10 outubro 2008

Mini crise respiratória

Começou há dias a tomar o Paspat ( a vacina para a gripe, prevenção de otites, etc ) e sempre que o faz fica ranhosita e às vezes com alguma farfalheira. Desta vez não foi excepção e a ranhoca era bastante, alguma farfalheira mas quase sem tosse.Tenho feito vapores, tenho colocado soro no nariz para ver se evita as otites e já tinha elevado a cabeceira da cama. Esta noite teve alguma tosse, nada demais mas notava-se a expecturação. De manhã a expecturação já não estava só na zona do nariz e garganta e a farfalheira já se nota ao contacto.
Acorda bem disposta mas chamem-lhe sexto sentido ou o que for, percebi que algo não estava bem, apesar de a tosse ter sido mínima e de a farfalheira ser ainda superior ( isto é, não me parece que esteja nos brônquios ou pulmões ). Despi-a e logo que observei as costelas percebi que estava a começar uma crise respiratória. Verifico a zona do pescoço e a covinha ao inspirar confirmar a crise. Soro no nariz e ventoliber e foi para a escola que já há 2 dias que estava em casa e queria muito ir. Fui deixá-la de coração nas mãos apesar de quando a deixei já não estar em crise. Levou o medicamento a anotação na caderneta, recado à auxiliar, relembrar os sinais para detectar a crise e o " por favor estejam atentas e se for preciso chamem-me que venho logo buscá-la ". O meu coração veio pequenino principalmente porque hoje é dia de ginástica. Disse isso mesmo à auxiliar, para estarem atentas e para que se notassem demasiado esforço que a proibissem de fazer. Recado à auxiliar, recado à educadora e recado ao mestre ( ou professor de ginástica mas que chamam de mestre por ser do karaté ).
Passou a meia hora da ginástica e ninguém me ligou, pelo que tudo correu bem, mas mesmo assim parece que tenho uma mão a apertar-me o peito, não pela crise que foi mínima, mas porque eu não estou lá para a perceber. Não digo porque não confie no colégio mas porque por vezes as crises começam de uma forma tão dissimulada, passa despercebida no meio de tantos miúdos e claro que, se não for travada inicialmente passa de mini-crise a insuficiência respiratória séria.

2 comentários:

Loira disse...

Pois... eu não se saberia detectar.
As melhoras.
bj*

Unknown disse...

Bem que podiam ter ligado depois da ginástica só para te tranquilizar...
Beijocas e rápidas mehoras