E agora até já " constrói " frases. Fico espantada cada vez que lhe saí uma adequada ao contexto ( e são sempre ).
Na véspera dos seus 18 meses fomos ao fotógrafo do Baptizado fazer uma sessão de fotos. Pedi-lhe para se deixar estar no sofá enquanto o Joca tirava fotos.
Uma " flashada " depois olha para mim, já pronta a descer do sofá e pergunta:
- Já póxo?
Uma outra conjugação de palavras muito ouvida é :
- Qué cóuo ( Ou quéio cóuo )
Quando quer algum objecto aponta e vai dizendo muito convicta:
- Tá aí, tá aí ( em vez do famoso Dá, ou dá cá ).
Outro dia em vez do tá aí disse novamente : Dá ixo!
Diz os nomes de alguns colegas do colégio e educadoras quando está nas suas brincadeiras. A Andeia é o nome mais chamado bem como a Nana ( Mariana ) e o Axico ( Francisco ) lá se vai ouvindo de vez em quando. Também diz os nomes das educadoras mas quando quer e não quando lhe perguntamos.
Diz o nome da fisioterapeuta na perfeição: Cátia.
Ontem quando saímos do colégio mandou calar o cão que ladrava:
- Ahhhh! Cão!
- É o cão filha, está ali.
- Calata ( Calada - que é o que digo à nossa cadela quando começa a ladrar ).
Xiiiuuuu!
Tá rer baúlu ( Estás a fazer barulho ).
A última frase deixou-me boquiaberta porque não é uma frase que habitualmente utilizemos ( acho que o mais parecido com isto é Pouco barulho ) mas ela aplicou-a à situação na perfeição.
A semana passada enquanto o pai ficava na fila para pagar nós encostámo-nos à zona dos ganchos e afins e ficou deslumbrada com um fio que acabamos por lhe trazer.
Acho que vai-me sair uma pirosa na rifa.
Volta e meia do nada aponta para cada um de nós e diz Pai! Mãe! Pai! Mãe! :) Acho uma piada a isto pela cara e tom com que o diz, como se estivesse a estruturar as ideias na cabecinha dela.
Há 2 noites já no quarto às escuras faz esta reconstituição ( porque ao jantar tinha estado nisto ) e segundos depois adormece sózinha.
Li que um dos sinais de maturidade e de auto-consolo é o facto de reconstituirem o seu dia a dia quando estão para adormecer e que geralmente esta fase acontece aos 2 anos ( lá é precoce em qualquer coisita )
Também em relação à utilização do pedido de colo e de pequenas frases também costuma acontecer por volta dos 2 anos.
Ontem adormecia ao meu colo. Agora está tão disperta para a brincadeira que está na cama e aponta para os brinquedos e pede-nos. Claro que não lhos damos e também não faz birra, mas anda a combater o sono e a pedir o bébé e o Pú ( Pooh ) até se cansar ou até nos cansarmos e irmos lá adormecê-la. Foi o que aconteceu ontem. Sentei-me no chão com ela ao colo virada para os vapores e disse-lhe:
- Vais fazer ó-ó. A mãe canta para tu dormires.
Começo a cantar e começa a dançar no meu colo e a bater palmas ao som do " Ó papão vai-te embora " . O objectivo era que acalmasse mas ela queria era brincadeira :). Lembro-me que a minha mãe me cantava essa música ( era eu mais crescidinha ) mas que eu tinha medo e ficava a pensar que o papão andava por perto. Curiosamente gosto de lha cantar e naqueles momentos parece que sinto que eu sou a minha mãe e ela sou eu :)
5 comentários:
Realmente! Muito precoce!
Estou ansiosa por ter essas conversas com a minha Titiz.
Na semana passada "falou" comigo ao telefone! eheheh
Fiquei tão babada...
Beijinhos doces,
Carla e Beatriz (15m)
Lucia, longe de mim "exigir" comentários ou visitas a alguem.
O minha intenção não foi essa, foi pura e simplesmente dizer q acompanho o vosso blog sempre com interesse apesar de achar que não tens o mesmo interesse no meu ( o q é perfeitamente normal, pois há blogs q me "tocam" mais que outros ).
Tudo de bom para voces.
Alice+Duarte
Tens uma filhota mto esperta!!
Sabes, a minha mãe também me cantava, essa canção, agora sou eu q a canto ao Benny!!
Bjs grandes meus e do benny
Espertinha, a menina ;)
Eles crescem tão depressa, não é? e é espectacular quando começam a dizer coisas que nunca pensámos que já pudesem dizer tão bem!
Beijocas
que precoce...
... qdo colocas o resultado a sessão fotograd«fica???
por aqui a lara detesta o flash!!
jocas
Enviar um comentário