11 outubro 2006

Vacinas

Eu queria evitar falar no assunto desta vez, até porque não foi "pacífico" de qualquer forma, não consigo deixar de me sentir revoltada.

Sexta-feira dia 6/10 :
Vou para o Centro de Saúde apinhado de idosos para receberem a vacina da gripe. Depois da espera entro com ela. Retiro a prevenar do saco de conservação e ficam a olhar para mim.
As duas enfermeiras olham para o boletim e dizem, ela não pode ser vacinada hoje, só dia 7. Além disso a Prevenar não é agora é só aos 18 meses.
Coloquei a minha cara de espanto 37 e disse: Mas dia 7 é amanhã, presumo que não vacinam aos Sábados. E o plano de vacinação da Prevenar que até cá deixei tem lá aos 15 meses a última dose.
- Deve ter confundido mãe é aos 18meses. Quanto à VASPR fica para segunda-feira, hoje não pode ser.
Começo a entrar em parafuso : Ouça, depois da espera toda vai-me dizer que não dá a vacina e que tenho de vir para cá novamente segunda feira? Tem noção do que me está a dizer? São 2 manhãs de trabalho que perco e 2 sessões de stress a que sbmeto a minha filha.
O vosso colega que a vacinou no dia 7/9 frizou por mais que uma vez que não podiamos deixar passar nem um dia e que a vacina dos 15 meses teria de ser dada no dia 7. Sendo o dia 7 Sábado e não podendo passar dia nenhum, venho hoje, como é óbvio.
-Ahh, mas quem diz um mês diz um mês e uns dias, não passar dia nenhum é força de expressão.
-Não, força de expressão é dizer, não deve passar muito mais que um mês entre as vacinas, o que o seu colega disse foi que tinha mesmo de cumprir os 30 dias de distância.
Parece que sou irresponsável e que não tenho trazido a minha filha à vacinação quando é suposto.
E aí começou a amenizar a coisa:
- Óhh mãe, não é nada disso, só que a vacina da varicela é uma vacina viva, agora vai tomar outra e é perigoso.
-Pode ter toda a razão, não discuto nem quero pôr em risco a minha filha, só que é absurda a observação do seu colega. Vocês entendam-se.
Uma das enfermeiras sai de fininho e diz-me:
-Peço desculpa pela minha parte e pelo erro do meu colega.
A outra fica a olhar para mim e diz,
- Pois mãe, é melhor voltar na segunda.
Saio de lá tão rápido que me esqueço do livro amarelo.

Segunda-feira 9/10:

Estou já em modo de alerta. Não levo a Prevenar que fica guardada no frigorífico do escritório.
Depois de mais uma espera, desta vez mais pequena porque havia pouca gente chamam-nos.
Uma das que me atendeu na sexta pergunta pela Prevenar.
Apetece-me dar-lhe um grito mas contenho-me e pergunto se não se lembra de me terem dito na sexta feira que apenas deveria vacinar aos 18m.
-Ahhh sim, é só para não serem 3 vacinas ao mesmo tempo, é melhor, ela agora leva a Meningite C.
Entretanto a Bia faz um real presente na fralda e como tinha deixado a mochila no carro não a posso trocar. Comento que é estranho que tenha feito porque geralmente não o faz de manhã.
A enfermeira diz-me: Ela está nervosa, já sabe para o que vem.
- Humm, talvez não se lembre, não sei.
-Basta a mãe estar nervosa para ela sentir. Esse elo não se desfaz nos primeiros anos.
Pronto, derreteu-me o coração e lá retirei a cara de má com que entrei.
Dada a vacina que teve direito a muito choro mas que passou no momento em que a pego ao colo, saí o mais rápido possível e mais uma vez esqueço-me de registar o incidente de sexta-feira.
Tenho pena de só usufruir do centro de saúde para a vacinação e ainda assim ter um tratamento de segunda, eu e todos os utentes. Desconto muitas centenas de Euros mensalmente e o atendimento que dão é como se nos fizessem um favor.
Sr Ministro não é apenas a Segurança Social que tem de sofrer alterações, é todo o funcionamento público.

4 comentários:

Anónimo disse...

Olá

Descobri o teu blog nem sei bem como, e li este post com alguma curiosidade!! Este semana a minha Pulga tb foi às picas! Eu realmente tenho sorte no Centro de Saude onde vou!! Corre sempre tudo bem! Pode ser que para a próxima as coisas corram melhor!

Jocas

O Príncipe Duarte disse...

Olá

Estive a ler o teu post com toda a atenção. Tal como tu, eu tb só vou ao centro de saúde por causa das vacinas...
Em relação as enfermeiras não tenho nada contra, por acaso tem sido bem simpáticas, mas acho q o tempo de espera para vacinar as crianças é inadmissivel. Deveriam então por uns dias para crianças, outros para idosos, etc..

Mas realmente essas q te atenderem foram mesmo parvas.

Eu por acaso da ultima vez q fui ao medico ele passou-me a Prevenar para os 18 meses, pq senão tb já lá tinha ido no dia marcado.

Espero que da próxima tenhas mais sorte ( pq infelizmente é mesmo um caso de sorte a maneira como somos atendidas.. )

P.S.: Tive a ler uns posts antigos e vi q afinal não é so o meu Duarte a fazer birra na hora do banho. Graças a Deus q já lhe esta a passar mais essa fase...

Bjs

Alice+Duarte

http://titicad.blogs.sapo.pt/

O Príncipe Duarte disse...

p.s.: se nao te importas vou adicionar o teu blog nos meus links para poder ir acompanhando a v/ historia.

Bjs

Alice+Duarte
http://titicad.blogs.sapo.pt/

Anónimo disse...

É verdade... o que descontamos deveria ser sinónimo de um muito melhor atendimento e muito melhores condições.

Daqui a 2 semanas é a minha vez... vamos ver como corre!!!

Beijocas grandes