03 janeiro 2007

Um outro filho

Começou agora a ser pergunta frequente de família, amigos e conhecidos ( apesar do meu sogro e de uma amiga destas lides me perguntarem há vários meses ).
Hoje fui abordada pelo comentário:
- Já tem 18 meses! Não quer ter outro?
Respondi que sim, ms que ainda era cedo. Apercebi-me que os olhos da sociedade assim não o vêm e que eu, apesar de me abismar com o crescimento dela e de achar que está tão mais menina, no meu coração é ainda a minha bébé ( e será que algum dia o deixará de ser? )
De facto, o meu desejo de ter um segundo filho já esteve mais a flor da pele. Diria mesmo que ter um outro filho é cada vez mais um projecto de vida e menos um desejo imediato. Outro dia dizia-me a minha avó que com as noites que ela me dava, eu não deveria ter vontade de ter outro filho. Mas não são as más noites que me fazem adiar o desejo ( mas se ela desse boas noites e se o meu cansaço fosse menor talvez contribuísse ).
Não sei porquê, mas calculo que a mensalidade do colégio e os elevados euros que tenho gasto com a saúde e bem estar da Beatriz tenham protelado o desejo e aquela sensação do " quero ter outro filho e pronto, tudo se cria ".
Estou a gerar em mim aquilo que chamo de " síndrome do filho único ", aquilo que antes de ser mãe sempre combati mas que me vejo agora frente a frente. Quero lhe dar muito, o máximo de atenção, de carinho, de tempo só dela e só nosso e acho que neste momento ela é muito pequena para no fundo perder um pouco de tudo isso. No entanto, sei que ao dar-lhe um irmão estou também a dar-lhe novos momentos únicos e de um valor inigualável, mas por enquanto acho cedo porque talvez não fosse dar valor ao facto de ter um irmão mas iria quase de certeza, sentir a minha divisão de atenção pelos dois.
No nosso projecto para um segundo filho, se Deus quiser, em 2008 engravidarei e em 2009 darei um irmão/ã à Beatriz, tendo ela cerca de 4 anos, a mesma diferença de idades minha e do meu irmão.
É curioso como tendemos a imitar os nossos modelos de vida :)

8 comentários:

Smas disse...

Olá!
Bom ano!!!
Sabes, eu sempre pensei em ter apenas um filho porque lhe queria dar todo o meu tempo, tudo o que pudesse mas comecei a pensar que se eu gosto tanto de ter irmãos e tenho amigos que são filhos únicos cujo maior desejo era ter tido um irmão e isso pesou na minha decisão.
Para mim achei que 3 anos de diferença era o ideal, mas claro que cada um sabe de si. O tempo terás sempre de o dividir, não interessa a idade que eles têm porque precisarão sempre da mamã e vai haver sempre alturas em que têm ciúmes e brigam e disputam a tua atenção, mas é tão bom ver como brincam juntos e gostam de fazer coisas juntos.
Bjs grandes

Smas disse...

Olá!
Bom ano!!!
Sabes, eu sempre pensei em ter apenas um filho porque lhe queria dar todo o meu tempo, tudo o que pudesse mas comecei a pensar que se eu gosto tanto de ter irmãos e tenho amigos que são filhos únicos cujo maior desejo era ter tido um irmão e isso pesou na minha decisão.
Para mim achei que 3 anos de diferença era o ideal, mas claro que cada um sabe de si. O tempo terás sempre de o dividir, não interessa a idade que eles têm porque precisarão sempre da mamã e vai haver sempre alturas em que têm ciúmes e brigam e disputam a tua atenção, mas é tão bom ver como brincam juntos e gostam de fazer coisas juntos.
Bjs grandes

Ana disse...

É para mim o meu maior dilema!

O Príncipe Duarte disse...

Olá

Sabes eu sempre pensei em ter 1 unico filho. Não acho que haja o problema dos filhos unicos, mimados, etc. Cada um é como é, idenpendente de ter irmãos ou não.

Depois do Duarte nascer o meu instinto maternal diz-me q gostava de ter mto filhos, pq são sensações unicas o amor dos filhos.

Mas pondo os pés na terra, acho q 1 filho é o ideal. Esta vida é mto dificil, o colégio um balurdio, e tudo o resto...

Prefiro dar ao meu filho agora tudo o que posso, e tenho a certeza q amor não lhe vai faltar, mesmo sem irmãos.

Bjs

alice+duarte

http://titicad.blogs.sapo.pt/

Xana disse...

Concordo contigo! As minhas amigas cujos filhos lhes dão boas noites, já estão a pensar nisso. Eu, quero primeiro começar a dormir em condições, depois logo pensamos nisso. Mas mesmo que ele dormisse as noites inteiras, acho muito cedo, quero disfrutar o Vasco. Ele só tem tamanho, porque ainda é um bébé! E não quero dividir a minha atenção, ele ainda precisa muito de mim. Mais tarde logo se vê. Eu e o Luís somos filhos únicos e não queríamos ter só um filho. Mas, por enquanto está fora de questão.

Beijos

P.S. Essa pergunta começa a ser um pouco irritante, a resposta é sempre a mesma e toda a gente tem sempre uma teoria para nos dar. Cada caso é um caso!

Anónimo disse...

Sabes que entendo bem o que dizes.
Não se pode dizer que onde come 1 comem 2, ou 3...
Temos que pensar no futuro, queremos dar o melhor, escolas, pediatras, tanta coisa que temos que calcular.
Adoro ter duas filhas, mas digo-te com sinceridade que por vezes é dificil, tanto em termos monetários como de afectos, desdobro-me e mesmo assim acho que não estou a conseguir atingir o meu objectivo.
A Beatriz é uma bebé sim, digam o que disserem, deixa-a ser assim mais uns tempos, curte bem cada fase e não tenhas pressa.
Apesar do que possam dizer eu gosto muito da diferença de idades das minhas, tornou tudo mais fácil.
Um ano muito feliz para ti e para a princesa linda que é a Beatriz.

Beijinhos

Liliana ♥ disse...

Deve ser óptimo vê-los brincarem juntos:)
Acho q 4 anos é uma boa diferença de idades...eu também tenho 4 anos de diferença da minha mana:)
Eu ñ quero só um filho...também ñ quero ter já outro... daqui a uns 3 aninhos....quem sabe... são mtas noites mal dormidas, mas o resto compensa...basta um sorriso dele:)

Bjs grandes

InêsN disse...

para destoar dos comentários anteriores: eu acho que quanto mais tempo passa mais os miúdos sentem.

como sabes a sara não foi planeada. como sabes o diogo tinha 11 meses quando a sara nasceu.

o que não sabes mas eu te digo é que o diogo já não sabe o que é ser filho único. e eu não vejo mal nenhum nisso.

(sofri muito mais eu que ele, acredita!)