09 janeiro 2007

Noites ( eu já nem queria falar nisto )

Não tenho tocado no assunto não porque as noites agoram estejam calmas e tranquilas mas porque acho que comecei a conformar-me com o facto de que dormir uma noite descansada, relaxada e sem os choros e chamamentos nocturnos é uma miragem. Mas hoje mais uma vez li em mais de um blogue diferente de crianças de idades próximas à da Bity e que dormem muito bem ( para mim dormir bem é acordar 2 ou 3 vezes ). Foram pouquíssimas as vezes que não acordou vez nenhuma e nessas vezes em que ela não acordou, acordei eu preocupada e com a sensação de que a tinha ouvido. O meu cérebro passou a estar em constante estado de alerta e apesar de dormir tão mal há tantos meses, o que é certo é que raramente tenho sono ao longo do dia. E isso espanta-me e preeocupa-me. E eu que gostava ( e acho que ainda gosto ) tanto de dormir. Muitas vezes o meu colega da secretária em frente, que não tem filhos pequenos, que se deita com as galinhas e acorda com elas vem a bocejar e passa a manhã a queixar-se que tem sono e que dormiu mal. E aí fico irritada porque como se atreve a lamentar-se para mim que no mínimo dos mínimos sou acordada 3 vezes por noite com choros, berros e lamentos e uma criança que quer à força colo às tantas da manhã e saltar para a nossa cama. Digo-lhe isso mas não se toca, ele é que coitadinho porque dormiu mal e virou-se muito na cama.
Custa-me cada vez mais levantar-me e ir até ao quarto dela, percorrendo a casa fria e descalça porque se perco tempo a calçar-me passa do choro ao grito.
Às vezes criticam-me porque não estou com a minha boa disposição que é costume e digo para experimentarem serem acordados com choros e gritos, saltarem da cama vezes e vezes seguidas e desatarem a correr até ao quarto dos filhos e aí tem uma sensação de como são as nossas noites. Nem o " agora levanto-me eu e depois levantas-te tu " me deixa descansar mais porque na vez que é o Nuno a ir lá vem com ela ao colo para dormir connosco. Se bem que consigo dormir mais tempo com ela na nossa cama, nem por isso durmo melhor porque acabo por inconscientemente quase não me mexer e quando acordo doem-me as costas e o pescoço ( porque tenho problemas de coluna ). Isto quando não sou acordada com os pés dela fincados nas minhas costas ou costelas, ou qualquer outra parte do meu corpo que lhe esteja acessível. Tem esta terrível mania a dormir. Não a tentei mudar de cama ( apesar de ter pensado nisso ) porque o facto de ela poder levantar-se e andar pela casa toda connosco a dormir me assusta, bem como a possibilidade de cair cama abaixo que ela é uma destravada a dormir. E também porque acho que não é da cama. Ela não gosta de dormir sozinha. Já pensei trazer a cama de volta ao nosso quarto, mas aí seria um retrocesso que não me apetece viver. Eu gosto de me deitar e de ler até às tantas ou simplesmente ver televisão. Gosto do meu espaço ( ainda que dividido com o Nuno ) e com ela a dormir connosco não o posso ter para não a acordar.
Ando a ser traída pela minha memória a curto prazo e já não me consigo lembrar quando ficou doente a última vez, por exemplo. Felizmente que no trabalho ainda não notei isso. Eu que tinha uma memória fotográfica, que me consigo lembrar se uma determinada factura passou ou não por mim quando trabalhamos com centenas de fornecedores e passam por mim uma média de 1000 facturas diferente por mês ( só nesta empresa que trabalho para outra ). Às vezes sinto que o meu cérebro vai dar o " tilte " a qualquer momento. Hoje é um desses dias.
Já desisti de dizer que são dentes, está doente, tem pesadelos, isto e aquilo. Não me adianta procurar uma explicação porque o que eu queria mesmo era uma solução.
Costumo dizer que estou a precisar de férias mas ainda a semana passada as tive e continuo a sentir-me cansada. O que eu precisava era de uma cura de sono do tipo dormir 3 ou 4 dias seguidos.
Quando me contam que os filhos dormem bem confesso que me ressalta uma pontinha de inveja ( e digo-o mesmo ).
A minha mãe ( que me conhecesse como só uma mãe conhece um filho ) quando me pergunta se ela dormiu bem e respondo que sim faz logo a pergunta:
- Acordou o quê, umas 3 vezes?
É verdade que ela se porta bem, que até nem faz muitas birras, que é calma, que não é mexilhona, que se entretem a brincar sozinha e que ( valha-me isso ) desde o Natal que ao fim de semana dorme das 6 da manhã até às 11h/12h sem acordar. Eu apesar de me apetecer acordá-la para ver se dorme melhor de noite, aproveito também eu para dormir.
Parece-me um pedido tão redundante mas que é tão dificil de concretizar, mas eu só queria nós três dormissemos bem ( e dormir bem é acordar um máximo de 3 vezes de noite, colocar-lhe a chucha e aconchega-la e já está ) :)

12 comentários:

carla disse...

Não tenho a solução milagrosa, mas dou-te o meu apoio de compreensão, EU NÂO DURMO UMA NOITE SEGUIDA HÀ QUASE SETE ANOS!!! Ele começou a dormir noites seguidas depois da irmão ter nascido, ela uma noite boa é quando acorda 2/3 vezes e há 3 semanas para cá tem sido mesmo terrivel....limito-me a esperar por melhores noites!!!

E tb se me revoltam as entranhas quando me dizem que dormiram mal...pq o filho acordou tipo 7 da manhã...desculpa o desabafo!!

Beijo

Morena disse...

Pois, eu já te disse o que tinha a dizer por mail. Isto vai melhorar vais ver... só não te sei dizer "quando" :o)
Bjs grandes

Anónimo disse...

Acredito que estejas bem cansada!! Comigo essas noites só acontecem de vez em quando e é o suficiente para andar mais cansada, nem sei como seria todos os dias!!

Vai passar!! Só espero que em breve!

Jocas

Xana disse...

Podía copiar o texto e colá-lo num post meu à excepção da mudança da cama. Com tudo o escreveste me identifico. Começo cada vez mais a aceitar o que a pediatra disse. Cada um tem um defeito. Uns comem mal, outros são terríveis, outros acordam muito durante a noite. É o caso dos nossos filhos. Há que aceitar e esperar que passe. Também já deixei de atribuir motivos a isso. Como se diz no alentejo, quando não é do c* é das calça! Por isso. É ter paciência. Umas vezes muita, outras alguma e outras nenhuma.
Também tenho aí uma pontinha de culpa da mudança de cama. Pediste-me fotografias, de como tínha resolvido o problema da altura. Tenho de te enviar as fotografias. Como tenho o Vasco, dificilmente cai.

Beijos e paciência, resistencia, paciencia, paciencia, paciencia...

Anónimo disse...

Parece que me estou a "ouvir" a mim mesma.
Mas acho que devias tentar muda-la de cama, a Gui melhorou imenso desde que mudou, tem mais espaço, nao cai porque tem a rede na parte de fora da cama.
Também é verdade que ela já sai da cama sozinha, como a rede nao vai mesmo ate ao final da cama ela sai por esse cantinho e vem ter connosco de noite.
Convém é ter todas as portam fechadas, mas ela vem direitinha à nossa cama :)

Beijinhos

Ana disse...

Também tenho uma colega que anda sempre a lamentar-se das noites que tem e é solteirinha e está na casa dos pais....às vezes apetece-me trocar com ela :)

Unknown disse...

Pois é, assim é complicado o cérebro estar a 100%
Acontece-me o mesmo com o André: acorda pelo menos 1 vez para comer e é logo uma gritaria!
A Luísa desde recém nascida q dormia a noite toda, até hoje.
Espero que ele dentro em pouco comece a dormir de seguida até porque queria passá-lo para o quarto da mana e só não o fiz porque não quero que ele a acorde...
Beijos

InêsN disse...

lúcia, eu não li todos os teus posts e por isso não sei como fazes para a deitar, etc.. se clhar já fizeste isto tudo mas eu pergunto na mesma: ela tem rotinas bem definidas? dorme à mesma hora de dia (sesta)? bebe leite de noite?

a sara dava-me noites muito más mas consegui dar a volta e agora ela dorme muito bem (ainda no nosso quarto, é certo). não sei se leste os posts em que falei nas mudanças que fiz.

um beijinho grande, força!

Pat disse...

Lúcia, acho que essa fase irá mudar em breve...está certo que eu há muito tempo que não sei o que são más noites, mas as minhas filhas também as tiveram ....só resta esperar que eles mudem. Força

O Príncipe Duarte disse...

Olá

Olha eu costumo acompanhar o teu blog e a tua menina pq tem +- a idade do meu filho ( apesar de saber que tu ou pq não tens interesse ou possivelmente mto q fazer, não costumas ir ao meu blog, mas adiante ).

O meu filho é a mesma coisa, noite bem dormida para mim é ele acordar para ai umas 2 ou 3 vezes. Eu tb ja comprei uma cama de solteiro para ele ( e ele não cai, aprendeu a sair da cama mto bem). Já lá dormiu umas noites, mas como o cansaço nos prega partidas, ele tem dormido comnosco ( claro, sempre a acordar várias vezes ).

Não acho que seja uma questão de rotinas, de deixar ficar a chorar até se calar, etc ( todos as sugestões que nos costumam dar... ).

O pediatra do Duarte tb me disse q temos q aceitar q ha crianças que pura e simplesmente não dormem uma noite inteira seguida. É um facto, só temos que aprender a lidar com a situação.
Quem tem filhos q dorme a noite toda, ou que ás 21h já estão na cama... não sabe a sorte que tem.

Eu já fico mto feliz pq o meu tem saúde, o resto vai-se levando. Tal como tu, eu durante o dia ja nem sono tenho, já me habituei.

É esperar que qquer dia as coisas mudam !

bjs

alice+duarte

http://titicad.blogs.sapo.pt/

Princesas Ervilhinhas disse...

Pois... também podia ser eu a escrever este post!

Já me mentalizei... é assim e prontus!

Como diz a Xana, paciencia e resistencia!

Beijinhos doces,
Carla e Beatriz (15m)

Smas disse...

Bem, o meu filho nunca dormiu uma noite seguida até fazer 2 anos, depois começou a dormir algumas noites todas, mas mesmo assim de vez em quando acordava. Quando a mana nasceu e até hoje também nunca mais dormi uma noite completa que ela também não dorme. O cansaço é horrível, mas tens de pensar que melhora, no meu caso há noites em que ambos acordam 2 vezes apenas, mas intercaladas, o que em 6-7 horas de sono faz muita diferença. Ah, ele agora acorda para ir à casa de banho e eu ou o pai temos de ir com ele.
Bjs