30 dezembro 2008

Burocracia <=> Serviços Públicos <=> Atendimento incompetente

Que me desculpem os funcionários públicos que como é óbvio, não se pode julgar pela mesma medida um conjunto tão grande de pessoas que fazem parte da função pública, mas sinceramente, sempre que preciso de uma informação concreta, tipicamente tenho o " passa a outro e não ao mesmo " que desemboca num infinito número de contactos, todos com a mesma informação: Isso não é connosco, experimente ligar para aqui....
Liguei para a escola onde pretendo inscrever a Beatriz no pré-escolar. Queria saber quando abrem as inscrições ( já que por lei deverão ocorrer entre Janeiro e Maio, salvo erro ) e qual a documentação necessária para a inscrição. Primeira passagem do " testemunho " e mandam-me ligar para o agrupamento escolar.
Ligo para o agrupamento escolar e atende-me uma senhora que sabia tanto do que falava, como eu de apicultura.
- Deve ser em Janeiro, não sei, mas olhe ligue depois de dia 5 que a minha colega do pré-escolar já cá está.- E até ela voltar ninguém sabe informar.
- Sim, mas ela sabe melhor.
- Então diga-me o que é preciso de documentação para formalizar a inscrição.
- É a cédula de um comprovativo de morada.
- E fotografia e boletim de vacinas, não?
- Não sei, mas a senhora vai lá a escola e sabem-lhe dizer. Se não tiver tudo, volta lá outra vez.

- Desculpe, já liguei para a escola e mandaram-me para vocês, agora vocês também não sabem. Acha que eu justifico dizendo à minha entidade patronal, faltar 2 meios dias porque não me sabem informar correctamente?
- Pois, ligue a partir de dia 5, é melhor então.
Ligo para o Ministério da Educação, lá encaminham-me para 2 gabinetes diferentes. Em nenhum dos 2 é mas também não sabem onde obtenho a informação.
Uma amiga diz-me que tratou na Câmara Municipal e ligo para a dita correspondente. Ali não é mas confirmam que essa informação e regulação do prazo de inscrições é feita pela escola ou agrupamento escolar. Volto à casa de partida e não recebo os 2 contos ( Monopolly ).
Portugal à boa maneira!

4 comentários:

Miúda disse...

Sei querida, sei! Aliás, sabemos todos!!!!

Unknown disse...

Uiiiiii!!!

Já vi que o Natal foi animado!! Lá por casa tb houve fitas!! Mas o tema foi o facto de ela não querer comer nadinha!!!
Nervos!!!!!!!

Unknown disse...

No comments!

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

é mesmo em sede de Agrupamento e antes do meio de Janeiro não vale a pena ligares. Depois prepara-te para ires lá, comprar um molhão de papéis, levar para casa, reunir fotos tipo passe e cópias de outros documentos e lá voltar.

e não tenhas muita pressa, que mal por mal só ficas a saber em Junho se ela entrou.

(não sou funcionária pública mas fiz isto há 2 anos com a Maria, antes de ela entrar na actual escola)