01 abril 2009

Fase

Desde há 4/5 semanas que fica a chorar na escola. Começou com o pai, quando passou a levá-la alternadamente comigo para a escola, acto que foi exclusivamente meu até essa altura, salvo uma ou outra excepção. Quando era a excepção, ou seja, quando o pai a levava ela ficava sempre a chorar, comigo nunca ( a não ser no primeiro mês de adaptação à escola, com 14 meses ). Desde que alternamos que deixou de ir alegre. Começou a chorar apenas com o pai e apenas já na escola, entretanto foi de férias para os avós e no regresso já chorava com um e outro ( sendo que com ele a fita é maior, comprovado pelo meu irmão que assistiu ). Já lá vão mais de 3 semanas e o cenário tem sido o mesmo. Eu pensava que ao fim de uma semana, semana e meia, regularizava mas piorou e de manhã diz que não quer ir para a escola, chora, diz que quer ficar em casa, entra na sala e se ainda não está a educadora, regressa para junto de nós no pranto.
Ultimamente, mesmo com a educadora a levá-la pelo colo, não se poupa às lágrimas e eu venho com um sentimento de que qualquer coisa não está bem.
Já a questionei por diversas formas ( directa e indirectamente ) e aparentemente não se passa nada de novo, não há nada que a faça temer, diz que continua a gostar da escola quando a vou buscar e à noite, mas de manhã já diz que não gosta ou que quer ficar connosco.
Tentei investigar e a novidade na escola foi mesmo o facto da turma do 2/3 anos ter sido " distribuida temporariamente " dado que a educadora está em final de gravidez, sendo que tem novos colegas na sala mais novos. A turma cresceu de 15 para 22 salvo erro ( a sala dela é a dos 3/4 anos ).
Quando chega e vê poucos colegas do " bibe amarelo " ( da sala dela e colegas mais antigos ) diz que não quer ficar que não chegaram ainda os amigos.
Ora resumindo e concluindo, no fundo teve 4 alterações à rotina:
1 - deixei de ser eu a levá-la sempre para ser alternadamente com o pai;
2 - passou a entrar mais cedo na escola ( que no meu trabalho andam a controlar como " cães " os atrasos );
3 - a turma cresceu, com muitos meninos mais novos que ela ( alguns bem mais novos, apesar de terem passado os mais velhos da outra sala do 1/2 anos );
4 - teve 1 semana de férias nos avós pelo meio.
Já falei com a educadora que garantiu de que nada de mais se passava ( já que ela de eu tanto insistir e na falta de mais argumentos do que o " porque sim ", me disse que os amigos não brincavam com ela ) a não ser as alterações à rotina que mencionei. Frisou que ela não é muito adepta de mudanças na rotina e era apenas isso que se passava. Disse ainda que era também uma questão de mimo, que quer o colo da educadora sempre que assim é e que se cala de seguida. Que algumas crianças tem estas " crises " na passagem dos 3 para os 4 anos e que não lhe parecia que nada de mais se passasse.
Tranquilizei-me, voltei a falar com ela, a perguntar se estava tudo bem, se havia alguma coisa de que não gostasse na escola, se gostava da escola, da educadora, das auxiliares, se os colegas brincam com ela, etc.
- Gosto da escoua. Não gosto quando não estão uá os meus amigos do bibe amareuo; gosto muito da Ana; oh mãe os meus couegas são meus amigos; os do bibe amareuo brincam comigo, os do bibe vermeio ( da sala dos 4/5 ) não, só o Dani ( o primo ).
Nesta última não acredito muito porque já a vi muitas vezes a brincar com meninas da sala dos 4/5 anos.
Enfim, vamos esperar que seja só mesmo fruto das mudanças de rotina e do tal " salto de crescimento " dos 3 para os 4 anos. Até lá, mudamos os planos e já não a vamos inscrever no jardim escola público este ano. Se bem que as hipóteses de entrar fossem mínimas, não a iriamos sujeitar a mais uma mudança, não agora, na fase em que está, para mudar de educadora, auxiliares, colegas, etc e perder todas as referências que tem. Talvez para o ano, aos 5, tentemos, até lá, ainda que me custe muito pagar o colégio, lá se vai aguentando.

3 comentários:

Loira disse...

Dito pela psicóloga da escola do meu filho, tenta que ela frequente a sala dos 5 anos no sítio onde é suposto fazer a primária, por causa da adaptação.

Qto ao resto, é possível que seja só mesmo uma fase. O facto é que qd as salas estão mais cheias tb há menos atenção para todos e os que precisam mais dela ressentem-se.

Unknown disse...

A fase do 03 para os 04!!
Complicada!!

Olha que o facto de ficar por lá mais tempo, deve ser complicado para ela, que não estava habituada!
Quando à escola publica, eu ainda nem sei se ela vai na primária!! Estou tão indecisa!

Lúcia disse...

Sónia, ela fica mais 20 minutos /30 hora por dia, não mais, mesmo assim nem sempre porque algumas vezes o Nuno tem ido buscá-la ( nos dias em que sou eu a deixá-la e ele entra mais cedo ) e nesses dias ele chega antes de mim e do que sempre cheguei para a ir buscar, logo, os 20minutos desse dia são compensados ao fim do dia que sai mais cedo. Sim nos dias em q é o pai a deixá-la e eu a levá-la fica mais uma meia hora de manhã sim, mas nos outros, até não. Não me parece que na idade dela 30 minutos sejam relevantes que ainda não tem verdadeira noção do tempo. Acho que é mais pela quantidade de colegas novos, pela " perda de atenção " e porque nesses dias chegue um pouco antes da educadora ( que não chega muito depois mas é um facto ).
Olha, tenho de ir pesquisar ao Brazelton, lol