04 junho 2007

23 Meses

A um mês dos 2 anos, D-O-I-S A-N-O-S! Tenho de o dizer para me mentalizar.
Se é verdade que por vezes a vejo como uma menina quando faz aquelas frases do nada, quando anda segura, quando corre e nos desafia para a brincadeira, ou até mesmo quando inventa situações do dia-a-dia ( sim que imaginação não lhe falta ), por outro parece que foi ontem, mas não foi. Foi há quase 2 anos, há quase 3 verões atrás.
Ontem andava nas compras e perdi o olhar para um par de sapatos que agora me parecem minúsculos. Peguei neles e percebi que só com 6 meses a Bia os conseguiria calçar, então como me pareceram tão pequenos? E sinto isto com uma criança que é pequenina, a quem continuo a comprar calças de 12 meses e a fazer baínhas e t-shirts de 12 meses que estão largas, a quem um par de sandálias comprados ontem nº 19 tiveram de ser trocados por umas nº17 ( apesar de ser a excepção que maioritariamente calça 19 ).
Agora a moda é testar-nos, ver se consegue que o nosso limite seja um bocadinho maior. Sim, porque ela conhece o limite, mas tenta sempre sempre estendê-lo mais um pouco. As refeições tem sido assim: Não quer que eu lhe dê mas também não quer que a mande comer. E muitas vezes come muito pouco, amarra o burro, amua, faz cara de má e faz-me contar até 20 ou mesmo sair de onde ela está para que uma palmada não lhe voe para o rabo. Às vezes voa na mesma, mas regra geral a melhor solução é mesmo afastarmo-nos, ela no castigo, eu a contar até 20 e a remoer-me por ela me testar e a pensar que tudo poderia ser mais pacífico. Mas não é, ela tem um feitiozinho e é teimosa que eu sei lá. Só que também tem uma mãe teimosa que eu sei lá e às vezes fazemos braço de ferro as duas para ver quem cede. Geralmente cada uma fica com a sua e se é verdade que ela fica de castigo, também é verdade que prefere ficar de castigo a fazer o que lhe dizemos. Tudo isto é compensado no momento seguinte quando a vou adormecer e as duas calmas nos abraçamos e nos aninhamos enquanto lhe digo que gosto muito dela e ela me diz que " goxta da mãe ".
Até aqui foi a fase do amor incondicional, das gracinhas, de tudo ser motivo de riso, agora é a fase disciplinadora, que obriga a mais caras fechadas e sorrisos escondidos para que não perceba que apesar de estarmos com uma vontade tremenda de rir, temos de manter a pose num dos seus inúmeros disparates.
Agora faz uma chavascada a comer, entorna, espalha com a mãe e suja-se toda. No entanto basta-me queixar a alguém que tem este comportamento para no momento a seguir comer como uma " senhora ".
No entanto esta é também uma fase muito engraçada em que faz gracinhas, sorri e mostra-me todos aqueles dentes desalinhados. Brincamos cada vez mais mas a " apanhada " continua num dos primeiros lugares do " top ten " das brincadeiras.
Amo-a mais que ontem e menos qua amanhã, com birras, com sorrisos, com tudo!

A ver os patos

14 comentários:

Liliana ♥ disse...

Parabéns pelos 23 mesinhos:)))
Bem q teimosas:) vocês duas fazem faisca...
Disciplina acima de tudo! se bem q por vezes nos dá uma tremenda vontade de rir:))
Mto pequenita a Sra Dª Bia:)))roupinhas de 12meses... ao benny já nem servem nas orelhas!
A minha mana faz aninhos no mesmo dia q a Bia:)*
Beijinhos grandes*
liliana.benny@sapo.pt

Xana disse...

Pois é... o V. também andou um pouco complicado às refeições, agora está um pouco mais calmo. Também andamos na fase de virar as costas e dos castigos. Palmadas não resltam com ele, ele devolve-as e se devolvermos com um bocado mais de força pede logo colo muito ofendido a chorar e de beiçinho. A melhor forma é mesmo virar as costas ou metê-lo de castigo no´sofá.
Ela calça o 19? Upsss... o Vasco realmente tem um pé grande! Usa o 23 ou o 24!

Beijinhos

Anabela, Lara e Miguel disse...

parabens pelos 23 mesitos

olha a lara ainda veste a roupa toda do verao passado... 12 meses e ela já tem 25 meses...

nao te preocupes... elas hadem crescrer e engordar um dia!!!

Ana disse...

Muitos PARABÉNS pelos 23 mesinhos da Bity...
Resumindo e baralhando são todos iguais. Revi o Tiago em quase tudo o que escreveste... ;o)

Beijocas grandes

O Príncipe Duarte disse...

São fases engraçadas, mas tb muito complicadas....

Lá por casa tb tenho um bem teimoso..

bjs

alice+duarte

Princesas Ervilhinhas disse...

Parabens pelos 23 mesinhos!!

Está linda e com uma "personalidade vincada"!

Beijinhos doces,
Carla e Beatriz (qs qs 20m)

Anónimo disse...

Parabéns!!!!!

Pequenina mas muito conversadora!!!

Unknown disse...

Parabeeeeeeeeeeeeeeens!!!
O tempo corre...
Beijocas

Morena disse...

:o) Gostei de ler, tudo! E revi-nos em tantas coisas (àparte das frases claro :o) ).
Bjs grandes e parabéns

Ana disse...

pois é amiga... andamos a par e passo. Sabe bem, lermos textos de outras mães para que não pensemos que só a nós nos acontece. Afinal não passa de uma fase típica do crescimento deles.

um beijinho e parabéns!

PSoMac disse...

Parabéns pelos 23 meses:))

Beijinhos quase a soprar as velas :))

Nuno disse...

Parabéns!
Tanta coisa como a Joana, faz parte!
Muitos beijinhos.

Sara CS disse...

O comentário anterior foi meu!

Smas disse...

Adorei!
E deixa-me dizer que tenho uma igual cá em casa!
São do ano do galo!
Bjs