20 janeiro 2009

Consulta dos 3 anos e meio

Está tudo impecável em termos de desenvolvimento, quer motor quer mental e nem a médica sabe de metade, apenas respondemos às questões que fez ( eu e a Beatriz ) e é óbvio que não iria perguntar se já reconhece as letras, se já identifica o nome, se já sabe fazer raciocínios matemáticos simples, se reconhece as horas. Limitei-me a responder às perguntas e só assim e pela conversa breve que teve com ela deu a apreciação de Excelente desenvolvimento.
Com a médica que veio substituir a da Beatriz, simpática e cuidadosa, conseguiu cativar-lhe alguma confiança ( mas ela não é uma criança inibida é certo ) e tiveram uma conversa sobre brincadeiras preferidas, melhor amiga, idade, etc.
Na observação física, os ouvidos estão envelhecidos em relação à idade real devido às várias otites que teve, com marcas mas neste momento, sem infecções, limpinhos.
Na observação da dentição uma ressalva para o dente lascado, segundo a médica, medalha de bom comportamento e sinal de que é uma menina sossegada :).
Coração com batidas regulares, pulmões desobstruídos.
na medição do perímetro cefálico uma nota ao cabelo dela bem forte, invejado pela médica :).
Destacou-lhe a simpátia e o fácil trato, bem como a sua auto-confiança e beleza.
Pesagem e a balança a oscilar entre os 12.800gr e os 12.900gr. Registou 12.800gr porque foi onde a balança estabilizou, altura 90 cms.
Percentis muito baixinhos, mas mais preocupante é o da altura, que está abaixo do 5, +/- no 3. Como houve um decréscimo de percentil, como é uma criança que por ser pequena é seguida com mais atenção ( e também pelas constantes otites ), a medica fez uma ressalva para que se na consulta dos 4 anos, se mantiver sem crescer ou com um percentil abaixo do 5 farão análises para estudar as hormonas do crescimento. Fiquei apreensiva porque até aqui sempre se manteve no P5, se fosse uma criança de percentil superior não ficaria, aliás, sempre foi P5 e nunca me alarmei com o facto, agora que há um decréscimo de percentil e uma chamada de atenção da médica, a coisa muda de figura.
Falaremos com a médica dela ( mesmo em licença de maternidade vou chateá-la ) para saber a sua opinião, mas não quero esperar 6 meses para fazer análises e detectar eventualmente alguma anomalia ( e faz-me confusão que não tome vitaminas ou coisa do género ).
De resto excelente, mesmo, mas o excelente ficou tão ofuscado com a minha preocupação que nem lhe dou o devido " mérito ".
Quero como sempre o fiz até aqui, atribuir o tamanho à genética, mas na minha cabeça passam cenários que não este.
Entretanto marcarei consulta com o homeopata dela para saber a opinião dele.
É verdade, Perímetro cefálico de 49,5 cms.

3 comentários:

Liliana ♥ disse...

:) ela é de facto MUITOOOOO desenvolvida:) já sabe tanta coisa Lúcia:)))

e tu menina acalma esse teu coração de mãe:)

um beijinho

Princesas Ervilhinhas disse...

Querida,

Tens uma Beatriz linda e muito despachada! O decrescimo de percentil não foi muito grande (nem sei se se pode considerar significativo). Fazes bem consultar a pediatra dela que a conhece desde sempre. E se mesmo assim não ficares tranquila pede uma segunda (terceira) opinião.

Bjs,
Carla

Ana disse...

Amiga,

Compreendo muito bem as tuas preocupações porque também tenho uma filha lingrinhas e que não gosta de comer.
Inclusive também me questionei (e ainda questiono) o meu jeito para a culinária, mas enfim.
Em relação à Beatriz não me parece que haja nada de mal no desenvolvimento dela. Parece-me que seja genético mas acho correcto que a médica espere pelos 4 anos para fazer as análises.
Vais ficar mais descansada depois.

Tenho uma amiga minha que o filho não crescia e que o irmão mais novo era dois palmos abertos mais alto que ele. Fez análises e mais uma carrada de exames a pedido da pediatra.
Tudo normal com o crescimento dele. Pronto!

Vai concerteza acontecer o mesmo com a tua princesa.

Hás-de pedir à tua mãe, se ela tiver, o teu gráfico de crescimento, só por curiosidade.

Beijocas