17 novembro 2006

Pai novo / pai velho

Li em três blogues opiniões sobre as diferente formas de abordar a paternidade, se de uma forma mais participativa ( pai novo ) ou de uma forma distante em que o pai só existe mas quase não interfere de forma positiva no crescimento dos filhos ( porque esta não participação é em si mesmo uma forma negativa de intervir ).
A minha opinião não vai gerar um post romântico, onde “ agradeço “ ao meu marido, pai da minha filhota por participar nas tarefas do dia-a-dia. Isto porque acho que participar nas tarefas não é opção ou forma de estar na vida, não o tornam moderno, é antes uma prioridade, um dever. Tal como é também meu dever cuidar dela, acarinhá-la, brincar com ela proporcionar-lhe um ambiente harmonioso para que cresça e seja feliz. E não pensem que este nosso dever é encarado de forma negativa, do tipo Lá tenho eu de lhe ir dar banho, não este dever é para mim ao mesmo tempo um direito que me dá muito prazer. Um pai/mãe que nunca deu banho ao seu filho, que nunca rebolou no chão agarrado ao seu rebento, que nunca foi capaz de olhar para uma casa cujo chão está cheio de brinquedos espalhados e sorrir, que nunca deu uma refeição, que nunca fez cara feia quando teve mudar uma daquelas fraldas radioactivas que deixam qualquer divisão da casa intransitável durante algum tempo, para mim não vive o seu filho, não bebe cada segundo dele com a consciência de que o tempo passa a correr, não consegue realmente sentir o doce sabor da maternidade. Sim porque até uma fralda bem suja pode ser motivos de muitos sorrisos. Quem nunca desejou que o seu filho fizesse um daqueles cócós monumentais quando o pequeno não o fazia há uns dias?
Quem não rejubila com a primeira palavra, quem não aplaude o primeiro xixi no bacio, quem não partilha com os seus amigos a felicidade que sente por ter o seu rebento, para mim vive muito pouco da paternidade. São os tais pais velhos, ocos de sentimentos, porque quem não é capaz de amar até ao tutâno o seu filho, para mim não é capaz de amar nada nem ninguém. Bem sei que há quem tenha dificuldades em exteriorizar os seus sentimentos, pessoas que pensam que abraçar um filho numa zona pública comprometeria a sua “dignidade de macho”. São mentalidades, bem sei, mas são mentalidades que não se coadunam com a minha. Por isso, sim tenho em casa um pai novo que lhe dá banho quando eu não posso ( porque adoro dar-lhe banho ), que lhe dá a refeição, que cozinha para nós, que a deita, a adormece, lhe muda a fralda, brinca e rebola no chão. Que a beija e a abraça em público, que a adormece no colo, que a trás para a nossa cama, que se levanta as vezes que forem necessárias para lhe colocar a chucha.
O pai que diz vezes sem conta que a adora, que me diz que lhe dei o “ presente “ mais valioso, que se deita ao meu lado de cansaço e não “ reclama” por sexo quando os meus olhos teimam em não se manter abertos, o pai que entende e partilha do meu cansaço, porque as tarefas são repartidas, de igual para igual, porque somos ambos pais, temos as mesmas responsabilidades, as mesmas tarefas e o mesmo amor.
Quem me conhece sabe que não falo por falar, que realmente não conseguiria viver com alguém que pura e simplesmente a única tarefa doméstica que reparte com a mulher é: ele suja, ela limpa. Porque se ele fosse assim nem sequer casava ou se o fizesse por engano, não chegaria a ter filhos. Revolta-me que digam tu tens muita sorte porque se fosse com o meu marido... ele não faz nada em casa, não sabe, nunca deu banho à filha... Não sabe, aprende. O Nuno veio viver para Lisboa sózinho e ensinei-o a limpar uma casa, a passar a ferro, a cozinhar ( se bem que ele inventa e muito bem ), a sentir que estar numa casa limpa e arrumada não é capricho.
Se sou demasiado désposta, exigente, tirana? Talvez, que importa, somos felizes assim, só não quero ser criada de ninguém. Escrava só do tempo que passa à velocidade luz.

14 comentários:

Morena disse...

Adorei este tb!
Fico feliz por haver muitos pais novos :o)
Bjs

O Príncipe Duarte disse...

Olá

Eu tb tenho em casa um "pai novo", e acho que nem podia ser de outra maneira.

E espero educar o meu filho para vir a ser assim também!

Quanto ao teu post sobre a cama... olha estou com a mesma duvida !

bjs

alice+duarte
http://titicad.blogs.sapo.pt/

Ana disse...

felizmente somos todos diferentes uns dos outros... eu tenho um marido que não ajuda o que eu acho que deveria ajudar. Mas vai ser sempre pai dela e eu não me vou separar dele porque ele não dá de comer a ela... ou porque muda poucas fraldas.
E também não o posso obrigar a fazê-lo.

enfim...

Lúcia disse...

Ana,

Não critico quem aceita que o marido não participe na divisão das tarefas ( sejam elas domésticas ou " familiares " ), mas para mim era dificil aceitar uma pessoa que enquanto eu andava de esfregona na mão a perder momentos do crescimento da minha filha ele estivesse deitadinho no sofá a beber cerveja e comer tremoços ( por exemplo ). Mas mais que isso,era impensável um pai que não demonstre afecto que não faça o seu filho sentir-se amado, pela mãe e pelo pai.
Bjnhs e bom fim de semana

Liliana ♥ disse...

Cá em casa temos um "pai novo", q esta disposto a ajudar sempre q é preciso, q por vezes acabado de chegar do trabalho, é ele q adormece o filho, é ele q se levanta mts vezes a meio da noite e anda 3 hs com ele ao colo só p eu poder dormir...

acho mto importante, p o bom crescimento de uma criança a participação activa das duas partes, em todos os momentos, até nas fraldas sujas!

É por isso que o adoro, porque ama o nosso filho, mais que tudo na vida!obrigada Bruno!!

Liliana ♥ disse...

Obrigada pelos posts q nos deixas e tambem por tirares algumas duvidas!
bjs e bom fim de semana!

Loira disse...

Estou de acordo ctg! O Zé nem smp faz td o q eu gostaria, mas é mais por preguiça do q por outra coisa. Mas está 100% apto a tomar conta do filho. Qd eu vou trabalhar p/ fora, ele é q fica com o Zézinho. Aliás, p/ mim é impensável q fosse diferente... se ele tem pai, não vai dormir a casa dos avós (como acontece com mtos miúdos, cujas mães têm de se ausentar).
Não sou escrava de ninguém, nem quero ser... e não vou abdicar do precioso tempo q posso estar com o meu filho a limpar o q os outros sujam. Cá em casa tb se dividem as tarefas. Não concebo q seja de outra forma.
Há pais q nunca deram comida aos filhos, mudaram fraldas, deram banho... mas olha q tb há mães q nunca fizeram comida aos filhos e q vão buscá-los aos avós só dps do banho tomado. Sinceramente, isto faz-me imensa confusão... eu quero criar os meus filhos... e não dá-los a criar a alguém...
bj*

Loira disse...

ahhhhhhhh... eu tb não elogio o Zé por uma coisa q eu acho suposto ser ele a fazer...

Maria Vicente disse...

quem me dera viver um amor assim.......parabens

Maria Vicente disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
Anónimo disse...

concordo plenamente contigo!! eu tb tenho uma Pai novo em casa, e só assim poderia ser!!
se trabalhamos os dois fora de casa tb temos de dividir tarefas!!

jocas e boa semana

. disse...

Gostei tanto mas tanto mas tanto deste texto! Penso exactamente como tu. Porque raio é que havemos de ficar contentes por nos ajudarem a fazer alguma coisa quando é responsabilidade dos dois fazer tudo? Até parece que os filhos são só nossos ou que nós não trabalhamos tal e qual comno eles. O tempo das mães em casa e dos pais sem mexer uma palha já passou. Felizmente não me posso queixar. Ele também faz tudo, às vezes reclama um bocado mas lá vai fazendo! Bjs

Paula Silva disse...

Pois Lucia eu também tenho cás em casa um pai desse, que memso estando agora só aos fds é muito presente e me ajuda imenso ... que s«chega ás sextas feiras ás 17.30 e ainda me vem ajudara arrumar a casa ..pois tal como tu dizes as filhas são dos 2 e viver numa casa limpinha e rrumada não tráz beneficio só para um .
Mil beijinhos e parabéns
paula

InêsN disse...

olha que eu não agradeci ao meu gajo no post que lhe dediquei...tal como tu não acho que seja um favor que ele me faz mas sim um dever igual ao meu!

ahhh...e o meu é filho único e veio para cá sem nunca ter feito nadinha em casa...aprendeu, claro!

;)

beijinho!!