por ela e depois de vários " avisos " meus.
Arrependi-me por nem ter tentado perceber qual era a intenção e mesmo que a intenção fosse a ofensa, sei que não tem noção do que a palavra pode significar.
Quando acalmou, perguntei-lhe porque o disse. Ainda no meio dos soluços disse-me:
- Estava a brincar.
Pedi-lhe desculpa e expliquei que me tinha parecido que ela não estava a brincar mas sim zangada comigo e que me tinha chamado assim por estar irritada.
Repetiu que não, que estava a brincar e percebi que não tinha entendido a minha atitude.
Voltei a pedir-lhe desculpa, selamos as pazes com um abraço. Desculpou-me e disse que não dizia mais aquilo, sem que eu lhe tivesse dito que aplicar aquelas expressões em pessoas poderia ser ofensivo.
Arrependi-me, mas a palmada já lá estava e arrependi-me não tanto da palmada, mas da minha precipitação por não a ter tentado entender, por não ter pensado que ainda que o dissesse sem ser em brincadeira, ainda ( e felizmente ) não tem noção das palavras que podem magoar os outros, porque essa malícia vem com a idade.
Pelas atitudes e conversas que tem de criança mais velha, esqueço-me algumas vezes que só tem 3 anos.
Adormeci com ela e antes de fechar os olhos, agarrou-me na cara e beijou-me dizendo-me:
- Gosto muito de ti!

6 comentários:

Ana disse...

acho que isso acontece a toda a gente. É bom que elas percebam que a mãe também tem limites! Todos nós perdemos a calma em algumas alturas da nossa vida, há é quem nunca admita isso .

bj

Susie disse...

Essas coisas têm também o seu papel para os pais pedirem desculpas aos filhos. É bom que eles nos vejam como pessoas e não como Deuses...

Unknown disse...

Ficamos de coração partido mas se tivesse sido comigo penso que teria feito o mesmo...
Beijocas grandes

Xana disse...

Somos seres humanos. Também erramos. Não te culpabilizes por isso!

Beijinhos

Princesas Ervilhinhas disse...

Acontece a todos! Mas o importante é reconhecermos que também erramos e não hesitar em pedir-lhes desculpa. Tal como fizeste.

Bjs,
Carla

Unknown disse...

Ó pá! Acontece!