11 novembro 2008

Chucha... ou como tirar-lhe o vício

A primeira vez que tiramos a chucha correu relativamente bem, mas surgiu uma grande crise atópica e no meio do choro da comichão e desconforto, cedemos a voltar a dar-lhe a chucha. Foi a pior atitude que tive ao longo desta nossa experiência de maternidade. Na altura seria muito mais fácil consolá-la do que o reinstalar do vício que voltou muito pior.
Além disso, ela foi crescendo e com ela crescem os argumentos e não se torna fácil de lhe " dar a volta ".
Já tentamos a troca por um brinquedo, mas prefere a chucha a um brinquedo novo, já seguimos os métodos mais pedagógicos e os anti-pedagógicos. Seguimos um conselho de um amigo ( e os mais impressionáveis devem passar à frente ) e colocamos um pouco da substância que se usa para desencorajar quem roi as unhas. Sabe muito mal e o sabor prolonga-se por algum tempo, mas ela prefere chuchar até que saia o sabor, ou lavar a chucha vezes infinitas, até que o sabor desaparece. Já tentamos também molhar a chucha em vinagre e dizer que as chuchas estavam estragadas e a solução dela foi:
- Lava a chucha ou dá-me outra.
Já falamos em dar a chucha ao Pai Natal, porque já é crescida e se não der a chucha não leva brinquedos e como disse, ou prefere não receber brinquedos ou fica apavorada com a proximidade do Natal.
Até já lhe disse que como a chucha deixa os dentes tortos, os mesmos lhe iriam doer e eu não iria com ela à dentista.
Já não sei o que mais inventar, à noite não adormece sem chucha.

6 comentários:

Unknown disse...

Ui... na volta vai ter que ser como com a minha: de repente!
Foi muito pedagógico lol: o cão da escola levou :D

Loira disse...

hum... O meu nunca gostou de chucha, por isso não tive esses problemas...
Mas a minha mãe teve cmg. Acho q já te contei. Eu usei chucha até aos 6 anos. Em termos de dentes não teve mtos reflexos (até pq eu só usava para dormir)... eu uso aparelho mas não é por causa disso. O que a minha mãe fez cmg foi combinar q eu deixaria a chucha qd fosse para a escola. E assim foi: na véspera eu entreguei-lhe a chucha (porque já era crescida) e não voltei a usá-la.
Pq não tentas combinar com ela uma data para a retirares completamente?
bj*

Lúcia disse...

Ah já não estou só, eu usei chucha até à vespera de ir para a escola, com 6 anos e meio mas teve consequencias, tenho a " mordida aberta " muito pronunciada. Já fui a um cirugiao maxilo facial q disse q n foi de usar chucha mas é sim uma deficiencia no maxilar superior q n " desceu " in utero para acompanhar o inferior. A soluçao passava por operaçao ( q é considerada estetica ) e uso de aparelho durante pelo menos 1 ano e meio. Fiquei por ali.
Temos uma data combinada mas n me parece que a va cumprir, acho que vou ter mesmo de esperar.

Loira disse...

LOL
Com o nosso historial aqui a única coisa estranha é o meu não gostar de chucha. AHAHAHAH.
bj*

Margarida disse...

aiiiiiiiiiiiii
como te entendo.
Esse filme parece cá de casa...
tirar chucha, voltar a dar-lha, ouvir pseudo argumentos dela, não ser forte o suficiente para resistir a tentação de lha devolver...

ai como te entendo. nao estas sozinha nesse barco!!!

Ja experimentaste dar lhe uma dakelas chuchas c a entrada fininha p n deformar a dentiçao. Foi a unica coisa de sucesso que consegui no meio desta historia toda... lol

PSoMac disse...

Pois olha o Diogo que já nem falava nem pedia a chucha para dormir agora é uma chuchiçe pegada só quer a chucha ... eu bem a coloquei numa caixa para dar a um menino mas ele achou o dito pacote e zás ... agora pede sempre a chucha para dormir :0

Desta vez olha use-a até querer não vou forçar nada

Beijinhos nossos