14 outubro 2008

Oh my dog

Ontem eu e ela adormecemos e acabei por a deixar na escola já deviam ser umas 10h20. A entrada é até às 9h30 e esta educadora não gosta de atrasos, acontece que estando eu de baixa, não faço grande esforço para cumprir o horário e por vezes chegamos às 10h.
Já algumas vezes me tinha dito para tentar não chegar depois da hora porque destabiliza, além de que começam as actividades e ela quando chega já estão a acabar uma ou até já acabaram e ela não participa. Digo sempre que sim mas continuo a fazer o que me dá na real gana e o único dia em que cumpro os horários estando de baixa é à sexta feira, que começa a ginástica às 9h30 ou em dias de passeio. De resto não fico com peso na consciência se fez menos um desenho, menos uma pintura, ou menos um jogo e ela também não fica triste por isso, caso contrário apressar-se-ia de manhã para se levantar e não faria a fita que faz sempre à excepção dos dias em que tem música e ginástica.
Ontem porque deixei um recado acerca do bibe dela ( que está enorme mesmo ) para a directora, esta ligou-me de volta para me esclarecer. Aproveitou a chamada e disse que a educadora tinha chamado a atenção para a hora de chegada da Beatriz e eu voltei a fazer ouvidos moucos. Como viu a minha " fraca reacção " disse-me como se fosse uma situação grave:
- É que a Ana disse-me que ela não fez a ficha do manual, depois chega ao fim do ano e não só não tem os manuais preenchidos como a educadora não sabe tão bem como ela está em alguns aspectos de desenvolvimento. E é mau para a Bia que não faz a ficha, claro.

Eu meia em tom de gozo:

- Mas isso é assim tão mau?
Sinceramente acho um exagero o rigor a que levam as coisas com miúdos de 3 anos, ela não ficará menos inteligente por não fazer uma ou várias fichas e nem me parece que fique triste por não as fazer. Para ela é divertido fazer mas também é jogar à bola, correr no recreio ou brincar às casinhas. Ela tem tempo para ter obrigações escolares, S.
Por enquanto pode desenvolver todas essas capacidades cognitivas com brincadeiras que não necessariamente as de preencher os 3 livros escolares, aliás, sabes que não sou destas coisas, mas a minha filha é das mais desenvolvidas da sala, não me parece nada que o não preenchimento de uma ou outra ficha a vá prejudicar. Podes me dizer que a Ana não goste que cheguem atrasados, ou de começar as actividades sem que estejam todos e posso concordar, de resto, não me parece que tenhas razão.
- Pois, mas sabes a Ana é um bocado exigente.
- Eu sei, eu também sou mas se ela exige tanto dos pais pode ter o retorno da medalha e os pais exigirem mais dela. É melhor encontrar um meio termo e alguma flexibilidade. Estamos a falar de crianças que entraram agora no pré-escolar, não de crianças que estão no ensino básico.
E como sou carneira e tenho mau feitio, hoje levei-a para a escola eram 9h55 :)

7 comentários:

Ana disse...

a entrada da minha é às 9. e eu chego sempre 9H15/9H20.
Também já me chamaram a atenção. A educadora de manhã explica sempre o que vão fazer e falam um a um sobre o que gostam e não gostam... blá blá

enfim...

quando chegar a primária é que vão ser elas!

Xana disse...

Sem comentarios...

Beijinhos

P.S. Também recebemos (todos os pais) um boletim informativo em que uma das coisas que pediam era o cumpriemnto do horário. No dia seguinte chegou às 10:30. Porque me apeteceu que ele ficasse a dormir mais um bocadinho e o Luís levou-o. Era o que mai me faltava era eu pagar e ainda me darem ordens!!!

Unknown disse...

lol
Mai nada!!

Unknown disse...

Bom, eu já não concordo em tudo contigo! Ou seja, não acho nada normal os manuais para os 3 anos ou a justificação de não fazer fichas, mas tenho que concordar que se o trabalho em grupo começa, por exemplo, às 09h30 é muito complicado voltar a reunir o grupo de houver constantes "intervalos". Imagina tu que a maior parte so pais faz isso!??! Era o granel instalado! Agora tb não acho muito correcta a forma de te dizerem o pq de querem que ela chega a "horas"!!
A nós pediram para evitar chegar depois das 09.10h mas de chegarem mais tarde a unica coisa que acontece é os Pais não entrarem na sala sendo a auxiliar a ir busca-los à recepção. Isto porque cada vez que chega um pai e eles ou estão na hora da historia, musica, trabalhos, é uma grande confusão! Eu não acho mal! Desde que me justifiquem com cabeça tronco e membros!! No resto do dia, pelo que percebi entram os Pais sempre que entenderem! Ou melhor desde que não atrapalhem actividades!

Lipa disse...

Por cá a hora de inicio é às 9.30h, a Di costuma chegar entre as 9.30 e as 10h porque pode...se podemos deixa-la dormir mais um pouco ou podemos estar com ela relaxados de manhã não vejo porquê andar a correr...têm 3 anos e terão a vida toda para cumprir horários :P Sim podem até perder a conversa da manhã ou a musica dos bons dias mas não vejo nada de grave nisso...já cá me basta quando voltar ao trabalho ter de a levar mais cedo!
Por cá não há fichas nem manuais só actividades orientadas e acho mais que suficiente ;)
bjs

Loira disse...

estou completamente de acordo... a mim tb me pedem que chegue entre as 9h30 e as 10h00, no máximo. Mas ele vai à hora que o podemos levar. Se conseguir ser até ás 10h tanto melhor... se não paci~encia. Acho uma anormalidade isto de pressionarem crinças tão pequenas... Se bem que, pelo menos na escola dele, tb não implicam qd chega tarde (tb já sabem q não vale a pena).
bj*

Loira disse...

(aliás, se não temos necessidade de os acordar cedo porque vamos fazê-lo?)