24 julho 2009

Conversas e mais conversas

( Ou vai ser uma intelectual ou vai ser uma grande cusca ou ambas )
Estaciono o carro junto das Finanças ( já encerradas ).
Não sei se pelos vários cartazes nas janelas, se pelos neons ( ainda apagados ) azul turquesa pergunta-me:

- O que é aui mãe?
- Ali são as finanças.
- O que é as finanças?
( Eu no fundo sabia que ela ia perguntar, mas não gosto de me antecipar com as respostas e sempre me deu tempo de pensar, como explicar o que são as finanças a uma criança de 4 anos )
- Todos os meses, todas as pessoas que trabalham descontam, dão dinheiro, para as finanças. As finanças juntam o dinheiro de toda a gente e depois com esse dinheiro constróem hospitais e escolas por exemplo. ( também lhe podia ter dito que compram carros de luxo para os políticos que seria mais verdade, mas enfim )
- Para os pobrezinhos?
- Não para toda a gente, toda a gente , todos tem direito a ir a esses hospitais e a ir para essas escolas. ( yeahhh right )
- A minha escoua foi as finanças que fez?
- Não, a tua escola não foi com o dinheiro das finanças, porque às vezes o dinheiro não chega para construir todas as escolas e todos os hospitais que é preciso e por isso, outras pessoas constróem e quem precisa de ter os filhos nessas escolas, tem de pagar mais dinheiro.
- A minha escola não é dos pobrezinhos?
- Não, só quem tem um bocadinho mais de dinheiro pode pagar para andar na tua escola.
- Então tu tens muito dinheiro?
- Não filha, não tenho, mas não somos pobrezinhos.
- Então quando chegarmos a casa eu vou te dar muito dinheiro e tu vais ficar rica.
- Tu tens muito dinheiro?
- Tenho no meu gato ( mealheiro ). Estão lá muitas moedas e notas, eu dou-te " pa " tu ficares rica, " tá, bem?
- Tá bem meu amor, obrigada.

E quando chegou a casa quis me mesmo dar as moedas e notas do mealheiro dela :)

2 comentários:

Helena disse...

oh, que linda!
beijocas

Vendas disse...

Sabes que o Dado também me oferece montes de vezes o dinheiro do "porco" dele, diz que tem lá muito, coitado, pobre inocente!!!
Mas vale a intenção1

Chato é quando não lhe compro alguma coisa e ele diz que vai comprar com o dinheiro dele, peste!