14 janeiro 2009

Grafismos e desenhar números

Na escola foi dito pela educadora que iam aprender a desenhar os números de 1 a 3 ( e eu percebi até 5 mas afinal é até 3 ). Na altura exasperei-me um bocadinho com tamanha exigência, mais a mais porque sei que ela adora e porque desta forma, acaba por não explorar outras áreas de interesse e desenvolver aquilo que " precisa ", não aquilo em que está bem. Não a quero excelente ( claro que se o for óptimo ), quero-a equilibrada e que experimente várias coisas até que perceba do que gosta mais.
Não sei se já começaram mas penso que não dado que ainda não vi nada disto exposto, apenas desenhos, pinturas e colagens.
Comprei-lhe em Dezembro 2 livros de grafismos e desenho de números numa loja de chineses, por 1,5€ cada um, mas escondi-os porque ainda acho cedo para este tipo de brincadeira, além de que não quero forçar, quero que aprenda porque quer, sem " timmings ". Este Sábado descobriu-os, pegou no lápis e escreveu por cima dos tracejados os números que quis. A velocidade a que o fez deixou-me perplexa, como se o fizesse há muito, sem que eu precisasse de explicar o que era para fazer. Seriam perfeitos não fosse a velocidade a que os fazia e já se sabe, a velocidade é inimiga da perfeição.
Passado pouco tempo guardou os livros, não sem antes lhes cortar umas páginas com a tesoura, pois claro.
Pensava eu que ela não tinha ainda a destreza necessária para começar a escrever, afinal ela desenha mal ( porque é verdade ), mas " escreve " bem e depressa.
Tem tanta pressa de ser crescida esta minha filha, mal sabe ela que o bom mesmo é ser criança.

11 comentários:

Unknown disse...

Deixa! PAra ela pode ser divertido escrever!! E porque não?!?!

Ela tb brinca, não é!? Por isso....

Eu acho que nas escolas querem que os putos cresçam depressa demais!! É demasiado cedo para tanta coisa! Mas hoje em dia....

Lúcia disse...

Mas no caso em concreto acho que ainda não desenham números, já fazem grafismos mas não números e mesmo que o façam seria o 1,2 e 3, ela fez o 9, o 6, o 8 e mais uns quantos sem pestanejar.
Ela brinca sim bastante mas há actividades que não sei ter com ela como por exemplo tudo o que é mais físico e nas artes ficamo-nos pelos desenhos, aguarelas, lapis, pinturas e assim. Esta é a parte que deveria ser mais explorada nela por quem perceba, eu sou mãe, mas não sou omnipotente e como tal, faço o que sei nem sempre da melhor forma. Sendo eu uma pessoa com tendência para actividades de intelecto não consigo explorar da mesma forma o artístico e físico. Tento mas é para essa parte que acho que devem aprender mais na escola, que os números, as letras, etc tem mto tempo para aprender e pode mto bem criar à priori " preferencias neles ". É óbvio que não vais gostar do que não conheces :). Esta abordagem tende a toldar preferências/ tendências até profissionais, penso eu.

Liliana ♥ disse...

menina desafio no meu blog...
beijinho

Unknown disse...

Hoje em dia começam cedo.
A minha também começou com os números e coisinhas assim na pré, com a idade da tua.
Dede que não seja demais...
Mas o que dizes é verdade: tem tempo :)
Beijocas

Princesas Ervilhinhas disse...

Querida,

Acho q te preocupas demais. Deixa-a aprender ao ritmo dela. Se o ritmo dela é avançado deixa-a ir.

Acredita que na idade delas, se elas não estiverem a sentir prazer numa determinada actividade, não a fazem!

E pelo que vou lendo nos ultimos 3 anos, ela tem estimulos nas varias areas (artistica, motora, intelectual) e todas de uma forma equilibrada.

Não analises tudo! ;)
Deixa-a também demonstrar a sua preferencia. E não fiques surpreendida se for semelhante á tua. Afinal é tua filha! :D

Beijinhos a rabiscar,
Carla e Ervilhas

PS: A minha Beatriz tem um enorme prazer em escrever letras. Os números nem tanto, mas as letras... E eu? Devo inibi-la? Força-la a fazer só desenhos? Prefiro deixa-la explorar e fazer o que gosta.
E o que gosta hoje, será que ainda vai gostar amanhã?

PS2: Alonguei-me... sorry!

Lúcia disse...

Expliquei-me mal:
O que eu não quero é toldar-lhe uma preferência. Claro que é mto engraçado o : sai à mãe, só n quero é que isso aconteça porque não teve estimulos nas outras areas. Vai tendo na escola sim e mm comigo que tento diversificar, mas não obrigo a brincadeiras, tento algumas vezes é despertar-lhe outros interesses :)

Xana disse...

Eu entendi o que disseste, mas eles muitas vezes simplesmente não querem! O V. não quer, não liga a número, a letras. Só quer puzzles. No outro dia deram-lhe um de 60 peças e a criatura pegou nele e fê-lo num abrir e fechar de olhos. Eles tem polos de interesses diferentes. Nós estimulamos várias áreas, mas eles tem mais inclinação para umas coisas do que por outras!

Beijinhos

Patríciangélico disse...

Olha Lúcia, deve ser normal isso dos números até 3, porque no infantário da Mariana também vão aprender a fazer até ao 3. E grafismos também.
Agora há uns livros que parece que estão muito bons e que eles adoptaram no infantário, que se calhar também adoptaram aí. Talvez seja tipo programa.
Também tento estimulá-la em diversas áreas mas acho que elas já vêm com o "chip" mais ou menos definido. Alguma parte será genética, não é? A outra fazemos por isso, por variar. Vamos ver. Interessa é serem equilibradas, como dizes. Beijinho.

Miúda disse...

E as crianças não sabem escrever?! A imaginação voa ainda mais alto quando sabem ler. Elas têm tempo, mas não é um crescimento que me assuste. A Maria já desde Set que vêm a fazer grafismos, ondas, curvas, altos e baixos e agora no natal deram-lhe numeros e letras. Para já anda a passar por cima o aeiou e alguns nºs. Deixo-a apenas passar por cima, brincar, ainda não a empurro para saber o que é, claro q respondo quando pergunta, mas nadamos devagarinho! ;), jocas

Miúda disse...

Ah, qto a ser de agora saber os nºs e as letras na pré: qtos de nós não o sabiamos já sem nunca ter andado numa escolinha. Pelo menos nós lá em casa, só com a ajuda da mãe e da irmã mais velha... e olha que não somos nenhuns crânios. Já das artes... tu não queres levar a Bia lá a casa vestida de bailarina a ver se faz inveja á Maria?! É que tirando as cantigas mais nada lhe interessa.. oh bicha!

Loira disse...

Acho que, hoje em dia, se começa demasiado cedo numa série de coisas e, para ser franca, não acho que seja bom.
beijo