07 julho 2009

Consulta dos 4 anos

Desenvolvimento óptimo, uma grande evolução no peso e em altura, ainda assim continua no Percentil 10 de peso ( 14 kgrs ao 3º dia sem fazer cócó o que deve ser uns 13.800gr reais ) e Percentil 5 de altura ( 95,5 cms ). Recuperou o percentil dela de altura que era o mais importante. É pequenina, mas isso não é novidade.
Apesar de lhe parecer que com a actual evolução de peso e altura não haja nenhum problema hormonal mas apenas genético, quis descartar as hipóteses e mandou fazer análises hormonais e um rx ao pulso para medição da idade óssea. Aproveita e faz também umas análises de rotina que geralmente só fazem aos 5 anos.
Fez a medição da tensão arterial, que a partir de agora será feita por rotina dados os casos familiares de hipertensão.
Tem o pé completamente plano ( vulgo pé chato ) a ser reavaliada entre os 4 anos e meio e os 5 e caso necessário a ser encaminhada para ortopedista.
De resto dentes, ouvidos, garganta, auscultação tudo ok. Pode finalmente começar a fazer natação, que vinha sendo adiada pelo facto de fazer otites de repetição. Como nos últimos meses tem estado bem, teve alta.
Oftalmologista só entre os 5 e os 6 anos. É ir estando atentos a eventuais alterações dada eu e a minha família ter grande parte miopia e astigmatismo.
Depois de feitas as análises serão apresentadas à pediatra que avaliará a necessidade ou não de ser seguida em endocrinologia pediatrica ( no caso dela pelo baixo crescimento ).
Não fará a vacina da gripe que não pertence a grupo de risco. Relativamente à Gripe A não há nada a fazer que ainda não há vacina e provavelmente só haverá em Dezembro, altura em que se estima que 25% da população já a tenha contraído.
Mais nada a assinalar.

2 comentários:

Patríciangélico disse...

Parabéns para as duas pelos 4 anos. E ainda bem que está tudo bem e já recuperou o percentil (sempre ficamos mais descansadas, não é?).
Ela está linda, como sempre. ;)

Mamã da Bruna e do Rafael disse...

Que bom q tudo está bem e que ela recuperou o percentil dela, às vezes eles abrandam no crescimento mas depois lá dão um salto e fica tudo como devia :)

Qt ao meu post no meu blog, sabes, aqui em casa ninguém lhe ensina nada dessas coisas por iniciativa pp, ou ela pede ou qd damos conta já as sabe. Eu deixo andar, às xs tento mesmo desviá-la para outras coisas (e olha q mesmo assim ela passa horas a brincar com as Barbies e a andar de bicicleta, para além dos desportos que pratica e do tempo q passa no colégio onde não faz nada destas coisas) mas qd ela qr mesmo não há hipótese, tem mesmo q ser, ontem fez uma birra descomunal porque queria fazer o abecedário todo e era hora de jantar, hoje de manhã queria estudar, mal chegou a casa à hora de almoço foi "estudar"... e depois tem aquelas coisas que ela aprende por ela, que na verdade é quase tudo!

São umas precoces estas raparigas, fazer o quê?! :)
Mas fico na duvida se devo estimular ou não, há qm me diga q sim, há qm me diga q não, eu tento mantê-la satisfeita, tento q não se desiluda com nada, mas às xs é difícil saber o q fazer! Outro dia quis fazer contas... fê-las sozinhas, o q me adiantava dizer-lhe para não as fazer? Foi ela q as fez sem a minha ajuda... vamos indo e vamos vendo!

Desculpa o testamento , lol!

beijocas