23 abril 2009

Quando um comentário vira post - Malefícios da televisão ( a minha versão )

Nunca precisei de impor limites com a televisão à Beatriz porque nunca teve a paciência para estar quieta em frente da mesma a observar. Sempre preferiu as brincadeiras de faz de conta e os legos à televisão e eu sempre preferi que assim fosse. Não sou anti-televisão mas acho que, apesar da nossa realidade ser um pouco diferente da brasileira, cria sedentarismo, neles e em nós. É muito mais fácil que a criança fique em frente da tv enquanto fazemos outra coisa qualquer ou pura e simplesmente descansamos. Sempre lutei contra isso e se por isso ou por realmente a Beatriz n ter paciência, por enquanto é uma batalha ganha. Eu vou mais longe ainda, sou um bocado anti DVD's por mais educativos que sejam, pela duranção dos mesmos. Acho que 30 minutos em frente de um ecrã é mais que suficiente. O resto do tempo deve ser para brincadeiras e defendo que esses 30 minutos não devem ser diários mas ocasionais. Os filmes de animação para crianças tem 60 minutos alguns mais e acho exagerados. Pior qd se compra o dvd e as crianças podem ver " quando desejarem ". Para mim mesmo os dvd's sao ocasionais e preferencialmente pequenos. Filmes maiores vê ocasionalmente no cinema e até aqui, que já tem quase 4 anos viu apenas 2 vezes um filme de animação superior a 30 minutos em casa. Porquê? Porque nem ela tem grande preferência por isso nem eu e " desvio " a atenção para brincadeiras que requeiram imaginação e criatividade e não uma atitude passiva. É claro que assim falo porque só tenho uma filha e acabo por ter mais disponibilidade para brincar com ela, para lhe dar outro tipo de sugestões e brincadeiras que não a tv/dvd. Também porque se repartem mto bem as tarefas lá em casa e enquanto um brinca com ela o outro trata do jantar por exemplo. Se calhar qd tiver outro tenho de me render e colocá-la em frente da tv a ver um dvd enquanto eu faço uma qq tarefa diária. Por enquanto prefiro-a longe da televisão ou com um tempo " cronometrado " e com a programação definida e controlada por nós.

5 comentários:

Liliana ♥ disse...

concordo.
com bom tempo e fim de semana à porta, sabe bem ir até ao parque com eles, passear um bocadinho, apanhar um solinho :O)

um beijinho

Sara CS disse...

Eu tenho duas filhas e não sinto necessidade de as "espetar" em frente à TV para poder fazer alguma coisa em casa. Aliás, com mais filhos eles até se entretêm mais e precisam menos de nós para brincar (n significa que deixem de precisas de nós).

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

bom, com mais filhos eles entretêm-se a brincar uns com os outros, a fazer asneiras, a desarrumar o que acabámos de arrumar, a sujar o que acabámos de limpar.

que vejam um dvd enquanto eu preciso fazer algo e quero ter a certeza que estão sossegados.

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

isto apagou uma frase:
não tenho problemas que vejam um dvd enquanto eu preciso fazer algo e quero ter a certeza que estão sossegados.

e não me sinto nada mal por isso. em tudo haja moderação.

Unknown disse...

Eu deixo ver! Até porque como sabes estou muito tempo sozinha com ela! E para fazer quaquer coisa deixou-a ver filmes!

Mas tb te digo que ela não fica mais de 10 min seguidos em frente à TV quieta e sozinha!!!

Mesmo com o filme a rodar anda sempre a cirandar à minha volta!