06 janeiro 2009

3 anos e meio

É com orgulho que frisas, quando te perguntam a idade, que tens 3 anos e meio. E o meio é quase tão importante para ti como os 3 anos.
Tens pressa de fazer 4 anos, depois 5. Queres ser crescida, mas também é verdade que já o desejaste mais.
Aprendeste a defender-te sózinha dos " massacres " da tua colega, que insistentemente te dizia que eras pequena, agora dizes:
- Eu já não quero ser grande.
E a conversa acaba por aí, que o teu " desprezo " quebra os argumentos da tua parceira . Eu sei que no fundo no fundo, não é bem verdade, que até gostavas e desejas um dia ser " muito áuta ", mas não és e aos poucos aceitas o facto, com as minhas explicações e com muito afecto. Perguntaste-me se eu era grande, disse-te que também eu sou baixinha, mas isso não importa. Não importa a nossa altura, a nossa cor, o que importa é como somos.
Perguntei-te:
- Gostas de mim?
- Sim... muito.
- Gostas de mim porque sou baixinha?
- Não, gosto de ti porque és a mãe.
- E gostavas mais de mim se eu fosse magra? ou alta?
Pensaste um pouco e disseste:
- Não.
Percebeste, ainda que não o saibas explicar, que o amor não depende do aspecto físico e isso deixa-me orgulhosa de ti, orgulhosa que não vejas as diferenças ou que essas diferenças não te façam olhar para os outros de forma diferente, orgulhosa porque, arranjas-te um argumento não discriminatório para " calar a tua colega ".
Andas mais afectuosa e se dantes os teus afectos eram maioritariamente abraços, agora são abraços e beijos alternadamente a mim e ao pai. É verdade que muito do que és é pelo que vês e isso confirma-se neste aspecto. Passaste a beijar muito mais, a abraçar muito mais porque também nós o fazemos mais amiúde com os outros e claro, contigo, se bem que a ti, os beijos e abraços nunca faltaram.
Estás mais afectuosa e consequentemente, mais mimadinha, aquele mimadinho de se enrroscar em nós, de querer colinho.
Continuas a pedir uma mana e face à nossa conversa de que pode vir um mano dizes:
- Então se vier um mano eu quero um mano e uma mana.
Resumindo, se um dia engravidar e for rapaz, estou já preparada para o facto de não deixar de nos " chatear " com os pedidos da mana :).
Estás tão crescida em conversa e em argumentos que se torna difícil de te demover com razões que aceites sem duvidar. Isso leva a que mais vezes do que as desejadas, eu e o pai tenhamos de te dizer:
- É assim porque eu estou a dizer!
Não te contentas com respostas rápidas, com respostas incipientes ou mal fundamentadas. Até agora tenho conseguido responder a quase todas, mas muitas já me deixaram com verdadeiras interrogações e dúvidas e algumas vezes já te respondi:
- Não sei, mas vou tentar saber.
E tento saber e depois informo-te, aliás, se não o faço, és tu que mo relembras muitas vezes.
Olho para ti e estás uma menina, linda aos meus olhos, no bom caminho para seres um bom ser humano e este é sem dúvida, o meu maior motivo de orgulho. Modéstia à parte, grande parte do que serás, terá por base aquilo que eu e o pai te transmitimos, te ensinamos, que observas em nós.
Gosto tanto de ti princesa!

1 comentário:

Sara CS disse...

A Joana também faz questão de dizer que tem três anos e meio, lol!