03 dezembro 2007

Prós e contras

Está a decorrer o programa cujo tema é a natalidade.
Fala-se da falta de apoios e de " entendimento " do mundo empresarial pela condição de mãe/trabalhadora.
Relembro-me do incentivo fiscal que é dado às empresas que optem por conceder um valor ( total ou parcial ) monetário a cada funcionário que tenha os filhos em creches. As empresas que optem por este apoio poderão deduzir como custo 140% do valor dispendido. Uma forma de diminuir lucros, de motivar funcionários e de aumentar a produtividade. Ao invés são pouquíssimas as empresas que utilizam este incentivo fiscal por desconhecimento ou por mera falta de interesse.
Daqui a uns anos, quando as reformas estiverem em risco pela falta de população activa talvez se lembrem, disto, talvez.
Cabe a cada um de nós divulgar este incentivo, pois acredito que muitos empresários o desconheçam. O problema é que o revés da moeda pode ser o seguinte, em vez de aumentarem os funcionários anualmente, passam a chamar-lhe de apoio para as creches e quem fica a ganhar são só mesmo as empresas.

Adenda - Em Espanha como incentivo ao nascimento é dado por cada nascimento de um filho 2500€, na Alemanha 25.000€. Aqui o único " incentivo " que recebo são os 10€ ( e pouco) mensais de abono de família.
Porque é que eu não tenho espírito de emigrante, porquê???

6 comentários:

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

Mais do que as verbas, o que invejo nos outros países é a possibilidade de escolha do tempo de licença e de posteriormente se trabalhar em casa ou em part-time.

No que toca ao abono, permite-me discordar um bocadinho de ti: o abono melhorou significativamente para quem tem mais do que um filho. O abono da gravidez (eu só ufufrui nesta e só nos últimos três meses porque não tinha entrado em vigor ainda) é um valor considerável, visto que é o que nos pagam no 1º ano da criança. No caso de 2º filho o valor do abono duplica, no caso dos 3º triplica. Posso dizer-te que neste momento, no meu caso, o abono aumentou consideravelmente, com 3 filhos.

Acho positivo. E a política de natalidade tb nasce nas nossas cabeças e nas nossas prioridades. Não sou uma pessoa de rendimentos elevados e tenho 3 filhos. Fazemos muitas cedências no dia-a-dia, mas preferimos ter de abdicar de algumas coisas em prol da família. Não é fácil, mas não é impossível.

Lúcia disse...

Ana Rute eu falei no meu caso concreto, que estou inserida no 5º escalão não porque tenha rendimentos muito elevados mas porque desconto sobre tudo o que recebo. Sendo simultaneamente trabalhadora por conta de outrém e por conta própria, desconto ( independentemente do valor auferido ) 20% dos rendimentos brutos de IRS, sendo que o valor bruto até pode ser considerável, mas o valor líquido não e como nestes casos o que conta é o valor bruto, sou, à semelhança de todos os trabalhadores por conta própria prejudicada ( e muito ). Assim sendo, o valor que a Beatriz recebe é de 10€ e qualquer coisa. Apesar das mudanças recentes positivas, acho ainda muito precárias num país envelhecido e com umas contas públicas vergonhosas que dependem e muito da população activa. Investir em políticas de natalidade é investir no futuro de cada um de nós, na reforma de cada um de nós e quanto mais não seja, na nossa continuidade e não me parece que estas novas políticas incentivem a natalidade.

O Príncipe Duarte disse...

Pois faltam mtos incentivos mesmo....

Lá por casa o abono familia são 10€ ( +-).... Dá para comprar o que??

Quanto ás Empresas o pior
e isso mesmo... usam esses valores como se fosse o "ordenado" e recebemos na mesma uma miséria...

Bjs

alice+duarte

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

Lúcia, sei exactamente do que falas porque no nosso caso também descontamos tudo o que recebemos e a fatia maior do rendimento são recibos verdes do meu marido.

Sei como é. Só que no nosso caso estamos no 3º escalão, recebemos um bom bocado menos. E não vivemos nem contamos com ajudas! (digamos que sou uma boa gestora, lol!)

Mas percebo o que dizes, no entanto acho que este aumento do abono é melhor que nada. Tens de ter o segundo filho para receberes os incentivos.

:)

Ana Rute Oliveira Cavaco disse...

recebemos um bom bocado mais de abono, era o que eu queria dizer.

Miúda disse...

Acho que vou emigrar tb!
Não sabia, e essa do incentivo vou sem duvidas divulgar aqui! :)
E sim, tb me parto a rir com o n/ Cavaco a perguntar pq! Lol!