24 novembro 2008

Eu queixei-me dos custos do colégio

E fui procurar alternativas. A única viável e com uma boa relação qualidade/preço é um jardim de infância público, todos os outros eram muito inferiores e apenas um igual ao da Beatriz, este último ficaria mais 100€ do que pago na actualidade com os extras e não incluí os passeios por não saber os custos dos mesmos ali.
Triste, muito triste ver as condições em que tantas crianças ficam todo o dia, outras as condições até são medíocres mas comparando com o da Beatriz não conseguiria mudá-la pois a diferença era tão grande que me sentiria demasiado economicista ao mudá-la de colégio por uma questão económica, sabendo que ficaria pior do que está agora, sabendo que para ela seria uma mudança para muito pior, sabendo que iria passar de um lugar onde já não falando no facto de conviver com os amigos há mais de 2 anos, não iria ter as mesmas actividades/diversões.
Houve um que até seria uma alternativa semelhante ao que tem agora ( ainda que sem ter música nem ballet ou qualquer outra actividade que não ginástica feita pela educadora ), mas a diferença monetária ( e no caso de ter vaga para o ano ) não seria muito significativa, apesar de não ir pagar os sacos dos pertences iguais ou os guardanapos iguais, ou fatos de treino, por exemplo. Além disso, os próprios passeios seriam um pouco mais económicos. No entanto, não conheço ninguém que lá tenha filhos e está mesmo inserido num bairro social problemático. Não me incomoda de maneira alguma que conviva com diferentes realidades, acho que só a fortalece enquanto ser humano, mas temo pela nossa própria segurança sempre que a fosse buscar de inverno, ao final de dia e já de noite. É que é mesmo assim, não fazem mal dentro do bairro, mas eu sou de fora e seria quase o mesmo que entrar com o meu carro na Cova da Moura todos os dias para ir buscar a minha filha.
Em relação aos contrastes sociais, acho até proveitoso, ela irá para a escola pública e aí há de todas as realidades. Quanto mais cedo lidar com a diferença, maior a probabilidade de não ser marginalizante. Porque não me preocupa que o contacto com outros a torne menos educada ou com tendência a atitudes marginais, falamos de crianças de 3 anos e aos 3 anos não há meninos maus. Já no início da adolescência não penso tanto da mesma maneira e é mais dificil que não sejam influenciados ou que não adoptem posturas marginais para se integrarem num grupo, seja ele qual for.
Pesando os prós e contras, este ano mantem-se onde está ( como já era suposto ), para o ano tentaremos que entre no tal jardim de infância público mas quase de certeza que não conseguirá. Com sorte entrará aos 5 anos. Até lá fica na mesma escola, onde me sinto segura ao deixá-la e onde ela é feliz. É mesmo assim, nenhuma escola é perfeita, a da Beatriz não o é, mas é o melhor da zona e ainda que com ginástica orçamental, está dentro do nosso limite orçamental.
A melhor escola é onde eles estão bem e onde nós os sentimos bem!

4 comentários:

Loira disse...

Acho q concordo praticamente com tudo o q escreveste. Eu tb tenho andado a ver escolas e vi mensalidades q ascendiam aos 700 euros :s. Eu acho q pago mto caro pela do Zézinho, mas ainda assim está dentro do q podemos pagar e é realmente muito boa. Em princípio, acho q já encontrei a escola ideal. Pagarei mais ou menos o q pago agora, mas mantenho o mesmo padrão de qualidade. E terá ainda acesso a várias actividades extra q esta q ele frequenta não tem por ainda serem mto pequeninos, tipo judo, piano, futebol, etc. Ele agora tem música e música e movimento, mas são actividades curriculares.
Para mim, não faz sentido pô-lo num colégio só por ser privado e depois ter uma qualidade duvidosa. Se assim for, prefiro inscrevê-lo numa boa pública. E tb não o faço já, pq dificilmente entrará. No futuro se verá.
Tb sei q os meus padrões de qualidade são bastante exigentes, principalmente pq já fiz um trabalho sobre o assunto e sei exactamente o q devo procurar.
bj*

Unknown disse...

É sempre complicado, mudá-los de escola...
Quanto ao que falas sobre as diferenças sociais e as diferentes realidades, concordo, embora a escola da Lú seja paga é subsidiada pelo que há lá crianças de todos os estratos sociais.
Beijocas

Unknown disse...

O pior das publicas são os dias que fecham (reuniões, greves, problemas logisticos) e depois?? Onde é que as pomos!??! O meu sobrinho foi para uma publica este ano, novinha em folha!! E já teve uns dias fechada!! Isso é o pior! Já para não falar de horarios!! Porque nem todas tem assoc de pais com contractos de ATLs!! Sim, são as associações de Pais que tratam disso!!!
Por tudo isto estou muito indecisa com o futuro escolar da Pulga!! Não sei o que fazer!! E o tempo passa a correr!

Lúcia disse...

A que fui ver penso que só fecha mesmo em Agosto mas não tenho certeza, só quando a tentar inscrever saberei tudo. De qualquer forma vou tentar e se por acaso fechar nesses dias terei de pedir`a uma amiga que está em casa que fique com ela nessas alturas. Para poucos dias de falta de jardim de infância agora tenho " safa ", antes não era assim, mas agora esta minha amiga geralmente pode e gosta de ficar com ela e vice-versa.