14 novembro 2006

Consulta dos 15 meses ( aos 16 e picos )

Fomos ontem à pediatra e pela primeira vez não esperamos muito. Já percebi que a técnica é marcar consulta o mais tarde para as 16.30 e somos atendidas lá para as 19h.
Pela primeira vez saio de lá preocupada com o ( baixo ) peso dela. Até agora nunca dramatizei o ser pequena, o ter baixo peso, o percentil baixinho mas ontem a apreensão da médica deixou-me de coração apertado.
Pesou-a e o comentário foi, estás tão magrinha Beatriz. 8690gramas ( P8 +/- ) distribuídos por 75 cms ( P10 ). Cresceu bastante desde a última consulta ( 4.5 cms ) mas aumentou pouco de peso ( 470 gramas em 4 meses )e baixou de percentil. O perímetro cefálico manteve-se nos 45 cms ( o que significa que baixou para o P8 +/- ). Disse que o não ter aumentado o perímetro cefálico só não era preocupante porque ela apresenta-se com um desenvolvimento intelectual e motor adequado e achou até que em termos da fala está muito desenvolvida ( já que a Beatriz estava bem disposta e cantou, chamou a mãe, o pai, o carro, o cão, imitou o pato, etc ).
Voltou a insistir se ela comia bem e face à minha resposta afirmativa disse que esta diminuição de percentil provavelmente se deveu às sucessivas doenças que há 2 meses a atacam. No entanto há que vigiar e estar atenta para saber se realmente se alimenta bem no colégio.
Preparou-me para um inverno há semelhança destes últimos 2 meses e medicou-a com Zirtec até à primavera e Ventilan durante 4/5 dias sempre que apresentar um cenário do que tem sido " comum " nos últimos tempos : Tosse, expecturação .
Mandou dar umas gotas que funcionam como uma vacina, voltar às vitaminas, muitos aerosóis com soro, desobstruir o nariz com soro ou água do mar regularmente, dar-lhe muita água para fluidificar as secreções e insistir na alimentação, tentar que coma mesmo entre as refeições.
Associou todas as últimas maleitas não só à entrada no infantário mas também à erupção dentária. Disse ainda que deveriam estar mais 3 ou 4 dentes por erupcionar.
Felizmente os brônquios não têm expectoração e a otite não deixou sequelas.
Foi-lhe ainda detectada uma íngua na virilha direita ( adenopatia inguinal ) mas não deu muita atenção ao facto e já andei a pesquisar e não encontrei informação nenhuma ).
Falou-se das noites intraquilas que continuam e disse que com o Zirtec deveria melhorar ( pudera, aquilo dá sono ).
A garganta continua inflamada e as gengivas segundo ela estão muitíssimo inflamadas. Comentou que os dentes agora vêm todos de uma vez.
Quanto ao calçado, o melhor mesmo são sapatos com um contraforte rijo e alto que passe o calcanhar. Disse que não precisavam ser chicco desde que tivessem estas características e tivessem sola anti-derrapante e fossem de pele, independentemente desta ser em couro ou borracha.
Perguntou se estava muito dependente da chucha e disse-lhe que tem dias, quando está mais doente fica mais carente, quando está melhor anda todo o dia sem chucha.
Quanto à natação o melhor é esquecer até à primavera pela tendência em gerar otites.
Disse-lhe que ainda usa biberão para beber o leite de manhã e que não fazia intenção de lho retirar já e ela disse que não havia qualquer problema porque ela ainda era " pequenina " :)
Perguntou ainda como tinha sido a adaptação ao colégio.
Falamos dos pesadelos que de vez em quando acontecem e que nesses casos, não devemos acordar, devemos tentar acalma-la sussurrando e acariciando-a.
Quanto à mudança para a cama maior não aconselha pela tendência a acontecerem acidentes.
Vim apreensiva.

8 comentários:

InêsN disse...

sem conhecer a beatriz atrevo-me a palpitar que essa diminuição de percentil possa ter a ver com o desenvolvimento motor dela, não? é que se ela começou a andar e correr nos últimos meses e se mantém a mesma alimentação, é porque anda a gastar muitas energias...

e isso, sim, é positivo ;)

compreendo a tua apreensão (ficaria assim também, de certeza) mas tenta não te afligires de mais. até porque pouco podes fazer agora.

beijinho grande

Liliana ♥ disse...

ola!
A Dr. idalina tambem foi a tua medica?
É 5 estrelas...eu adorei q tivesse sido ela...mas é de poucas conversas, temos que ser nós a puxar o assunto...

não te preocupes com o pouco aumento de peso da beatriz, pk ela tem andado doentinha nos ultimos tempos e é normal de não tenha tanto apetite...

e se é uma criança mto activa, gasta mto + calorias, até o meu bernardo desde k anda na aranha, está + magrito...

Anónimo disse...

Oh não fiques preocupada, pois ela tem sofrido dos dentinhos, a adaptação à escola, as sucessivas cosntipações, mais o desenvolvimento motor, ela gosta de dançar não é? ;)
é natural que o aumento de peso não seja tão grande. E desenvolvida é ela na fala então :)
Se fosse preocupante acredito que a médica pedia para fazer mais alguma coisa.
De qualquer maneira daqui a 3 meses há outra consulta e podes confirmar em como estes avanços e recuos fazem parte do crescimento.

Beijinho

Liliana ♥ disse...

O q interessa é que é uma óptima profissional!!!

se pensar em engravidar novamente, vai ser ele que me vai seguir a gravidez e fazer o parto!!
olha k bela coincidencia!!!:)

Beijinhos!

Susie disse...

O H. sempre esteve no percentil 5 em peso e abaixo do 5 em altura. O pediatra sempre me descansou dizendo que o importante é que não houve grandes oscilações de percentil, sempre foi crescendo a um ritmo mais ou menos constante. No primeiro inverno em que esteve sempre doente também quase não aumentou de peso e ele não deu grande importância ao assunto.
Ele diz (e eu concordo) que os dentes não provocam doenças, apenas algumas dores e má disposição. Ele está doente porque está em contacto com muitos virus pela primeira vez na vida.

Hoje o H. é muito saudável, nunca adoece, e continua a ser pequenino, mas é genético :-)
Não te preocupes muito com isso...a sério.

Margarida disse...

Tenho um sobrinho que sempre mas sempre foi assim, não vale a pena ficares assim.
Eu sei claro que falar é facil, eu acho que ficava igual.
Eu acho que o metabolismo dela é igual ao da Gui...comem bem mas não engordam muito, não param, são electricas, com esse exercicio todo não podem engordar mesmo.
O que interessa é ser mesmo saudavel, além de que acredito que seja apenas uma fase que vai passar.

Um beijinho para voces

Ana disse...

Bem compreendo o que sentes. A última vez que fui à consulta (olha a dos 15 também) a médica escreveu no boletim Atenção pouco crescimento... e isso fez-me cá um nó no estômago. Mas depois tive de saber avaliar que ela está esperta e tem tido um desenvolvimento bom. Os blogs servem também para isso... porque se ela estivesse longe do dito normal, já saberias... A minha Bi só começou a engordar agora. (Ela não colocou a hipótese de falta de ferro? )

Os dentes são terríveis. Já passei por 16 e julgo que a maioria das doenças que ela teve foi por causa disso. Já reparaste que a minha menina começou a engordar quando completou os 16 dentes?

Um beijo e não fiques assim!!!!

Sara CS disse...

Acho que por vezes os pediatras nos alarmam sem razão... . Fica tranquila, vais ver que num instante a Beatriz ganha peso.
Muitos beijinhos.