09 outubro 2006

Birras e castigos

Agora grita que se desunha, aliás, que me desunha que não suporto ouvir crianças a gritar ( é como dizes Ana, é sempre assim ).
Já tentei falar baixinho e dizer que não se grita ( porque segundo dizem só assim se capta a atenção ), já gritei mais alto que ela e até já lhe dei uma ou outra palmada ( mas que age como se nada fosse e até pensa que estamos a brincar, por isso desisti ), nada tem resultado.
No Sábado ( foi recheado de coisas novas ), gritava a plenos pulmões só porque sim. Pego nela e começo a falar-lhe ao ouvido, toca de gritar ainda mais alto e de espernear. Agarro nela, sento-a no sofá e digo-lhe: Estás de castigo, agora ficas aí até te portares bem. Não quero que grites. Calou-se instantaneamente e cabisbaixa finge que não é nada com ela. Deixo-a estar pouco tempo ( talvez 1 minuto com a prima de olho para as eventuais quedas ) e afasto-me. Volto, agacho-me e digo-lhe novamente: A mãe não gosta que grites, é muito feio. Vais te portar bem? Ela olha para mim com um beicinho posto e abana afirmativamente a cabeça. Sai do castigo para um tempo depois voltarem os gritos ( aí já com a agravante de não ter dormido de tarde ). Volto a pô-la de castigo mas já não funcionou.
Ajudas para conseguir que uma criança de 15 meses não me dê cabo dos tímpanos, por favor!

7 comentários:

Mil Coisas disse...

Caramba... será que eles andam todos a comer a mesma coisa e que lhes está a dar efeitos secundários?

É que o meu anda a fazer exactamente o mesmo...

Boa sorte,
Rute e André

sofiac disse...

Hum, é uma questão difícil sobretudo para quem não é mãe. A minha sugestão: Põe.na a cantar, a Bia tem um jeitaço :) Ela canta e tu descansas, lol!
Solução dois :É um pouco mais dura é ignora-la, é grita e tu não dizes nada, ela talvez faça isso para te chamar a atenção, se tu não lha deres, ela talvez pare, não sei...
E, a solução 3, ainda mais dura, poe-na na cama de castigo!
Mas, para mim a solução 1 é a melhor, cantar até se fartar, lol
beijos linda

Susu C.

Lúcia disse...

A solução 3 não pode ser posta em prática susu porque depois associa a cama a castigo e depoius é " um castigo " para dormir :). O local de castigo terá de ser sempre outro que não a cama, um canto da casa, uma cadeira, etc :)
Bjocas e tb te adoro a ti e à Filipa, essa grande maluca, lol :)

Mamã artesã disse...

Então diz-me lá tu como se diz a um pirralho de 3 meses que não se grita? É que o meu também já há algum tempo que aprendeu a gritar e é mesmo difícil conseguir fazê-lo calar. Por vezes acho que vou ficar surda.
Joquinhas
Sofia

Xana disse...

Não sei... o Vasco quase sempre acaba por me obedecer... mas no livro deles (o que levamos ao médico) fala sobre isso, fala sobre birras, mas adapta-se a isso. Acho que diz para contrariarmos, mas para não levarmos tudo muito a sério. Pois é... não são eles que aturam!!!

Beijos

. disse...

Eu com as birras, deixo-a fazê-las e tento ignorar... ou então distraio-a com outra coisa qualquer. Costuma funcionar. Mas eles têm reacções diferentes, o que funciona para um pode não funcionar para outro.

(respondendo à tua pergunta, nunca entrei nos leilões, vou sempre a agências. Esta por acaso, foi com as milhas da TAP que temos a caducar daqui a uns meses)

Smas disse...

Acho que a minha grita desde que nasceu, ela sempre gritou, eu até já nem a ouço, acreditas?
Bjs