20 março 2006

Consulta com Osteopata e Adeus

Já tinha tido consultas com este médico e algumas pessoas da família também e com bons resultados, especialmente a minha mãe que se livrou da remoção de vários quistos mamários graças a esta medicina alternativa.
Decidi que para além do pediatra, gostaria que a Beatriz fosse acompanhada por esta medicina completamente inócua e não evasiva.
Marquei a consulta há mais de 3 meses, sexta-feira foi o dia D.
Para além de Osteopata é também especialista em sofrologia clínica e em psicologia sofrológica.
Foi uma consulta muito diferente das que já estamos habituados no Pediatra, o ponto comum foi mesmo o tempo de espera.
Primou pela simpatia e pelo Humanismo, primeiro pegou na Beatriz, depois começou por perguntar a história clínica dos pais, avós e bisavós da Beatriz, depois fomos para a gravidez, quantas semanas de gestação, tipo de parto, problemas durante a gravidez, peso à nascença, etc.
Fiquei a saber que já deveria ter feito análise ao steptoccocus ( tipo B ) para ver se mantinha a bactéria ou não e em caso afirmativo também o pai terá de fazer e em último caso a nossa filhota. Esta bactéria é transmitida via respiratória e troca de secreções e fluídos e com os beijos constantes na pequenina, poderei ter-lhe pegado. Vou pedir as análises e dependendo dos resultados vamos tomar medidas.
Depois da gravidez passou para o pós-parto, a amamentação e a alimentação da Beatriz.
Teceu enumeros elogios à minha filhota, disse que era muito linda, que tinha uns olhos maravilhosos e um cabelo lindo como ele nunca tinha visto nenhum bébé em 30 anos de profissão :) ( baba, muuuiiiita ).
Depois foi a vez de a observar, sem a despir, verificou o equilibrio e a força nas pernas e disse que ela estava muito bem. Verificou a coluna vertebral e os ossos das mãos e pés e também as articulações da bacia. Fez uns testes através de um tipo de sonda pesquisando nas veias das mãos os valores referentes a vários aspectos tais como aparelho respiratório, coração, idade osséa, etc.
Concluiu que a nossa pequenina não podia ser mais saudável e que iria ser alta,( mais que os pais mas isso nãoé dificil ) dada a sua idade óssea e estrutura da coluna vertebral e caixa toráxica.
Disse também que provavelmente iria ter alguns problemas das vias respiratórias, com tendência a alergias pelas vias aéreas. Poderá acontecer que no caso de vir a sofrer desses problemas faça acumulação de especturação na zona do nariz e isso bloqueie a zona dos ouvidos, causando otites, mas isso são só hipóteses, neste momento está óptima.
Passou-nos o estetoscópio para os ouvidos para ouvirmos o coração, primeiro o pai, depois eu e foi uma sensação maravilhosa, foi o regressar à gravidez e quase que senti-la no útero onde lhe escutava o coração. O som é o mesmo... foi lindo :).
Perguntamos-lhe sobre a sua opinião pelo uso da aranha e disse que com moderação e cuidado não via qualquer problema, que era uma questão de ver os sinais dela, ou seja, se ela começasse a não se querer sentar e a manter-se de pé, se começasse a querer alcançar as coisas na vertical, então estava na hora da aranha e que na opinião dele, ela já estava nessa fase.
Verificou a boca e disse que tinha 2 dentes em baixo ( mas não os centrais ) a querer romper, no entanto poderiam não ser os primeiros porque os dentes estão todos mais ao menos na mesma fase, ou seja, poderão sair uns quantos dentes ao mesmo tempo.
Perguntamos também sobre a natação e aí desaconselhou por os tratamentos das piscinas não serem os mais adequados para bébés por serem feitos com cloro, por haver pouca periodicidade de mudança das águas ( e algumas até pouco controlo da qualidade da água ) e pelas mudanças de temperaturas. Disse que nas fases de erupções dentárias ( e que dura até cerca dos 3 anos ) que este tipo de ambientes propicia as otites e que não havia necessidade de a expor a esses riscos, mas a decisão, obviamente era nossa. O pai ficou decidido a não a colocar na natação, eu ainda tenho esperança de encontrar alguma em condições mas ao mesmo tempo tenho medo de a expor a doenças.
Receitou um medicamento homeopático para a erupção dentária e umas gotas no caso de ter alguma otite ( e só mesmo nesse caso ) que se colocam nos ouvidos e que tem resultados no máximo de 3 dias, sem químicos nem antibióticos.
Deu-nos o e-mail e o contacto do telemóvel para as nossas dúvidas e disse que poderiamos contactá-lo sempre. Disse que só era necessário voltar à consulta por volta dos 18 meses, mas que se até lá quisessemos que ele a observasse para irmos que não cobrava consulta.
Disse ainda que na relação peso/altura a Beatriz está com um peso bastante bom, disse até que era gordinha.
Gostei muito!
Quando fomos pagar a consulta a Beatriz surpreendeu-nos com o seu primeiro aceno de adeus a um sr que estava na sala de espera a meter-se com ela e com quem ela simpatizou. Ficamos todos babados.
Desde aí que quando lhe pedimos para dizer adeus e lhe apetece ou quando lhe agarramos no braço e acenamos por ela, assim que o largamos desatar a mexer o braço freneticamente.

1 comentário:

Anónimo disse...

olá, estava a fazer uma busca no google para bebes e osteopatas e devolveu-me o teu blog... li o post e fiquei muito interessada, será que me podias dar o contacto?
eu sei que não nos conhecemos, mas tambem tenho um bebe com 9 meses e gostava de experimentar uma consulta

o meu contacto é susana_scf@hotmail.com
se me puderes responder... obrigada