02 julho 2008

Consulta dos 3 anos

O número 3, apesar de ser um dos meus preferidos, ainda me custa a assimilar como sendo a idade que a minha filha vai fazer.
Ontem fomos à consulta de rotina. Continua a manter-se no seu percentil 5 de altura ( 88,5 cms ), um pouco acima do 10 no peso( 12.400 gr ). P50 de perimetro cefálico ( 49 cms ).
No geral, tem uma estatura de P10 mas um índice de massa corporal adequado. É pequena, só isso.
Observou os ouvidos e no direito disse que tinha muitas cicatrizes consequência das várias otites que tem tido. Também achou as amigdalas muito grandes mas não inflamadas mas frisou que actualmente são consideradas uma defesa do organismo pelo que não são operadas.
Desaconselhou a natação por mais um ano, pelas otites e para ver como correrá o próximo Inverno.
Pelo historial na família de hipertensão ( minha mãe, meu pai, pai do Nuno e avó dele e ainda pela tendência dele mesmo ter uma tensão " normal " mais alta ) disse que começará a medir-lhe a tensão para a ir seguindo. Também aconselhou a que entre os 3 anos e meio e os 4 fosse observada pelo oftalmologista e até lá para estarmos atentos e observar se vê televisão muito em cima, ou se entorta os olhos. Não será muito fácil porque ela perde pouco tempo com a televisão mas vamos estar atentos.
Fez um exame muito completo, foi muito atenciosa e paciente, soube conquistá-la e esperar que se sentisse à vontade para a observar.
Falou em retirarmos a chucha de vez, que já havia sido conseguida em casa mas que com as férias e a alergia voltou a usar, no entanto, acho que enquanto lha derem na escola não conseguirei fazê-lo em definitivo em casa.
Disse ainda que deveriamos usar produtos para pele atópica sempre, pois tem tendência para alergias e apresenta-se pouco hidratada.
De resto nada a assinalar, se nada em contrário, voltar aos 3 anos e meio, lá para Janeiro.

3 comentários:

Unknown disse...

Está tudo bem, então :)
E os 3 quase aí!!
Beijocas

Xana disse...

Então, assim sendo, está bem! Nós vamos daqui a uma semana e meia. Ando com vontade de tirar a chucha à noite ao V. Mas também penso que é complicado para quem não dorme as noites todas, só de vez em quando. Penso se não será ainda pior sem ela. Depois também penso que ainda faltam dois dentes e é um bom calmante para as piores fases. Ando num dilema com a dona chucha.
Ando nas primeiras conversas sobre ser grande e ainda usar fralda À noite, mas ele bebe "litros e litros" de água antes de ir para a cama. Quando lhe dizemos que já não devía usar, ele não concorda, diz que quer a fralda para dormir. Acho que com a chucha vai ser mais fácil do que com a chucha...

Beijinhos

P.S. Vou ficar atenta à história da tensão! O V. também tem esse background.

PSoMac disse...

Está uma menina "quexida" :))

Beijinhos nossos