13 maio 2008

Força de vontade

Admiro-lhe a força de vontade, mesmo antes dos seus 3 anos.
Ontem à noite lá tentamos que adormecesse sem chucha. Claro que percebi que não poderia deixá-la para adormecer sózinha como é costume, depois da história e sem chucha. Ainda assim agi naturalmente, contei a história e fui para o meu quarto. Seguiu-se uma mini birra. Deixei-a sozinha com a birra e quando acalmou fui até ao quarto. Perguntei se já lhe tinha passado a birra, diz-me que sim :). Pergunto o que se passava e diz-me que quer a chucha. Lá falo no mesmo, que vai dar as chuchas aos bébés que lhe põe os dentes tortos, que é crescida, lá lá lá. Pede-me para contar outra história que depois adormece sem chucha. Conto a história. Acabo a história e começa a choramingar. Pede-me que fique junto dela. Cedo mas explico que não vou fazê-lo sempre, apenas naquela noite porque ela era muito valente e ia dormir sem chucha, mas que depois iria para a minha cama.
A chucha faz-lhe falta, contorce-se, vira a cabeça , geme, pede a boneca Joana. Dou-lhe a boneca. Pede leite, no copo côr-de-rosa, dou-lhe o leite. Pede a chucha. Insisto com a conversa mas depois da " luta " dela, vou buscar a chucha dizendo-lhe que no dia seguinte a iria dar aos bébés e que já não a teria mais. Digo também que se quer a chucha não ficaria ao lado dela e digo-lhe para escolher se me queria com ela ou se queria ficar com a chucha. Diz que me quer ao seu lado e pede para a deixar ficar só com a chucha junto dela que não a colocaria na boca. Assim fiz. A resistência dela deixou-me orgulhosa e ao mesmo tempo de coração pequenino. Ela agarrava na chucha e batia com " as costas " da mesma nos lábios, batia na bochecha mas nunca a colocou na boca. Vou lhe dizendo para fechar os olhos que lhe faço festinhas para ajudar a adormecer. Concorda mas passado pouco tempo farta-se das festas. Já muito ensonada e depois de 1h30 nisto diz-me:
- Não consigo domir com chucha, mãe!
- Pois não, tu és uma menina crescida e eu estou muito orgulhosa de ti, és muito valente.
- Não, mãe, eu quero a chucha ( a murmurar ). Eu não consigo dormir com a chucha.
- Não consegues dormir sem a chucha é isso?
- Siiiimm.
- Então eu deixo-te chuchar um bocadinho na chucha e depois tiro-ta para não te fazer mal aos dentes, está bem?
- Está bem.
- Mas é só um bocadinho, ouvis-te? Depois tiro-ta e se fazes birra não só não ta dou como vou para o meu quarto. Combinado?
- Combinado.
- De certeza?
- Xeteja!

Dou-lhe a chucha e 4 chuchadelas depois adormece. Tiro-lha e continua a dormir.
Deixei a chucha na almofada e de manhã tinha-a posta mas ainda assim a noite foi tranquila.
Hoje de manhã levou todas as chuchas guardadas por ela na noite anterior dentro de um saco para dar à ex-educadora. Entrou orgulhosa na creche de saco na mão. No caderninho o recado para a educadora a explicar tudo e a pedir a sua colaboração.
Um passinho de cada vez .

4 comentários:

Unknown disse...

Agora digo que ainda bem que a Pulga nunca gostou de chucha!

Mamã da Bruna e do Rafael disse...

tadinha a lutar contra a própria vontade, não deve ser nada fácil!!!
beijocas grandes

O Príncipe Duarte disse...

Eu ainda nao tirei a chucha ao duarte...

Tem que ser tudo com muita calma.

A Beatriz esteve muito bem!


Bjs

alice+duarte

Xana disse...

Eu acho que o V. talvez já conseguisse ficar sem chucha. Ultimamente sou eu que o lembro dela. Mas não sei se está preparado quando acordar. Não sei se com 3 dentes ainda por nascer não será errado da minha parte tirar-lhe esse conforto. Vou esperar pela operação e depois começamos a tentar. Durante o dia não usa, nem mesmo para a sesta. Usa somente para dormir À noite.

Beijinhos