21 agosto 2008

Amiguinhas da escola

Na reunião do final do ano lectivo percebi que uma das meninas, pelo horário dos pais e disponibilidade dos avós, não vai frequentemente para a creche. A educadora alertou a mãe para o facto de os outros meninos começarem a segregá-la porque como não vai com frequência acabam por não ter tanta afinidade e brincadeiras em comum. Parece que é frequente a menina se apresentar triste por não querem brincar com ela e parece que a minha filha é das poucas que vai ter com ela e a enquadra no " seu grupo " para brincar.
Inchei de orgulho com a atitude dela porque revela que as directirzes que tomamos na sua educação estão, pelo menos por enquanto, a dar resultado, gerando uma criança preocupada com os outros.
Na festa da escola reparei que realmente os poucos qe estavam da sala dela não se dirigiam à menina e também ela, que é tímida, não se tentava enquadrar. A Beatriz viu-a e feliz foi ter com ela, brincaram as duas, abraçaram-se, sorriram. Tal como fez com outros dos amigos que lá estavam.
Tirei-lhes várias fotos e pedi à mãe dela o e mail para lhas enviar. Entretanto a Beatriz não foi à creche, ela também não e só há pouco teve o meu e mail para que eu lhe reenviasse com as fotos.
Recebi a seguinte mensagem:

Olá Lúcia,
Recebi as fotos.
Muito obrigado! Beijinho
PS: Tenho em casa um desenho que a Maria fez há cerca de 1 mês, para a Beatriz!

Fico feliz por saber não que tenho uma criança muito inteligente, muito desenrrascada ou muito bonita, mas sim por saber que se está a revelar um ser humano bondoso e altruísta. E venham de lá com a teoria que os filhos únicos são egocentristas... pois sim!

3 comentários:

Unknown disse...

Lúcia, os filhos são o espelho dos Pais! Se tratares bem os outros, eles assistem e repetem!!!

A minha tem muita as minha atitudes! Podem ser boas ou más! O certo é que faço o possivel para que veja o melhor! Por o pior tb cá canta, claro!

PSoMac disse...

Ainda bem que ela é uma menina assim, preocupada com os outros meninos!! Vai ser uma menina ás direitas, pelo menos tudo indica que sim.
Lucia, não penses que fiquei com qualquer tipo de sentimento menos bom em relação á historia dos traumas e afins .. muito pelo contrário, fizeste-me pensar no que não tinha pensado ... desculpa voltar ao assunto, mas não queria que pensasses que fiquei malindrada ou chateada, nada disso, tá??? :))
Obrigado, a sério :)

Beijinhos nossos

Loira disse...

Eu tb não acho q os filhos únicos sejam egoistas e egocêntricos. O meu partilha tudo com toda a gente, Além disso, tenho amigas filhas únicas q são tudo menos egoistas.
aliás, eu acho q por vezes as crianças com irmãos se tornam mais possessivas... em grande parte por culpa dos pais.
bj*
PS. O que eu não sabia é q nessas idades já se excluíam uns aos outros...