14 maio 2008

O desmame da chucha - continuação

Na escola não conseguiram que dormisse a sesta sem chucha. Não ajuda o facto de todos os outros ainda usarem porque o argumento " és uma menina crescida " por lá cai por terra com a tentação mesmo ao lado. Também não ajuda que a sesta seja na hora de almoço da educadora e ainda ajuda menos não me ter lá ao pé porque, quer queiramos quer não, às vezes tenho uma paciência e uma insistência desmedida que " sem modéstias " lhe dão a confiança de que precisa nesta fase. Acredito que se o desmame da chucha estivesse a acontecer a todos ao mesmo tempo na creche seria mais fácil mas ainda assim não desisti(mos), não depois do esforço e força de vontade que aquela pequenina me mostrou ter.
A educadora diz-nos que na escola seria melhor começar a tentar quando em casa a coisa estivesse mais ou menos consolidada ou quando começassem a fazê-lo a todos ao mesmo tempo. Confesso que a " falta de solução à medida " da educadora nesta fase não me agradou mas compreendo, por ser mais fácil de o fazer a todos em simultâneo, mais a mais porque na hora da sesta ela não está.
À noite tardou o mais que pode a hora de se ir deitar mas nem por uma vez pediu a chucha. Mais uma vez espantou-me. Deitei-a e li-lhe a história pedida. Como a história era pequena ainda li mais uma mais pequena ainda que a primeira. Gemia e pedia companhia para adormecer mas nunca a chucha. O Nuno ficou ao pé dela enquanto eu fui dobrar a roupa e pouco tempo depois adormeceu, sem chucha, sem lamentos.
Dormiu a noite toda e desta vez a mesma não ficou junto dela, não a teve mesmo. Acordou a choramingar e a mastigar em seco mas não falou no que eu sabia tão bem que lhe fazia falta, afinal, o chuchar é um acto calmante instintivo.
Fiquei tão orgulhosa dela que decidi dar-lhe o presente que ontem comprei para lhe oferecer caso o desmame realmente fosse para a frente. Não tencionava dar-lho já ( aliás não tencionava dar-lhe porque nunca a presentei por nenhuma fase ultrapassada, usei sim os autocolantes quando foi do adormecer sózinha )mas não resisiti a premiá-la por tamanha coragem e demonstração de força de vontade.
Ela ficou muito contente e eu a inchar de orgulho da minha filha não pelo desmame em si, que isso uns mais cedo que outros mas todos o fazem, mas pela forma como está a mostrar ser tão determinada.

1 comentário:

Unknown disse...

Presente bem merecido :)
Beijocas