06 abril 2009

Conquistas de...

A conversa vai rondar à volta da sanita, pois, é um assunto que andava a ser problemático há vários meses, desde que ganhou medo uma vez ao fazer cócó e lhe doeu, medo agravado uns dias depois, quando uma colega da escola passava por situação idêntica ( solidariedade infantil ).
Desde aí que fazer cócó era um drama, retinha e ao 3º 4º dia era forçada a fazer, ora com bébégel, ora ultimamente porque temia o mesmo, obrigando-a a manter-se sentada.
Ao 3º, 4º dia ela que já come mal, quase não comia, birras por tudo e nada, enfim. Tornou-se numa questão psicológica e não fisiológica que depois de obrigada fazia sem esforço ( não sem choro e gritos de medo ).
Tentamos de tudo, que a sopa ajudava a não doer, que não ia doer porque tinha comido sopa, que os iogurtes que comia também ajudavam, que, que... tinha medo e não havia nada que a convencesse do contrário, nem mesmo quando via que afinal, não lhe tinha custado, na vez seguinte ela voltava a temer.
Procurei informar-me mas lá está, a minha filha só tem " problemas " que os outros não tem, ou que a psicologia não fundamentou devidamente. Lá se falava que a obstipação podia ser " psicológica " mas não encontrei nada, nenhuma " dica " para como ultrapassar.
Um destes dias, uma colega falava-me que o filho em pequeno sofria de obstipação fisiológica e que ela costumava deixá-lo " de molho " na água quente. Isso já eu lhe fazia no banho e nem por isso ela fazia mas lembrei-me que, quando teve uma ou outra vez com eritrema ( vulgo " assada " ) que lhe aliviava estar com o rabo de molho no bidé e que pedia constantemente para a lavar.
Lembrei-me de lhe dizer que se antes de fazer cócó lavasse o rabo e ficasse um bocadinho sentada na água não doia. Tentei com o meu ar mais convincente e ela acedeu a tentar. No primeiro dia esteve uns segundos e fez de seguida sem choros. Disse ao pai que lavando o rabo não doía e convenceu-se disso. Pensei ser sorte de principiante. tentei nos 3 dias seguintes e fez sempre e sempre sem dramas.
Posso dizer que é batalha ganha. Finalmente. Ufa!

1 comentário:

Lipa disse...

olha agora não tenho tempo pq esta na hora de ir prep. a janta mas a Di passou pelo mesmo durante montanhas de tempo! Tenho experiência vasta noo assunto infelizmente! Depois venho cá deixar-te umas dicas que com ela funcionaram, se quiseres mais detalhe manda mail ;)
bjs