16 dezembro 2008

Festa de Natal da escola

Enquanto não há tempo para reflexões fica a descrição copiada de um comentário meu:

Contou-se brevemente que o Natal é a celebração do nascimento de Jesus mas que para muitas crianças o Natal são apenas receber presentes.
Falou-se de 3 realidades distintas: a dos " meninos ricos " que tem tudo o que anseiam mas pouca atenção dos pais; dos " meninos de rua " cujos brinquedos são a imaginação, os barquinhos de papel e as poças de água ( mencionando também o facto de não terem casa, não irem à escola, etc ) e ainda o natal dos " meninos tolerantes " que não olham às diferenças entre eles, mas apenas ao valor da amizade.
No final, juntaram todos os meninos e cantaram uma música aplaudida de pé em que a letra era qualquer coisa como: O maior dos presentes não é receber, mas dar.
Apesar de ser uma escola laica, falou-se no menino Jesus, falou-se em Deus e na sua criação ( nessa última música ) e não houve Pai Natal mas uma das educadoras distribuiu os presentes ( e aqui acho que foi mesmo por causa da crise ).
Independentemente das crenças ( ou falta delas ) acho importante transmitir o que se celebra nesse dia e porque se trocam presentes ( e não é por causa do Pai Natal, quanto muito, para os católicos, será pelo São Nicolau e pelos 3 Reis Magos )

1 comentário:

PSoMac disse...

Sim acho que é importante saberem porque se celebra o Natal que não é a época das prendas, só.

Beijinhos nossos