09 outubro 2008

Tira-me do sério

Não vem nos manuais ou pelo menos nunca li sobre nada disto e tem-se tornado realmente num problema que nos desgasta a todos: a hora de arrumar os brinquedos.
É uma tormenta sempre que lhe dizemos que tem de arrumar as coisas, aliás, basta dizer: Vai arrumar os brinquedos com que já não estás a brincar, e ela começa com o choro, a birra, os gritos, o " não consigo ", o " m' ajuda mãe " ou o " ajuda-me ", o " não quero" , etc, sempre em tom de desespero como se estivessemos a infrigir-lhe o maior e mais injusto dos castigos.
Já tentamos resolver a situação com conversa, já tentamos com palmadas ( e não palmadinhas ), com castigos, mandando fora os brinquedos desarrumados e nada, não desarma. Acaba por apanhar, muito à força, com muita baba e ranho, muito choro, muita birra, muitos berros e com muita falta de paciência nossa. Nem as conversas do pós birra tem resultado que sabe a teoria toda mas na prática não quer apanhar os brinquedos e o filme é todos os dias o mesmo.
Prefere ficar de castigo e uma vez quando lhe dissemos:
- Vai apanhar os brinquedos senão vou deitar fora ( depois de já termos efectivamente deitado fora alguns antes ); ela respondeu:
- Então deita fora.
A " fartura " ajuda mas pode até ser o brinquedo de que mais goste ou a chucha que chora, berra etc e tal mas não arruma nada de forma pacífica e isto irrita-me solenemente.
Outra táctica dela é a de pedir ajuda e efectivamente ajudei mas cada vez mais era eu que arrumava tudo enquanto ela ia brincando com outra coisa qualquer.
Em tantas outras coisas é uma criança compreensiva e com mais ou menos voltas, com mais ou menos " pedagogia ", lá se consegue " levar " sem grandes fitas, birras e maus comportamentos, mas tudo isto muda quando chega a hora de arrumar as coisas dela.
Dicas?

Adenda - A minha amiga X. relembrou-me da técnica " violenta " que o Nuno usa, ameaça que vai aspirar os brinquedos com o aspirador robot do qual ela tem algum medo. Aí sim arruma num instante, mas com choro de pavor e apesar de resolver a questão na altura, não é uma solução que me agrade.

7 comentários:

Mamã da Bruna e do Rafael disse...

Acho q todas procuramos essa formula mágica. A Bruna tb é assim, embora tenha dias (muito poucos) q realmente arrume tudo sozinha e até muito bem, mas 90% das vezes responde exctamente como a Beatriz... acho q faz parte da idade... temos q ter muita paciência. Qd a Bruna me pede ajuda eu divido os brinquedos, eu arrumo uma parte (a mais dificil) e ela arruma outra, ou então qd ela não qr msmo arrumar e tb lhe digo que vou deitar fora ou dar a outros meninos, qd ela me responde "torto" nem me incomodo, vou mesmo buscar uma saca e geralmente ela volta atrás, mas tb já tentou levar a dela avante e peguei no brinqudo em questão e escondi-o.

Temos q ir negociando com elas, com MUITA paciência mesmo!

Beijocas grandes

Unknown disse...

Não tenho... se alguém ta der avisa!
Beijocas

Princesas Ervilhinhas disse...

Pois... com a B resulta eu ajuda-la! Normalmente apanho metade e dou-me satisfeita por ela apanhar o resto...

Paciência! Há-de mudar!

Bjs,
Carla

PSoMac disse...

Também não tenho nenhuma solução eficiente, ou pelo menos que não tenhas tentado pois por cá também não rsulta ajudar: é sinal que alguém está a arrumar logo pode desarrumar outros :/
No colégio a educadora queixa-se do mesmo, logo .... estás a ver.
Acho que é uma questão de ir tentando que arrumem, ir insistindo, com calma (o que por vezes se torna dificil, tanta é a bagunça).

Haja paciencia .... beijinhos nossos

Xana disse...

Já tínhamos falado nisso. A técnica do Nuno é boa. Ou pelo menos é engraçada!!!

Beijinhos

Lúcia disse...

Ah pois é X. esqueci-me de mencionar a do aspirador, lol, vou acrescentar.

Loira disse...

Mais um para o clube dos desarrumados... ajuda a arrumar a mto custo e, por vezes, desarruma logo a seguir. Sei que melhora com a idade.
bj*