16 novembro 2006

Tanta coisa dela

A minha memória já não acompanha o evoluir constante dela na linguagem. Todos os dias, mas todos os dias diz algo novo, imita uma palavra dita por nós, repete e depois esquece, mas volta e meia aplica-a no contexto adequado e percebemos que associou o objecto/pessoa ao nome.
Ontem saiu-se com o nome da educadora, o Ruca deixou de ser Cuca e agora é Úa ( estava melhor antes filha ), o Noddy é Bou-bô ( não me perguntem porquê que ainda não percebi ), na música do atirei o pau ao gato já não canta apenas o Atiei e o máaaauuu. Também já diz o tu tu ( mas o gato-to ) e eu eu ( não moreu eu eu ).
Passou a dizer mão correctamente, ontem quando tentava desencaixar uma peça de Lego e não conseguia puxava com força e dizia mão para eu dar uma ajudinha .
Pega em qualquer objecto, encosta no ouvido e diz Tá???, sempre que lhe perguntamos pelo telefone.
Aos Sábados à tarde começa a chamar pela avó e só se cala quando lhe telefonamos e lhe colocamos o telefone no ouvido. Ligamos sempre para as duas. Não fala mas sorri muito. Geralmente a minha mãe não resisite e vem visitar a neta :) .
De manhã caminha apressada para o carro enquanto vai dizendo : cago, cago :)
Quando não nos percebe olha com ar de espanto e diz : Ãããnnnn?
Conhece as rotinas e antecipa-as, por exemplo o pentear-se, o calçar, o chegar a casa e ir no elevador, o soprar para o candeeiro, etc. Perguntamos pela escova e agarra nela e penteia-se. Dizemos para se pentear e começa logo a fazê-lo. Está uma “ macaquinha de imitação “ e anteontem saiu-lhe qualquer coisa semelhante com Abão ( uppss, as asneiras ao volante ).
Reconhece certos caminhos, por exemplo a rua da casa da minha tia, a rua da casa da minha mãe, a rua do colégio e claro, a nossa rua.
Está tão “ crescida “ que me esqueço que tem “ só “ 16 meses. Falo com ela como para um adulto, utilizo as mesmas palavras, não transformo o carro em pópó, a fralda em ó ó, a chucha em bú ( que é assim que ela chama ), o pássaro em piu piu, etc, etc.
Fico babada com ela, estou a adorar esta fase, riu-me imenso com certas coisas que diz, certas expressões atitudes, etc mas ao mesmo tempo, dou por mim a olhar para as fotos dela bem pequenina e desejava voltar atrás no tempo, tê-la bébé por mais um bocadinho assim :)

3 comentários:

Liliana ♥ disse...

'Tá tão esperta a tua menina!!

As vezes gostava k o meu bernardo já estivesse nessa fase, mas por outro lado penso, q eles crescem tão rápido,ainda à pouco tempo era um recem nascido, pequenino, e agora já esta mto maior.

por acaso às vezes tambem dou comigo a ver fotos dele quando era + pequenino e também gostava de o ter tido + tempo assim!

Smas disse...

A minha também fala cada vez mais, repete tudo o que diz e cada vez mais é uma menina e não uma bebé!
Que saudades!
Bjs

Paula Silva disse...

Que linda e espertinha que ela está!
Sabes a minha Beatriz antigamente cantava..."atilei o paulo ao gato tutu"
Eheheh
Jinhos
Paula