29 dezembro 2008

Rescaldo do Natal

Uma miúda a portar-se terrivelmente mal que me fez por várias vezes chamá-la à razão, castigá-la e só abriu as prendas porque não quis agudizar ainda mais " a crise ". Brincou com os primos ( sim que agora tem mais um pequenino de 1 ano para disfrutar de brincadeiras ), mas também guerreou o que não é nada habitual. Nem o espírito natalício me fez dar um desconto no mau comportamento, tal foi o exagero. Por isso mesmo não se tiraram muitas fotos ou só se tirariam fotos de uma miúda amuada, a fazer birra, atirada no chão, mal humorada. Depois passou-lhe com muita brincadeira com o primo até que todas as prendas foram colocadas em cada sapatinho.
Percebeu que " milagrosamente " o Pai Natal deixou as prendas em cada sapatinho e foi uma alegria descobrir o que cada embrulho revelava.
No dia de Natal, viajamos até Torres Novas e abriu o resto das prendas dos familiares de lá. Há primeira prenda aberta a primeira birra, uma senhora birra que me fez ficar muito triste com ela, desiludida mesmo. Esperava mais brinquedos e quando percebeu que era roupa e uns ténis disse que não gostava e que não queria aquela prenda. Nõ abriu mais nenhuma, afastei-a do local e tive uma conversa muito séria com ela. As lágrimas vieram-me aos olhos com a atitude dela. É certo que só tem 3 anos, mas também é certo que nunca esperaria que " desdenhasse " de uma prenda, fosse ela o que fosse. Ficou de castigo e chorou baba e ranho, até que se apercebeu do que tinha feito. Pediu desculpa pela atitude e depois disso já adorava os ténis e queria calça-los. Vá se lá perceber.
Depois lá deixei que abrisse os restantes presentes, não sem antes a relembrar da má atitude que tinha tido. Só 2 brinquedos, uma boneca Emília e uma cama de viagem de bonecas.
As birras ficaram por ali.
Depois brincou com o sobrinho do namorado da tia, da mesma idade dela e o resto do fim de semana foi passado por lá, já calma, a disfrutar de alguns brinquedos novos que levamos.
Para mim, o Natal trouxe muitas prendas e uma gastroenterite, com febre, dores no corpo, diareia e muitas cólicas. Não abusei dos doces, comi apenas alguns doces típicos do Natal, filhoses, velhoses e azevias, mas com regrado. Antes tivesse abusado e pelo menos teria razões para a gastro.

2 comentários:

PSoMac disse...

Acho que a euforia da época e a expectativa dos presentes foram origem desse comportamento :) o Diogo foi o mesmo

Beijinhos e Bom Ano 2009

Lúcia disse...

Pois Patrícia, eu não lhe desculpo a euforia porque para mim não é euforia, mas falta de educação, falta de agradecimento e humildade. Eu sei que só tem 3 anos e não lhe posso exigir atitudes que muitos adultos não as tem, mas por ser minha filha, por lhe mostrar que a realidade não é o cor de rosa que ela vive, acho que tem razões para não ter estas atitudes, mas enfim, acho que percebeu.