21 fevereiro 2008

Jardim Zoológico

Esquecia-me de relatar que Sábado fomos ao Jardim Zoológico.
Eu andava resistente ao passeio porque a última visita foi há 8 anos e não gostei nada das ( poucas ) condições que os animais tinham. Jaulas pequenas e nada adaptadas ao habitat natural, animais com ar deprimido e sinceramente, os shows dos animais " estilo circense " não fazem as minhas delícias. Gosto que se preserve a natureza como ela é e se é certo que os Zoos tem um papel fundamental na extinção de certas raças de animais também o é que muitos adoptaram o estilo " venham ver os animais a fazerem habilidades em troca de comida ". Não gosto, prefiro vê-los tranquilos no seu espaço, mas enfim, devo ser dos poucos seres humanos que adora golfinhos e detesta os shows ( apesar de saber que estes animais até gostam ). Mesmo assim achei este show bem menos " circense " que o do Zoomarine, mas a minha opinião relativamente a este parque também já tem uns bons anos.
Gostei de ver que houve grandes restruturações, que se tentou reproduzir o habitat natural ( ainda que muitos estejam aquém como achei no caso dos tigres ), que por exemplo, nos macacos ( conforme vi ) lhes colocam a fruta nas árvores quando eles estão na zona fechada da sua " ilha " ( ou seja sem contacto com os humanos ) e assim se preserve um pouco do seu instinto.
Não gostei nada de ver o tigre claramente stressado que fez o mesmo trajecto vezes sem conta.
Ainda há muito a fazer, que penso que os Zoos deviam ser mais um género de safari onde os animais não conseguissem ter muito contacto com os humanos e que estes conseguissem vê-los sem os perturbar, mas sem dúvida que muito foi feito e está muito melhor que há 8 anos atrás.
Já a Beatriz, que me pedia há muito para ir ao Jardim Zoológico ver os animais ( principalmente os hipopótamos ), alheia a esta minha opinião pessoal, adorou e delirou com o show dos leões marinhos. Neste show eu tive direito a um beijo do leão marinho sem pedir e confesso que mesmo cheirando a peixe, foi agradável.
Também na memória dela ficou " o ipante a purrar o pequenino com a tomba ", ( traduzindo, um elefante a acasalar com uma fêmea ) e " as girápas são munto aútas " .
No geral, gostamos todos. Próximo passeio do género ao Badoca Park quando vierem os dias sem chuva.


5 comentários:

PSoMac disse...

é um local fascinante para eles e para nós ... mas diz-me lá ainda continuam as reestruturações?? da ultima vez que lá fui aquilo andava quase de pernas para o ar


Beijinhos nossos

Lúcia disse...

Ainda tem zonas em reestruturação mas está quase pronto.

Xana disse...

Nós já fomos num encontro de blogues. Deve estar a fazer um ano. O V. gostou, mas não delirou. Aposto que nesta fase sería bem diferente, principalmente com os mamacos.

Beijinhos

O Príncipe Duarte disse...

Nós nos ultimos anos desde q o DUarte nasceu ja la fui para ai umas 4 vezes...

Realmente ainda ha mto a fazer, mas o jardim zoologico esta mto diferente e para melhor.

Ainda bem q a Beatriz gostou.

olha eu gostei do Badoca e o Duarte tb gostou. Agora vamos a outro que é do mesmo genero assim q abrir que é o Monte Selvagem. Dizem que é mto bom mesmo ( logo vejo )

Bjs e bom fds
alice+duarte

Liliana ♥ disse...

Ah! sempre foram:) fotos lindas!também tirei muitas:)
beijinhos