07 março 2006

Consulta Pediatria 8 meses

Ontem fomos ao pediatra para mais uma consulta. Perguntou como tem andado desde a última consulta e no meio de tantas viroses e constipações que por aí andam. Disse-lhe que tem estado bem, mas que tem dado umas noites muito más. Viu-a e disse estar bem de saúde e que a única causa razoável para as noites mal dormidas são os dentes. Passou-lhe um pauzinho para a mão e observou como reagia. Como o mordeu até ao tutano disse que era mesmo isso e que ela estava aflitíssima e não é apenas a tal " fase oral ". Comentei que ela se coça muito e chega mesmo a arranhar-se nas pernas enquanto mudo a fralda. Conforme digo isto ela começa a coçar-se em frente do médico que viu como ela ficava, cheia de manchas e vermelhões. Disse tratar-se de um eczema e recomendou o uso de uma pomada à base de cortisona e um óleo para o banho.
Perguntei-lhe se era normal ainda balançar quando a sentamos e tombar e disse que sim, só a partir dos 9 meses é que não.
Continua uma bébé percentil 25 de peso, ou seja, tem agora 6900 gramas, 65 cms ( P10 ) e 44 cms de perímetro cefálico. Perguntou se comia bem a sopinha e a papa, ao que respondi que sim, mas o leite é um castigo. Para o mês que vem passaremos para 2 sopas, ambas com carne e uma papa e o resto leite, para ver a evolução do peso já que apenas tem engordado o mínimo e seguir-se-à nova consulta.
Na sala de espera apercebi-me da " sorte " ( e bato na madeira três vezes ) que temos tido em a nossa menina ter passado esta época bem já que estava lá um bébé de 9 meses que deveria ter o mesmo peso da Beatriz ou até menos que segundo a mãe desde Dezembro que está sempre doente, ou constipado, ou com bronquiolite, otites, gastroentrites, etc e tal.
O que interessa é que a nossa menina é pequenina mas saudável ( aparte deste problema de pele ).

2 comentários:

Anónimo disse...

É isso mesmo, desde que seja saudável é o que interessa.
A minha amorinha só ficou com gripe agora e já me chegou.
Bjs e parabéns pelos 8 mesinhos!

Susie disse...

Continuam (quase) em sintonia, a Beatriz e a Constança. A minha também tinha 65 cm, na consulta dos 8 meses, mas apenas 6,700 (mas eu acho que foi mal pesada...em casa tem 6,900...). Já a minha não se pode dizer que seja tão saudável, mas anda na creche e isso faz TODA a diferença. Se puderes mantém a Beatriz em casa até aos 3 anos. Antes não lhe faz falta nenhuma e evita as doenças.
Quanto à alimentação...a minha desde os 6 meses que passou a duas sopas e uma papa. Acho que se ela come tão bem a sopa e tão mal o leite não tem mal nenhum começares já com as duas sopas. Foi assim que fiz com o primeiro e agora com esta e nunca houve problema! (isto é mesmo conselho de mãe de segunda viagem...eu sei!).