29 fevereiro 2008

Reunião com a Educadora

No dia 14 tinha encontro marcado com a educadora da Beatriz, há lá coisa mais romântica :). Queria perceber se na escola tem um comportamento semelhante ao de casa, no seu mundo. Parece que não é muito diferente.
Extrovertida, faladora, simpática, participativa, " senhora do seu nariz", de ideias fixas e concretas, muito independente, gosta de tomar a iniciativa e também gosta de mandar nos outros. É a mais pequenina ( de tamanho ) mas ninguém faz " farinha " com ela. Astuta e determinada, sabe o que quer, quando quer e se não for isso que pode ter, então prefere não ter nada.
A diferença de casa para a escola é que lá não faz birras, resigna-se mas limita-se a amuar e come muito bem, aliás, chega a repetir. Em geral é bem comportada.
É muito limpinha a comer e não suporta quando suja por exemplo o dedo. Começa logo a pedir para que lhe limpem ( é muito enojadinha, em casa é igual ).
Os problemas em adormecer foram ultrapassados logo que adoptei o método de não me deitar com ela. Também ajudou o facto de ter entrado uma nova auxiliar o que faz com que nunca acorde e esteja sózinha na sala com os outros meninos a dormir ( que às vezes a educadora e uma das auxiliares não estavam quando dormiam porque calha na sua hora de almoço e a auxiliar que ficava devia dar uma escapadinha à copa para ir adiantando os lanches ).
Mostrou-me os trabalhos que tem feito, explicou que prefere que primeiro explorem o espaço ( folha de papel ) e os materiais ( ceras, aguarelas, digitintas, lápis de cor ) e só depois começam a treinar o pintar dentro das margens. Apesar disso lá mostrou um ou outro desenho pintado a aguarela dentro das linhas.
Relativamente à linguagem disse que estava muito bem e que é a que mais fala e melhor se explica ( e à conta disso devem saber grande parte das nossas vidas ).
Quanto ao desenvolvimento cognitivo disse que estava muitíssimo bem, com um desenvolvimento muito acima da média. Já sabia que ela conhece as letras porque quando lhes está a contar histórias ela vai reconhecendo as letras e vai dizendo. Também sabe que conta até 12 e porque está mais desenvolvida neste aspecto que os outros diz que a vai estimulando mais para que não perca o interesse ( o meu grande medo ).
Quanto a amizades diz que se dá bem com todos mas que o Francisco continua a ser um rival para ela. A melhor amiga é a Andreia e o melhor amigo o Gabriel, segundo a educadora, são os espertalhões ".
Em Janeiro começaram a fazer a adaptação ao espaço do Jardim Infantil, num outro edifício e todos os dias vão um tempinho para o outro lado. Ela adorou pois quando vai para lá está com os meninos mais velhos e com o primo e volta e meia pede-me para a deixar na escola amarela e não na escola dela.
Tudo a correr bem!

Sem comentários: