20 março 2008

Páscoa

A escola da Beatriz é laica e eu como já referi concordo que assim seja. Eu sou cristã, católica mais propriamente, mas ainda acho cedo para lhe incutir a fé naquilo em que eu acredito.
É natural que " siga as nossas pegadas " neste aspecto ( e aqui é a socialização a funcionar em grande ) mas quero que, a acontecer, seja de forma natural. Não quero " oferecer-lhe " a fé, quero que aprenda a descobri-la, por isso optei por um colégio laico. Também porque tenho uma forma de lidar com a fé um pouco diferente do que a Igreja Católica proclama que a meu ver é fria, distante e com base no medo ( não é o faz uma boa acção porque Deus/Jesus nos ensinou a amar o próximo, mas antes, se não fizeres vais para o Inferno/ Purgatório ). Digo-me católica porque não conheço outra porque no fundo o que eu acredito é muito mais Bíblico e a Bíblia é comum a todas as religiões cristãs.
Adiante, nesta semana que precede a Páscoa, antecidida pelo Dia do Pai, não há comemorações na escola alusivas à morte de Cristo e sua ressurreição. Quase aposto que no máximo hoje trará um coelhinho desenhado/pintado mas nada alusivo a Cristo. Já no Natal assim foi, predominava o Pai Natal e as prendinhas e para espanto meu lá colocaram umas imagens de uns anjinhos e um pequeno presépio debaixo da árvore, sem contudo explicarem o seu significado por causa dos pais que não querem/acreditam.
No Natal tratei de lhe explicar o significado real do mesmo, porque não há nada mais emocionante e que nos alegre tanto como um nascimento.É uma data feliz e porque coloquei o presépio cá em casa tratei de lhe explicar quando mo perguntou.
Hoje, em vésperas da morte de Cristo não me sinto com coragem de desfazer a história do coelho que põe ovos de chocolate para lhe explicar que a época se refere à morte de Cristo. Acho ainda prematuro para perceber, digerir e lidar com a morte e temo que fique com medo de morrer ou que isso nos aconteça a nós pais. Assim sendo, este ano vamos lambuzar-nos com os ovos e as amêndoas de chocolate e talvez para o ano fique a verdadeira explicação da época, talvez.
Uma feliz Páscoa para todos!

5 comentários:

Unknown disse...

Boa Páscoa minhas linda!
Beijocas

PSoMac disse...

Boa Páscoa

beijinhos

Liliana ♥ disse...

boa páscoa tbm para vocês:)
beijinhos

Sara CS disse...

Espero que tenham passado bem a páscoa!
(uma nota, as bíblias "cristãs" não são todas iguais. Há alguns livros que não pertencem a todas. Os chamados apócrifos.)

Miúda disse...

Mto bom L+ucia. Por aqui é tal e qual. Ainda que tenha falado no Jesus agora não falei em morte. A seu tempo. E, como sabes o que quer dizer: Aleluia!