17 outubro 2008

Manhã das dificeis

Hoje não queria nada, porque sim, ou antes, porque não. Não queria acordar, não queria vestir-se, não queria o fato de treino, não queria os ténis, não queria pentear-se, não queria fazer xixi, não queria lavar-se, não quis comer, não queria ir à escola, não queria sair de casa. Disse pela primeira vez : Não gosto de ti, vai-te embora e nem me magoou, primeiro porque sei que não é verdade mas fruto da frustração de estar a ser contrariada que claro que vestiu o que eu tinha escolhido de véspera, se penteou e lavou. Ainda comecei com a conversa pedagógica mas nestas alturas nem vale a pena falar-lhe que não ouve. Acabei por me calar, ignorar as reclamações e nem sei como não me saltou a mão para o rabo dela. Quando disse que não gostava de mim e para eu me ir embora disse-me:
- Pois vou Beatriz porque eu tenho de ir trabalhar e tu tens de ir para a escola. Se não vens vou eu.
Ponho a chave na fechadura e quase a fecho. Os choro gritado passam a berros. Abro a porta e só lhe digo,
- Anda.
Saiu e calou-se como se nada fosse. Nas escadas pede-me desculpa e a criança que minutos antes estava insuportável, não parecia a mesma. Viemos sem grandes conversas, comigo em estado de ansiedade. Chego à escola e dou-lhe o mesmo iogurte que em casa não quis comer. Comeu sem reclamar. Limpo-lhe a boca e mais uma vez sem reclamar entra na escola feliz e contente, a dar beijos a quem encontrava e a correr para a sala.
Eu vim a respirar fundo e a " dar graças " por hoje não ter de ficar com ela em casa.
Também tenho o meu lado anti-maternal, anti-pedagógico e sinceramente no caso dela funciona, sem ser preciso o recurso à violência ( mas às vezes salta uma palmada ou duas pois salta ) mas com o recurso a muuuuuita paciência mas se a palmada fosse a solução no caso dela, usaria sim.

4 comentários:

Ana disse...

Parece que é mal geral.
A Leonor chama-me má. És má, com a voz grossa e tudo.
E sabes o que lhe respondo, pois sou, é o meu segundo nome!

(Quando me pede o Ruca, digo-lhe que não ponho porque sou má, e ela diz não és não, és linda....uma vira-casacas, portanto)lolll

Princesas Ervilhinhas disse...

Opá! Parece que combinaram! Hoje a minha B porque queria porque queria que fosse eu e não o pai a coloca-la na sanita, fez-me xixi no chão! Pode???

Enfim... Paciencia! Litros e litros dela!!

Bjs e bom fim de semana,
Carla e Ervilhas

Unknown disse...

Ai amiga, há dias que só apetece fechar mesmo a porta e "bazar" :D
Mas ainda bem que depois se acalmou :)
Beijocas

Xana disse...

Eu uso essa técnica muitas vezes. Faço bluf e resolve muitas vezes o litígio. Haja paciência!

Beijinhos