17 janeiro 2007

Espanta-me...

Que em pleno século XXI, uma conhecida que é mãe há vários anos me pergunte porque gosto de ler a Revista Pais & Filhos. Não gosta de ler, alias, não lê coisa nenhuma, não sabe quem é o Brazelton nem nunca ouviu falar de pedagogia infantil ou pedopsicologia.
Guia-se pelo instinto e diz que não precisa de ler isso porque tem muitos sobrinhos ( como se eu soubesse menos q ela e tivesse de andar a ler nos livros para saber pegar ao colo ou colocar a chucha na boca ).
Depois quando falamos de certas doenças desconhece por completo os nomes, os sintomas, o quadro clínico de uma amigdalite ou de uma bronquiolite. Diz q o sobrinho mais novo está com os brônquios “ tapados “ e não que tem uma bronquiolite. Nunca comprou uma máquina de aerosóis. A criança faz febre e da se benuron e brufen durante uns dias. Se não passar vai se as urgências e logo se vê.
Crianças gordas são crianças saudaveis.
Não vacinou a criança com Prevenar porque fez " a que o estado comparticipa ". Não sabia da existência da Prevenar e acha que são as duas para a mesma coisa, por isso não há necessidade de gastar 210€.
A tosse e expectoração da minha filha é normal porque andam quase todos assim durante o primeiro inverno da creche. É da creche e já está.
Pesquisar na internet para quê? Internet só serve para comprar a roupa na vertbaudet, o resto n interessa. Pediatra não tem, tem médico de familia e quando precisa vai ao hospital. Os pediatras só tem teorias e não querem dar antibióticos.
Quer ter outro filho este ano.
E depois quando eu falo um bocadinho mais tecnicamente fica a olhar para mim e pergunta-me como sei tanto.
Mas no fundo acho que sente realmente que não precisa de saber mais, que ja sabe tudo porque contactou com muitas crianças. Para mim, nada de mais errado! Não que me sinta melhor mãe que ela, mas porque acho tão insensato pensarmos que sabemos tudo.

8 comentários:

Ana disse...

Essa conhecida vive no planeta terra?

Realmente parece impossível mas sabes que assim preocupa-se menos.

Lúcia disse...

Infelizmente não é caso único, há tanta gente assim que me indigna mesmo. Gente nova de idade com uma atitude face à maternidade anos 50 ( ou até menos ).
E atinge-me quando afirmam que elas é que estão certas e que as mães informadas são exageradas e mesquinhas.
"Inventem-se novos pais "

Natércia Charruadas disse...

Muitas pessoas sem formação e sem consciência disso. O que me preocupa são as crianças, que não recebem o que merecem.

Liliana ♥ disse...

A senhora ñ tem uma pontinha de curiosidade, o saber porquê? faz-me mta confusão...quando fiquei grávida do Bernardo, devorei livros, revistas...mta pesquisa na net...
Agora também tento, ler um livro, de vez em quando...e mensalmente a revista Pais&filhos...mas o tempo é escaso...

Gente com falta de "querer saber mais"...

bjs

Anónimo disse...

De certeza que ela tem filhos??? Será possível, que nem por curiosidade, nunca tenha lido ou apenas desfolhado uma revista para as Futuras Mamãs???

Neste mundo temos de tudo o 8 e o 80, aqueles que como essa senhora nem sabem e nem se interessam por ler o que quer que seja sobre a maternidade e tudo o que implica (mesmo que depois não se concorde) e temos as que se guiam apenas pelo que lêem em tudo que é revistas e livros sobre a infância e maternidade!

Na minha opinião o ideal é encontrar o equilíbrio, ler e saber mais nunca ocupou espaço na cabeçinha de ninguém, e depois seguir o instinto e a necessidade de cada um de nós, para obtermos o tal "equilíbrio" ;)

LOL, faz-me lembrar um situação que passei logo no início da Bebé M ter nascido!!! É que há cada uma...

Princesas Ervilhinhas disse...

Bem... quando estava a ler-te pensei que estavas a falar de uma conhecida minha (e familiar...).

E digo-te que esta é da minha idade, tem curso superior e acha-se a melhor mãe do mundo.

Enfim... tenho pena é das crianças... que neste caso têm a sorte de ter uns bons avós!

Beijinhos doces,
Carla e Beatriz

PS: Sinto a tua falta no nosso cantinho... fui comtemplada com as tuas limpezas? ;-)

Anónimo disse...

Confesso que tb não leio a Pais e Filhor!! Já li e chego à conclusão que ao fim de um ano repetem os temas!! Mas sou fã da net, vou ver tudo!! Tenho apenas 1 livro sobre o desenvolvimento da criança, mas acho que na net tudo se encontra! Eu acho que por vezes sou prática demais!! Agora essa Senhora até a mim consegue espantar!! Não dar a Prevenar?!!!? não tratar um constipação que nunca se sabe onde pode ir dar!?!? Enfim......

Anabela & Lara disse...

há muita gente assim...

... já fui criticada por levar a minha filha ao pediatra, imagina só!!


jocas