09 julho 2009

Algarve cosmopolita

Se há coisa de que não gosto é do Algarve confuso. Para mim Albufeira nunca teve qualquer atrativo, pela confusão, pela luta por um lugar na praia, por não conseguir fugir da correria nem nas férias. Para mim o Algarve perfeito foi sempre nas zonas menos conhecidas, menos exploradas. Há mais de 25 anos que fazemos férias no Algarve, mesmo antes da minha mãe ter lá comprado casa. Inicialmente iamos para Monte Gordo mas quando começou a ser " pequeno demais " com o areal cheio demais, mudamos o destino para Portimão. Pouco depois a minha mãe comprou lá casa e foi lá que nos fixamos como destino de férias.
" Eu ainda sou do tempo " em que não existia cinema em Portimão se não ao ar livre, numa espécie de Praça de Touros, em que não havia um único centro comercial, em que as praias, em Julho tinham espaço.
BNos últimos 3 anos Portimão e a Praia da Rocha tornaram-se " In " e eu começo cada vez mais a achá-las " Out ". Por isso as nossas férias passaram a ser feitas fora dos meses de confusão, em Junho e em Setembro e assim ainda se encontra um pouco da paz que ali sempre conheci.
Agora até se lembraram de filmar uma novela e o areal da Praia da Rocha à noite mais parece um desfile de personagens conhecidas à procura do próximo flash da revista xpto.
Portimão e a Praia da Rocha estão esteticamente bonitas, mais arranjadas, mais limpas, com muita diversão mas para mim começa a assemelhar-se cada vez mais à Albufeira de que sempre fugi.
Mas há um ponto positivo no meio disto tudo, é que a actual casa da minha mãe já duplicou o valor de compra em poucos anos, mesmo com a crise imobiliária de há uns anitos para cá e assim sendo, quando Portimão e a Rocha se tornarem " insuportáveis " para mim, pode ser que a minha mãe se decida a vender aquela casa e a comprar outra, numa localidade mais recatada.
Eu adoro o condomínio onde a minha mãe tem casa, adoro as infra-estruturas, mas não gosto deixar o carro longe nos meses concorridos, ter de percorrer quase kms no areal para não estar encostada a outras pessoas na praia. É por isso que fazemos férias fora da época alta mas quando ela começar na escola a sério, vai começar a ser complicado de o fazer.

Sem comentários: