08 outubro 2008

Não que me tenha de justificar

Mas para que não ouça constantemente que preciso de ter cuidado, ou que a dieta não é saudável e outras que tais:

- A dieta não é uma dessas dietas loucas de revista, é sim a dieta que para a emergência do meu caso clínico de perder peso rapidamente e ainda com cortisona, melhor se adequa à minha situação. É indicada pelo meu médico endocrinologista e portanto, sem margens para juízos de valor de leigos em medicina e nutrição. Tal como me disse, uma dieta é como um dogma ou se aceita, acredita e não questiona ou nem vale nem a pena começar. Assim sendo, vou seguir o que me disse.

- Entendo e agradeço que se preocupem comigo mas é realmente saturante estar a ouvir constantemente que não é um plano alimentar equilibrado ou que fizeram uma dieta qualquer não tão rigorosa e conseguiram perder muito peso em relativamente pouco tempo e não passavam fome. Ouço a toda a hora conselhos sobre a dieta xpto que não sei quem fez e que emagreceu não sei quanto, só que essa pessoa não tem Hipertensão Intracraniana nem um quadro clínico de mais de 1 ano a cortisona e isso faz toda a diferença.

- Cada caso é um caso e cada organismo reage de formas diferentes em situações normais de saúde. A mesma dieta em pessoas diferentes poderá ter diferentes resultados numéricos. No meu caso concreto será muito complicado perder muito peso dada a toma prolongada de cortisona ( que ainda tomo ) e por isso, tem de ser de forma mais radical.

- A dieta não garante que me livre da mesa de operações, nada disso me foi dito, pelo contrário, mas pelo menos alivia a pressão intracraniana e dilata o prazo da quase certa operação. Mas por enquanto a operação é quase certa e não certa e portanto enquanto assim for, não desistirei de tentar mas mesmo que a operação seja a solução, terei de tirar os pelo menos 20 kgrs que a cortisona me trouxe a mais ( e que agora até são 16,700gr mas não interessa ).

- Sinto-me bem e com energia. PONTO.

PS - o facto de hoje ser 4ª feira, dia de 2 sopas e 2 iogurtes não ajuda no humor e nem na paciência.

2 comentários:

Mamã da Bruna e do Rafael disse...

Olha peço desculpa se o meu comentário foi um desses q despolotou este post! Não foi minha intenção criticar nada, mas eu como pessoa formada na área, custa-me imenso ver profissionais da saúde fazer certo tipo de dietas. Mas é como o teu médico diz, ou se confia ou então não vale a pena!

Beijocas e força nisso!

Unknown disse...

MAI NADA :D