22 outubro 2008

Reciclar

Já se usavam lâmpadas economizadoras, já se faziam meias descargas de autocolismo quando não era necessário mais, a torneira é fechada entre as escovagens dos dentes, o esfregar da loiça e o ensaboar do corpo e cabeça durante o duche ( apesar do Nuno ainda se descuidar ). O banho dela ainda é um desperdiçar de água mas ainda não conseguimos que tome duche por medo.
Os electrodomésticos são todos classe A e as pilhas são colocadas no pilhão, mas ainda não se fazia a reciclagem do lixo doméstico porque nunca encontramos um balde com dimensões razoáveis e um preço equivalente e ter as coisas em sacos de plástico junto do lixo doméstico não era prático. Outro senão era o facto de não existirem eco pontos na minha zona mas nas minhas caminhadas descobri uns não muito longe e a caminho do colégio ( mas que me faz levar o lixo no carro, mas enfim ).
Na outra casa não tinhamos o balde mas tinhamos o ecoponto junto do lixo comum e pelo menos o papel e algum vidro era levado para reciclar.
Hoje encontrei um balde de dimensões razoáveis ( que não podia ser muito grande mas também não muito pequeno para conseguir acumular algum lixo ) por 14,95€, o mesmo balde que já vi à venda por cerca de 30€.
Falta um folheto informativo do que colocar em cada ecoponto e do que pode ou não ser reciclado, mas já me informei e sairá amanhã numa revista.
A partir de amanhã já não há desculpa para não se reciclar cá em casa.

PS - O balde foi comprado numa loja de utilidades para o lar.

7 comentários:

Xana disse...

Nós somos um terror. Usamos essas lâmpadas, mas não sei o que se passa mas duas já foram ao ar! Fechar torneiras entra lavagens até tem sido pensado, mas esquecemo-nos... eu esqueço-me. O L. faz. Os elecftrodomésticos também são classe A. As pilhas são colocadas no pilhão. As garrafas de plástico nos depósitos para as mesmas. As televisões são desligadas no botão quando não é necessário.
MAS a reciclagem do lixo está complicada. Achamos um roubo o que a nossa autarquia cobra de taxa de reciclagem e o L. revoltado boicota. Também dava como desculpa o facto do ecoponto ficar fora de mão (ao final da rua, ahahahha) e há umas duas semanas mudaram-no para o pé da nossa porta. QUanto aos baldes é um roubo mesmo terem descido os preços. Não passam de baldes do lixo. Já começamos a separar em sacos ao pé do caixote do lixo orgânico, mas é uma porcaria. Vamos mesmo ter de comprar um balde com divisões.

Ah! E as tampas de garrafas, detergentes e iogurtes também sõa separadas.

Beijinhos

Lúcia disse...

Ahh também se desligam os televisores no botão de manhã que à noite a do quarto fica na luz piloto porque adormeço sempre com a tv ligada e pré-programada. O plasma não dá para desligar, caricato, mas as outras ( cozinha, escritório e quarto ) durante o dia ficam desligadas, assim como o DVD e computadores. Só o Meo fica sempre ligado porque quando se desliga tem de re-iniciar e demora imenso.

Lúcia disse...

Ahh e até gastei dinheiro meu ( e não do condomínio ) e no meu andar, a minha luz das escadas e a da própria escada que está junto da minha porta são das economizadoras. Para o ano o condomínio calha-me a mim e quero ver se consigo trocar todas as lampadas por economizadoras. Já ouvi qq coisa de locais onde trocam lâmpadas das antigas pelas economizadoras mas não sei onde.

Nuno disse...

por acaso sou eu que deixo as luzes todas acesas, mais parece uma central electrica?!! :)

Lúcia disse...

Não sr Nuno mas como sabe eu estou sempre a " cirandar " pela casa ( a tratar das coisas ) e muitas vezes para não andar sempre a acender e apagar a luz logo a seguir deixo acesa, tá?
:)

Unknown disse...

E conta lá onde compraste esse balde!!
Beijocas

Unknown disse...

Hum....os homens são todos iguas! Tb deixo uma luz acesa porque ando de um lado para o outro,e claro lá em casa tb "oiço"!

Nós fazemos reciclagem, tb temos dessas lampadas, fazemos programas economicos nas maquinas e sempre com as ditas cheias!