27 março 2008

Adormecer

Há uns tempos iniciei uma nova rotina para a adormecer. Deixei de me deitar com ela ( ou o pai ) e de a deitar na nossa cama ( e isso era quase sempre o paizinho que fazia ), mas tinha sempre de ficar sentadinha no banquinho IKEA ( maravilha )ao lado da cama dela até que adormecesse. Sempre que acordava de noite ( e sempre foi assim ) começava a chorar até que um de nós lá fosse. Não saia da cama, apesar de já desde Agosto dormir na cama grande. Sempre tentei que adormecesse sózinha na cama dela mas nada tinha resultado, nem música calma, nem muitas explicações, nem a luz acesa, nada, tinha de ficar alguém com ela, quase sempre eu e não o pai.
A conversa de que era crescida e que os meninos crescidos não adormeciam com os pais ao lado estava sempre presente mas mesmo assim ela dizia que era crescida mas queria que eu ficasse ali " xó um cadinho " e o bocadinho era só até adormecer, caso contrário chorava. Como adormecia relativamente depressa depois da histórinha não me preocupei e deixei andar.
Há uns dias ( porque parece que o desfralde nocturno está consolidado, já que não acho produtivo que ocorram várias adaptações ao mesmo tempo ) comecei a tentar novamente que fosse ficando sózinha porque andava a demorar cada vez mais tempo para adormecer e comigo sempre a repreendê-la: Dorme Beatriz, fecha os olhos, assim vou para o meu quarto...
Perante todas as anteriores tentativas frustradas ( não tentei a do chorar sem parar que não consigo nem quero ) para que adormecesse sózinha decidi comprar o Livro " O meu livro de dormir " com o tal sistema de recompensas das estrelinhas por cada vez que conseguem cumprir os objectivos ( Ir para a cama cedo, Respeitar as rotinas, ficar quieto na cama e por último, dormir a noite toda; este último deve conseguir lá para os 5 anos, digo eu optimista, lol ). Ficou muito entusiasmada e a primeira noite, a da surpresa, correu muito bem. Pensei que o entusiasmo diminuiria e que no dia seguinte as estrelinhas já não tinham graça. Tem funcionado, apesar do livro não ter nada de novo que já não lhe tivesse explicado, gosta que lho leia e principalmente, fica na cama quieta e sem chorar só para receber uma estrelinha no dia seguinte ( às vezes tenho de dar na própria noite mas isso são detalhes ).
Assim sendo, a rotina antes de dormir é a de vestir o pijama, lavar os dentes, fazer xixi, lavar o pipi e rabo e dar um beijinho ao pai. Depois ajeito-lhe a roupa da cama, dou-lhe um beijinho de boa noite e ela dá-me um a mim, conto-lhe uma história ( às vezes tem de ser duas quando a primeira é curta )e no final da história relembro que vou para o meu quarto mas se precisar é só chamar ou ir até lá. Concorda, fica na cama e adormece em menos de nada e depois é só ir apagar a luz.
Melhor ainda é que uma destas noites quando acordou em vez de começar a chorar à espera que lá fossemos veio ela, sem chorar até junto de nós.
Falta dormir a noite toda mas com isso já só sonho lá para os 4/5 anos:)

2 comentários:

O Príncipe Duarte disse...

Eu tb usei um livro desses mas foi qd iniciei o desfralde diurno.

bjs e continuação de boas noites

alice+duarte

Liliana ♥ disse...

ai amiga... por cá as noites estão um verdadeiro caos! disciplina é mentira...
começou agora a dormir na cama grande... adormece comigocom o pai, deitados com ele... dorme +/- umas 4 horas e slata da cama dele p a nossa, isto tudo às escuras... acho que já acorda só para isso... mudar de cama...
vou espreitar esse livro...

beijinhos