08 janeiro 2008

Chamadinha de atenção

Ou como uma mãe também leva nas orelhas da educadora :)
Hoje vou buscá-la mais cedo e a educadora diz-me antes de a ir chamar que queria falar comigo. Ohhh láááá...
Pergunta-me se em casa nos deitavamos com ela para que adormecesse. Confirmei. Diz-me que ultimamente só adormecia se estivesse ao seu lado e que tinha um sono intranquilo e que assim que se virava acordava e se não estivesse junto dela começava a berrar e acordava todos os outros. Por causa disso, tem ido almoçar em menos de nada para regressar depressa, antes que ela acorde. Gostei que abdicasse de parte da hora de almoço pela minha filha mas entendo que obviamente não é solução.
Disse-lhe que ultimamente tem feito grandes birras para adormecer e que eu não era capaz de a deixar a chorar até que adormecesse e por isso um de nós deitava-se junto dela, sim.
Diz-me que é difícil mas que tinha de arranjar alternativa por forma a que voltasse a adormecer sem precisar de companhia de um adulto. Pergunto qual para além da de deixar chorar mas não me sabe dizer.
Fomos lanchar as duas e pelo caminho vim a pensar nisso, para mim seria muito mais fácil que voltasse a adormecer sózinha e sem dramas mas não via solução para além do deixar chorar. Essa está posta de parte que não quero de forma alguma que adormeça no meio do soluço, para além de ser meio caminho andado para uma noite de pesadelos.
Falei com ela, perguntei porque a Ana estava triste com ela e expliquei-lhe que os meninos e meninas crescidas não dormiam com os pais nem com as educadoras ao lado. Dormiam sózinhos nas suas camas mas que sempre que ela precisasse que nós a ouviamos e iamos ter com ela. Disse-me que sim. Relembrei-a ao longo do resto da noite de que ia adormecer na cama dela e não na nossa e que eu não me ia deitar com ela. Que lhe ia ler uma história mas depois ela dormiria no quarto sózinha e que eu estaria no meu quarto com o pai. Vai concordando até chegar a hora H.
21.10 e vou tentar que durma que é para não chegar à meia noite ainda de olho aberto. Relembro da história de que é uma menina grande e corrige-me dizendo que é pequenina. Corrijo para : És uma menina crescida e vais dormir na tua cama sózinha!
Já gosta mais. Sento-me no banco junto da cama e leio a história mas não quer ficar sózinha. Pede-me a chorar para que me deite com ela. Custava-me muito menos deitar-me junto dela que resistir mas resisti com muita festinha e muita explicação.
Percebe mas quer que eu fique com ela e de luz acesa. Cedo e fico ao lado dela, sem dar a mão e a dizer para ir fechando os olhos e adormecer, relembrando que depois vou para o meu quarto. Primeiro diz que tem medo de fechar os olhos. Digo-lhe o que vai acontecer quando acordar e relembro que é assim todos os dias. Tranquiliza-se com a rotina que sabe certa e fecha os olhos.
Com isto tudo, antes das 21.30 adormeceu.
Vamos ver quanto tempo isto dura!
( Se souberem de alternativas " faxavôr " de dizerem )

14 comentários:

Anabela, Lara e Miguel disse...

parabens

aqui as noites continuam um castigo

e diz-me lá... dormiu a noite toda??

Lúcia disse...

Foi acordando por causa da tosse chata, mas so quis sair da cama as 7.40 o q foi óptimo:)

. disse...

E quando souberes, partilha... a Filipa já tem 3 anos e adormecer sozinha é mentira...

Princesas Ervilhinhas disse...

Olá Querida!

O tempo é pouquinho para as visitas e comentarios, mas não resisti a este post. Sabes que partilho da tua "dor". Por cá o adormecer é comigo ao lado. Não pode ser o papá... Digo-lhe que vai dormir na cama dela sozinha, ao que ela me responde: "Sim, mamã. Mas anda xó um cadinho!"

Portanto, não tenho dicas... mas deixo-te o meu apoio!

Beijinhos doces,
Carla e Beatriz (27m)

Susie disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Susie disse...

Ah, ah, ah adormecer sozinha na cama dela!!! Ah, ah, ah...dormir a noite toda na cama dela!

Está com umas piadas boas, tu !

Olha deixa lá, aposto como aos 18 anos não nos querem lá ao lado para adormecer!

Lúcia disse...

Eu não quero que durma a noite toda e adormeça sózinha, ou por outra até queria. O problema pô-se porque para além de me querer ao seu lado, agora tb quer que a educadora lá esteja e a educadora tem estado, mas convenhamos que não é solução.

Mamã da Bruna e do Rafael disse...

Pois, o teu caso é mais complicado por causa da educadora! A Bruna só adormece comigo ao lado, qr de tarde (qd dorme, cada x mais raro) qr à noite, e eu não me preocupo minimamente, mas qd ela for para o colégio este ano... aí é q pode ser pior, mas eu acho q nessa altura ela já nem vai dormir à tarde:)!

Beijocas

O Príncipe Duarte disse...

O Duarte tb dorme na cama dele, no entanto eu ( ou o pai ) temos sempre que nos deitar com ele até adormecer.

Temos tido sempre este sistema e sinceramente nao acho mal. COmo tu dizes e bem, deixa-la a chorar nao é sistema, ate pq ai sim vai ter uma pessima noite de certeza.

Eu como disse, deito-me ao lado do duarte, e qd ele adormeçe venho para a minha cama. Depois qd ele acorda de noite, vamos lá, dou-lhe a chuhca, tapo, etc e eele volta a adormecer e fica lá sozinho.

Na escola em setembro ele tb teve dificuldade em dormir.
A educadora sabiamente disse-lhe q ele nao podia fazer barulho pq acordava os bebes ( q estao na sala em cima ) e sugeriu-lhe q ele dormisse com um bébe ( neste caso um boneco-lol), e q nao podia entao fazer braulho. Resultou! Nunca mais teve berreiro na hora da sesta, e agora dorme q é uma maravilha lá!
Experimenta isso de ela ter q dormir na escola com um bebe, quem sabe resulta tb...

Bjs

alice+duarte

Morena disse...

estou com a susie.. ahahahahaha :o)

Mamã artesã disse...

Dá-lhe tempo, miga. Pelo que contas, ela é uma criança bastante inteligente e percebe tudinho o que lhe dizes.
Será que ela tem medo de ter pesadelos e é por isso que quer alguém a seu lado?... Alguma coisa se deve passar.

Sei que também hajo mal ao adormecer o piolhito ao colo. Muitas das vezes, se o deitasse e me fosse embora, ele aodrmeceria sozinho. Mas gosto tanto daqueles momentos só nossos... olhos nos olhos até que ele adormeça... Mas olha que na ama já não é assim. Ela deita-o e vai-se embora; daí a pouco volta e já ele está a dormir.

Mas acho piada ao facto da educadora te ter chamado a atenção para isso. Foi por causa de coisas dessas que tirei o poiolhito da ama da SS. Sei que elas lhes ensinam a crescer. Mas quem foi que disse que quero que o meu filho cresça rápido? Como provavelmente não terie mais nenhum, quero é que ele seja bébé o mais tempo possível. Onde está também é estimulado mas de outras formas. Vêem muitos desenhos animados, ouvem música, ela canta com eles, brinca imenso com eles. Coisas que só uma mãe tem algum tempo e paciência para fazer.

Joquinhas
Sofia

Mamã artesã disse...

Passei só para dizer que tenho algo, para ti, no meu cantinho.
Joquinhas
Sofia

carla disse...

Posso rir??? Posso??? É que a minha ainda n sabe o que é dormir uma noite seguida, muito menos na cama dela, LOL

Unknown disse...

Ops!! Eu tb adormeço a Pulga deitada na cama com ela!!! E tenho que ser eu!! Leio a historia e acabamos por adormecer as duas!! Eu acabo por ir para a minha cama lá para a meia noite! E não são raras as noites que ela vem ter comigo à cama de madrugada para dormir connosco!!!

Enfim.....